Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 7 de abril de 2017

E por falar em cultura ... III



Foi realizada, no dia 07/04 do ano em curso, na Sede do Centro Cultural Vaca Profana, a Oficina "Tinta de caneta em papel molhado", por Felipe Espíndola.





A próxima parada do grupo em Belo Jardim, será na Praça de São Pedro, dia 08/04 (sábado) com o espetáculo Mamulengo do Ambrósio! 
Não percam! É bem pertinho da feira às 10h! 

*Espetáculo gratuito.


Curta a página do Coletivo: (Aqui)
Curta a Página Vaca Profana:(Aqui)

E Por Falar em Cultura ... II



Desde o dia 17 de março, o SESC-LER de Belo Jardim está com a Exposição ÍNTIMO TOM, da artista plástica Luzia Monte.

A exposição fica até o dia 02 de junho de 2017, de segunda a sexta de 9h às 12h  e das 14h às 17h, a entrada é gratuita, e você pode ainda agendar a visita da sua turma pelo telefone: (81) 3726.1576.

A Artista:

Luzia Monte iniciou sua atividades artísticas ainda muito jovem. Autodidata, sempre procurou a leitura para entender um pouco mais da arte que tanto gostava, e só em 1982 estudou a pintura no Ateliê Coletivo com o artista plástico Marcos Bezerra, na cidade de Caruaru/PE, até 1985, quando mudou-se para a nossa cidade, Belo Jardim. 
a artista se utiliza de material e técnicas diversificadas: óleo sobre tela; acrílica, pastel seco, aquarela, tintas orgânicas e pintura em porcelana.
Luzia Monte, é também, pedagoga onde exerce a docência no curso de Pedagogia da Faculdade de Belo Jardim (FBJ).



 "Em mais uma edição, o projeto Mestres do Jardim traz para a galeria de Artes do Sesc a exposição Íntimo Tom da artista plástica Luzia Monte. São mais de 20 peças que remontam a trajetória talentosa de criação e estudos dedicados ao íntimo humano, todas concebidas em seu ateliê na cidade de Belo Jardim. Além das pinturas, estão presente na mostra poesias e rabiscos que entoam os momentos mais intensos vividos pela artista. Em seus 30 anos de dedicação às artes plásticas, de onde absorveu muitas experiências com desenho e pintura (óleo sobre tela), estão expressas suas sensações de identidade com as vicissitudes dos sentimentos mais profundos e secretos." (Rodrigo Novais)









"... Uma submersão íntima entorno da síntese da natureza. Algo tão visceral e espontâneo que surpreende pela genuinidade afetiva globalizada pela seleção dos tons, fato relevante e simbólico vistos por todos os cantos da galeria." (Rodrigo Novais)

E por falar em Cultura ...



Desde o dia 20 de março, o município de Belo Jardim, conta com mais um morador. A "Residência ‘Belojardim" está sendo ocupada pelo artista Marcelo Silveira, que transformou a antiga Fábrica de Doces Mariola em seu ateliê até o dia 19/05/2017.
Intervenção artística

 Residência Belojardim 
20 de março a 19 de maio de 2017

A Residência Belojardim é um programa de longo prazo que busca incentivar discussões em torno do significado sócio-cultural do termo Nordeste e do legado da arte popular da região nos dias de hoje a partir da experiência in loco no município de Belo Jardim. A cada ano, um(a) artista será convidado pelas curadoras Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli a residir na cidade por um período de dois meses, desenvolvendo projetos especialmente comissionados para o contexto local.
Marcelo Silveira é o primeiro artista convidado a participar da Residência Belojardim. Entre 20 de março e 19 de maio, o artista apresentará oito obras, sendo que cada uma delas será destaque em uma das semanas da residência. O artista vai transformar a antiga fábrica de doces Mariola em seu ateliê.
Fábrica Mariola
Praça Jorge Aleixo, s/n Centro – Belo Jardim

Ateliê aberto
Horário de visitação
Segunda a sexta, das 14h às 18h

Visita do Diretor Claudio Assis, que apresentará nesse período o documentário "Se cria assim"
O filme mostrará o processo de trabalho de Marcelo Silveira e outros artistas pernambucanos.

Durante sua temporada na cidade, Marcelo Silveira apresentará oito obras e, a cada semana, uma delas entrará em destaque. O artista vai transformar a antiga fábrica de doces Mariola em seu ateliê. É lá que, semanalmente, ele promoverá encontros com grupos diversos da cidade para um almoço. A ideia é que a obra da semana, sua poética, suas reflexões possam pautar as conversas. “É na mesa que surgem as melhores conversas, por isso nossa proposta de reunir as pessoas em torno dela. O foco não é a comida, ela é um acessório dentro do processo”, explica.
Biblioteca de Arte, disponível ao público.

Segundo ele, o ateliê belo-jardinense estará aberto para receber os interessados em estabelecer diálogos. Silveira cultiva uma especial preocupação com a necessidade de fomentar pactos, trocas, conversas. “Para mim, a obra de arte só está completa quando entra em contato com o público. Temos que falar para além dos nossos pares, por isso imaginamos esse formato para a residência”, pontua.
Conversa do produtor e assistente de curadoria (André Vieira) com a equipe de trabalho
das ações educativas.

O artista pretende lançar um olhar sensível sobra a cidade, encontrando beleza e estética em locais e práticas que talvez passem desapercebidos no dia a dia. Ele lembra que a própria paisagem do semiárido não é vista com frequência como algo bonito e rico. “Acho que valorizar esses elementos estéticos que estão no município ajudará a integrar a população ao projeto, envolvendo a cidade”, afirma o artista.
A passagem das obras pela cidade e parte das conversas à mesa serão registradas em vídeo e também vão gerar textos que serão disponibilizados num blog criado especialmente para a residência. Além disso, ao final, as curadoras irão organizar uma publicação impressa que vai se desenhar ao longo das próximas semanas.
Intervenção artística


O Artista

"Marcelo Silveira produz trabalhos tanto no campo da escultura quanto dos objetos apropriados. Com sua hibridez local, o trabalho do artista ocupa um espaço entre: metade dentro e metade fora do museu. A acumulação é uma das suas estratégias favoritas: objetos reminiscentes de aparelhos domésticos descaradamente esvaziados de qualquer uso funcional, mas que parecem carregar significados; esferas feitas de vários materiais e tamanhos diversos, imóveis, como se esperassem algum evento anunciado; centenas de objetos de vidro (copos, garrafas ou meros cacos)… Esses objetos convergem nas grandes coleções e livros de artista de Marcelo Silveira. De fato, a idiossincrática organização do artista é fundamental para sua produção, permitindo, por meio de uma certa ordem, que o outro entre no seu trabalho. Marcelo Silveira nasceu em 1962, em Gravatá, Pernambuco. Vive e trabalha em Recife.  E já participou de Bienais em nível nacional e internacional. "