Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Rapidinhas de Segunda!





Pesquisa do Ibope revela que o Partido dos Trabalhadores tem a preferência d@s brasileir@s!
fonte: contextolivre.blogspot.com








Até hoje, 21/01 - Você pode fazer sua inscrição para os cursos gratuitos do SESI e SENAI. Estão sendo oferecidas 860 vagas em  Cursos de Educação Básica e Ensino Profissional (Ebep), que associa aulas do Ensino Médio do SESI com treinamentos técnicos do SENAI.
Fonte: G1.globo.com




É muito triste saber que o Orçamento da Prefeitura para este ano (2013) aprovado pela Câmara de Vereadores no valor de 124.5 milhões não destina nenhum centavo para as festas tradicionais da cidade. Pelo menos foi o que entendemos com o cancelamento dos festejos da Festa de São Sebastião (20/01), nem ao Cover do Roberto Carlos tivemos direito.





Dizem as más línguas, que funcionários da COMPESA, estão sendo pagos para mudar a encanação das casas dos belojardinenses. Cobram 150 reais por serviço. O pior de tudo é que estão abrindo buracos nas ruas e "tapando com barro", ou seja, deixando brecha pra mais na frente o danado do buraco estourar. Vale ai uma averiguação por parte do gestor!





No Guiness -"Conhecido em Belo Jardim por sua verve aguçada, o ex-deputado Cintra Galvão (PTB) fez uma observação crítica sobre o próprio sobrinho, o empresário Moacir Cintra: “Ele passou por três palanques nas últimas eleições. Começou com João (Mendonça, atual prefeito), foi para o Dr. Maneco e findou com a Dra.Andréa (Mendonça). Vai para o Guiness Book”.


maisab.com.br/inaldosampaio





Clube Homem da Meia-Noite entrega prêmio Gigante Cultural na noite da quinta-feira (17/01). Há sete anos, o Clube de Alegoria e Crítica o Homem da Meia-Noite entrega o prêmio à pessoas que valorizam a cultura e o carnaval pernambucano. Teresa Leitão foi agraciada com o prêmio Destaque Cultural pela sua luta pela cultura de Pernambuco. 


Respeito à Diversidade Religiosa: Caminho para a Paz!

A Intolerância Religiosa é um conjunto de ideologia e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em caso extremo esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição, sendo assim, é definida como crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam contra a vida de um determinado grupo.


21 de Janeiro: Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa,(que eu particularmente preferia chamar de Dia Nacional de Combate ao Desrespeito Religioso - sim, porque eu não preciso TOLERAR a religião d@ outr@, eu preciso mesmo é respeitar toda e qualquer religião) a data foi oficializada pela Lei nº 11.635/2007, em homenagem a Sacerdotisa Gildásia dos Santos e Santos, mais conhecida como Mãe Gilda, Ialorixá do Terreiro Axé Abassá de Ogum, em Salvador/BA. Mãe Gilda morreu (2000) de enfarte, após ver uma foto sua publicada na Folha Universal da Igreja Universal do Reino de Deus, acompanhada de texto depreciativo sobre sua vida e sua religião. Semanas antes, o terreiro de mãe Gilda fora invadido por evangélicos dessa mesma igreja. A Igreja Universal, responsável pela publicação foi condenada pela justiça a indenizar a família da Ialorixá.


O Brasil, desde 1890 é considerado um país Laico, concretizado pelo Decreto nº 110-A de 07/01/1890, sendo assim, um país que não tem uma religião oficial e ainda, que o Estado deve se manter neutro e imparcial às diferentes religiões. Desde essa data já se passaram 123 anos e ainda assim vimos nos dias atuais representações católicas nas escolas e nos mais diversos departamentos/secretarias dos poderes constituídos que representam o Estado, vimos gabinetes de prefeitos sendo abençoados por padres e missas em ação de graça pelas vitórias eleitorais, nada contra a Igreja Católica, mas, no mínimo, uma representação da diversidade dos grupos religiosos deveriam ser convidados  a fazer esse trabalho, coisa simples mas de resultado grandioso, seria os nossos representantes legais, dando exemplos.

Rede Ecumênica de Juventude
A liberdade de expressão e de culto são assegurados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. Ainda assim, os meios de comunicação nos dão conta de que as religiões que mais sofrem o preconceito, a discriminação, perseguição, são as de matriz africana, e isso se dar, acredito, pela falta de informação. Não se defende o que não se conhece!

No meu caminhar, ao longo desses 50 anos, tive o privilégio de frequentar:
* Na minha infância - centros de Umbanda e Jurema com a minha querida avó materna D. Cristina;
* No início da minha adolescência, frequentar aos sábados a Escola Sabatina da Igreja Adventista com a minha querida e saudosa D. Beatriz, foram anos de aprendizado;
* De participar ativamente, na década de 70 de grupos da Juventude Católica (Teologia da Libertação) e tive a honra de conviver com grandes padres a ex: Mário Marangon; Elny Sampaio e Reginaldo Mazzon;
* Na fase adulta de frequentar o Centro Espírita Deus Cristo e Caridade e o Lar Bezerra de Menezes, com a minha mãe D. Carmelita;
* De colaborar com projetos sociais do Ilê Axé Oyá Ogumtô (conhecido nosso como Terreiro de Pai Tota).

No meu rol de amizades estão: candomblecistas; Umbandistas; Juremeiros; Evangélicos; Católicos, Muçulmanos,  Budistas, Espíritas... Com tod@s el@s, aprendo um pouco a cada dia, e esse pouco ajuda-me a seguir um único caminho o do respeito a todas as crenças.


Aproveito a data para saudar em nome de:
Pr. Edson Lima e Pr. Jônatas, tod@s @s evangélicos;
 Aliete, tod@s @s Espiritas;
Pe. Eliseu Santos, tod@s @s Católicos
João Oliveira, tod@s @s muçulmanos;
Neto De Oxum, tod@s @s Juremeiros;
Tota e Júnior Camarim; tod@s @s Candomblecistas;
Waltemir Chaves, tod@s da  religião judaica;

E de dizer, a responsabilidade de vocês é muito grande no combate a intolerância, é preciso ensinar aos seguidores/fiéis que pode-se julgar homens e mulheres por suas ações e nunca pelas convicções religiosas que apregoam!



facebook

Fonte: www.generoracaetnia.org.br
olhosdeoxala.blogspot.com