Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quinta-feira, 30 de março de 2017

Secretaria da Mulher: "Tem nos ajudado"?



Achar-se situada à margem do mundo não é posição favorável para quem quer recriá-lo.

(Simone de Beauvoir)


            A criação das Secretarias de Políticas Públicas para as mulheres foi uma importante ferramenta para o desenvolvimento de ações voltadas especificamente para essa parcela da sociedade, (diga-se de passagem, maioria da população) nos últimos anos. Mas, como nem tudo é “lilás” estamos vendo a olho nu o sucateamento e desvalorização desses órgãos na maioria das cidades, e, a nossa, com toda certeza não foge a regra.

        Fico “cá com meus botões”, ora, se não havia interesse/compromissos de fato com a boa atuação dessa secretaria quando havia uma secretaria em nível federal, com status de ministério, com carta branca para ouvir a sociedade organizada, imagino o que será daqui para a frente com o faz de conta das “políticas públicas” desse governo golpista, já estamos vendo, cultos evangélicos já estão acontecendo no gabinete (Leia aqui).

foto capturada no site Carta Capital

        A secretaria da Mulher, das cidades em geral, aqui me reporto a Secretaria da nossa cidade, Belo Jardim, precisa entender a necessidade de ouvir as mulheres, a sociedade organizada pelo menos. Precisa entender que, um projeto de intervenção, com ações voltadas para uma melhor qualidade de vida das mulheres têm que perpassar por todas as secretarias, que se faz necessário um grande investimento em capacitação de pessoal. Se faz necessário e urgente, entender que as campanhas pontuais de conscientização não bastam para disseminar o conhecimento dos serviços aos quais as vítimas têm direito. Estas ações deverão ser continuas e em todos os espaços da administração pública.

        Nos causa indignação e perplexidade saber que as mulheres desta cidade, mesmo sendo maioria da população e consequentemente maioria da população eleitoral, não significam nada nessa administração.

        É preciso entender que o bom atendimento às mulheres em geral, e, principalmente às vítimas de violência deve ser a porta de entrada para um mundo de garantia de direitos.


        A crescente violência não acontece só pela falta do efetivo policial, ela soma-se ao descaso com o atendimento às mulheres vítimas de violência. E ainda a falta de informação.




Nenhum comentário: