Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 16 de maio de 2017

Um novo ensaio





Vivemos o presente e planejamos o futuro tomando como referência muitas experiências do passado. Vale ressaltar que antes de qualquer ufanismo, paixão e vitória a qualquer custo deve-se recordar fatos não remotos para que se tire algumas conclusões.
A primeira delas diz respeito às questões político-ideológicas. A começar pelo projeto social, inclusivo e participativo que é defendido. Totalmente em detrimento de uma visão neoliberal, burguesa e de privatização
. 
              Diante disto eis a questão: será que os que fazem o grupo Mendonça mudaram sua visão ideológica ou é o poder e a derrocada de João a qualquer custo que se quer? Há quem diga que o plano municipal é uma coisa e que a esfera federal é outra totalmente diferente. 

             Pois bem! Vamos a história, ela não nos deixa mentir. 
Em 2014 mais de 15 mil eleitores belojardinenses depositaram sua confiança no então deputado federal Mendonça Filho, candidato à reeleição e que naquele ocasião se dizia o verdadeiro representante de Belo Jardim no Congresso Nacional, visto que os demais candidatos eram tratados pelo mesmo e seu grupo político como forasteiros (algo muito contraditório, visto que o mesmo é natural de Recife, só vem a Belo Jardim em feriado e período eleitoral) sendo a ideia principal enfraquecer seu primo, João Mendonça e mostrar quem realmente tinha força política.

             Sobre esta tese de derrubar o “ficha suja”, angariou votos até de fiéis seguidores de Cintra Galvão. Tendo como pretexto que sua expressiva votação na cidade bem como sua eleição iria enfraquecer politicamente João Mendonça.
 
            Na prática vimos tudo muito diferente. Sim, muito diferente! Vimos um deputado que por mais que tenha sido "bem votado" na terra dos músicos, saiu fragilizado das urnas. De 2010 para 2014 perdeu quase 60 mil votos (entrou por pouco) conseguindo o mandato novamente, graças a você eleitor, você mesmo que votou em Dilma para presidente e em Mendonça para federal. Na prática ele não derrubou João (pois seu candidato a prefeito 2 anos depois ficou novamente em terceiro lugar) ele derrubou e dessa vez com unhas e dentes (sendo um dos principais interlocutores) a presidente Dilma. 

            Pois, é. A Dilma! Que em Belo Jardim teve mais de 30 mil votos. A mais bem votada na história da cidade. E que o ministro colaborou incessantemente para sua derrocada. 
Saindo deste passado tão recente, e vivendo a realidade, estamos sob um governo golpista, regressivo e que retira os direitos dos trabalhadores a qualquer custo. Governo este do qual Mendonça Filho é ministro e vota reformas contra nós, classe trabalhadora e menos favorecida.

            A outra pergunta que faço é a seguinte: será mesmo que não existe nenhuma ligação entre Belo Jardim e Brasília, ou melhor entre Belo Jardim e o Brasil?

A resposta é o presente, o futuro é incerto, mas quem o define ainda é VOCÊ!





Por: Thallys Bruno Bezerra Agra de Lima.
Estudante de Economia

UFPE – Campus/Caruaru