Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Debate da AEB: Um sucesso!



Quinta-feira, 13 de setembro, aconteceu na quadra da Autarquia Educacional de Belo Jardim o debate entre os candidatos a prefeito@ da nossa cidade. Na ocasião o local estava lotado com estudantes, professores e pessoas interessadas em ouvir as propostas dos candidatos. O debate foi bastante produtivo, uma vez que cada candidato pôde expor suas ideias sobre cada tema que era colocado em pauta.

A candidata do DEM, Andréa Mendonça, da qual se esperava uma participação bastante ativa, visto que já teve experiência administrativa na instituição que promoveu o debate e nos últimos dias vem fazendo duras críticas ao candidato do PSD,teve uma desenvoltura aquém da esperada por muitos. Talvez na tentativa de não mais entrar em “polêmicas”, ela foi sucumbida pelos outros candidatos e não conseguiu empolgar a platéia que acompanhava atenciosamente cada fala. Apenas em dois momentos ele obteve algum destaque: defendendo-se dos erros de administrações anteriores, enfatizou que aceita ser cobrada pelo que fizer a partir do dia 1º de Janeiro, não pelos erros que cometeram João Mendonça e Marco Coca-Cola; o outro ponto de destaque foi no momento em que a platéia a vaiou no início de uma fala e ela não conseguiu manter a tranqüilidade, tentando repreender àqueles que a assistiam.


Dessa forma, a maior parte do debate foi centrada nos candidatos Dr. Maneco do PTB e João Mendonça do PSD. O candidato do PSD não conseguiu manter a calma e tentou partir para as críticas ao candidato do PTB, mas foi retrucado em todas as vezes e ao fim do debate foi visto pela grande maioria dos presentes como o derrotado do evento.



Dr. Maneco, por sua vez, se mostrou bastante calmo, centrado e conseguiu apresentar suas propostas de maneira coerente, além de rebater todas as tentativas de críticas vindas do candidato João Mendonça e ainda conseguiu apontar vários pontos desfavoráveis do seu adversário. Ao término do debate, ele foi considerado pelos presentes como o vencedor.

O debate entre os dois foi intenso e ao menos três momentos podem ser apontados como os de maior destaque, por terem sido, inclusive, os de maior participação e aceitação do público presente, já que o candidato João Mendonça tentava, sem sucesso, criticar e desestabilizar Maneco.

                Em tentativas de “atingir” o candidato do PTB, após este ter mencionado que os pagamentos dos débitos da Autarquia com o INSS não constavam nas prestações do candidato do PSD, João Mendonça acusou Dr. Maneco de esconder no seu curriculum que teve um mandato de vereador em Tacaimbó. A resposta de Dr. Maneco foi direta e recebida por intensos aplausos: ele informou ao candidato do PSD que foi vereador por dois mandatos em Tacaimbó, sendo o presidente da Câmara no segundo, e que os encerrou sem ter nenhuma conta rejeitada, ao contrário do seu adversário.

Ainda nas mesmas tentativas, João se voltou a críticas ao ex-prefeito Cecílio Galvão, a quem apontou como chefe de Dr. Maneco, mas recebeu como resposta a declaração de que ele é amigo pessoal de Cecílio, faz parte do mesmo grupo que Cintra Galvão, mas que é um candidato autônomo e enfatizou que o candidato é ele, Dr. Maneco, com o vice Bruno Galvão. Este foi mais um dos momentos de intenso aplauso ao candidato do PTB.   
       

Dr. Maneco apontou como uma grande falha das administrações dos últimos 12 anos o fato de o município não ter feito novas estradas neste período. João tentou rebater dizendo que são 16 anos sem estradas, incluindo os 4 anos de Cecílio. Dr. Maneco replica dizendo que “ele admite, então, que não fez nenhuma estrada” e assume o compromisso de melhoria das estradas existentes e construção de novas. Novamente recebe o apoio da platéia presente.



                Com isso, o que se pôde observar no evento foi: 

Andréa Mendonça - uma candidata que praticamente não apareceu para dizer à que veio;

João Mendonça - um candidato que não conseguiu manter o equilíbrio e a coerência nas suas falas, nem mesmo nas tentativas de críticas sem sucesso, uma vez que parece não ter assimilado quem é o real candidato da oposição; 

Dr. Maneco - um candidato sereno, tranqüilo, coerente e que conseguiu se sobressair aos demais, sendo considerado pela grande maioria presente com o candidato vitorioso do debate.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Juventude da Agenda!


Aconteceu hoje, 13/09 no Comitê: Juventude 14 um ato para assinatura do Pacto pela Juventude, pelos candidatos da Frente da Renovação de Belo Jardim que tem como candidatos Dr. Maneco para prefeito e Bruno Galvão vice, assumindo assim, o compromisso de implementar as políticas públicas "de juventude, para a juventude e com a juventude".


Além do Dr. Maneco e de Bruno Galvão, o ato contou com a presença dos candidatos a vereador da coligação: Tenente, Pitomba, Lalau, Adeilton dos Terrenos, Rafael Lopes, Araújo do Sindicato e Pr. Edson Lima; do presidente da FETAPE Doriel; dos secretários estadual e nacional da Juventude do PT, Cleiton e Jefferson Lima, respectivamente. 

A Juventude foi representada na sua diversidade: Juventude evangélica; Movimentos Estudantis; Juventude de Terreiros; Juventude do campo; Juventude católica; Representantes de Bandas Alternativas...

O documento: Pacto pela Juventude estabelece uma série de compromissos para a realização de políticas públicas voltadas para as demandas desse segmento da população.

As metas fixadas contemplam a garantia de educação de qualidade, trabalho decente e a promoção da saúde integral. 

O texto também propõe o direito à comunicação, o acesso à cultura, esporte e lazer e o direito ao território com cidades inclusivas e sustentáveis.

A carta compromisso ainda prevê medidas para prevenir e enfrentar a violência, a adoção de uma política municipal de juventude e os canais de participação democrática.

Mais fotos do evento você encontra na nossa fan page:
http://www.facebook.com/dr.maneco14?ref=hl

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Nesta quinta feira, 13, a Juventude Belojardinense tem um


encontro marcado com Dr. Maneco, Bruno Galvão e Jefferson

Lima, secretário nacional da Juventude do PT.




Na ocasião, Dr. Maneco e Bruno Galvão assinarão o Pacto pela
Juventude do Governo Federal e a JPT apresentará os 14 pontos do Programa de Governo voltados para Juventude de Belo Jardim. 




Diversas lideranças juvenis também estarão presentes.
Contamos com a sua presença para discutirmos e analisarmos propostas de interesse de toda a comunidade jovem do nosso município.




Local: Comitê da Juventude 14




Horário: 10:00 hs