Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

I Encontro de Terreiros de Belo Jardim: Um sucesso!





Cerca de 100 pessoas, entre líderes de terreiros, acadêmicos, líderes do Movimento Sindical, estudantes e simpatizantes das religiões de matriz africana estiveram reunidos no auditório do IFPE no último sábado (08/12) participando do I ENCONTRO DO POVO DE TERREIROS.







O evento, idealizado pelo Ilê Axé Oyá Ogumtô (Terreiro de Tota), que vêm desde 2011 desenvolvendo atividades dentro de um Projeto Sócio-Educativo e Cultural - Oyá Ajanan Omô,  tem como objetivo dar subsídios para a construção de políticas públicas para o segmento, com vistas à proteção, promoção e consolidação de suas tradições, reconhecendo seus mitos, mitologias, simbologias e expressões artísticos-culturais.
Vera Baroni e o babalorixá Tota

A Ìyabassé Vera Baroni, membro da Rede de Mulheres de Terreiros de Pernambuco e membro do CNPIR - Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, convidada para desenvolver o tema central do encontro, palestrando sobre : "Comunidades Tradicionais de Terreiros e os Benefícios da Organização", considerou o evento um grande acontecimento, levando em consideração ser a primeira vez que as comunidades tradicionais de terreiros da cidade se reúnem para debater o assunto, mesmo tendo a cidade em sua história a existência de um Terreiro com mais de 40 anos. "A princípio é um marco para o povo de terreiro, já que esse é o I Encontro, não só de Belo Jardim, mas de toda uma região. Vamos construir parcerias e desenvolver ações juntos", conclui.


Ìyabassé Vera Baroni


Vera Baroni, também lembrou em sua fala, que 2/3 da população belojardinense é auto-definida como preta/parda (Censo/2010), e que assim sendo, se faz necessário que as políticas públicas sejam voltadas para as questões específicas dessa grande parcela da sociedade.





Conceição Silva - Olinda/PE

A organização do evento fez um recorte para a questão de saúde, e a gestora da Coordenação de Saúde da População Negra  da cidade de Olinda, Conceição Silva, fez um relato das experiências exitosas daquela cidade.





Dentre os encaminhamentos aprovados, está a instalação de um Núcleo da Rede de Mulheres de Terreiros de Pernambuco, na cidade, para atuar na região Agreste.
Xirê de boas vindas - créditos: A.C.Silva

Comunidades Tradicionais de Terreiros representadas no I Encontro:
Ariaxé Oxum Opará
Ilê Axé Oyá Ogumtô
Ilê Nagô de Iansã
Ilê Ifá
Ilê Axé Iemanjá Ogumté
Centro de Umbanda Mestre Zé do Beco
Casa de Jurema Caboclo Oxossi
Centro Mestre Tertuliano
Casa de Jurema Mestre Pilão Deitado


mais fotos do evento você vê na nossa página: