Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Quem Ama Cuida!


Descaso na língua portuguesa é um substantivo. Seu sentido é o de falta de caso, cuidado ou consideração. Nenhuma palavra se aplica melhor a educação municipal nesses últimos anos de gestão. Mais a última ação do governo municipal merece destaque. Pois além de não pagar o Piso Salarial Nacional e ter que assinar um Termo de Ajuste de Conduta a gestão municipal realizou o maior feito jamais imaginado; reajustou os salários em 22% e ainda teve o benefício de diminuir a folha de pagamento. Milagre! Vamos ter o primeiro santo milagreiro municipal, “o prefeito”.



Mas como ele conseguiu isso? Fácil; um golpe em cima de outro. No final do ano de 2011 os cofres municipais ficaram com saldo, eram verbas do FUNDEB. O que fez o bom prefeito? Ah! Não pagou rateio ao professor não, ele sabiamente multiplicou sua bondade dividindo o montante do rateio, de valor de R$ 3.000,00 por professores (a verba era cerca de dois milhões) em seis parcelas de R$500,00 assim quase virou herói municipal. Transferiu as verbas de um exercício para o outro e deu volume a folha com o que ele chamou de abono por incentivo; não pagando o piso foi levando a insatisfação dos professores com o abono, mas agora a máscara caiu, a equipe não calculou que ao adotar o piso e ao finalizar o rateio/abono o professor receberia menos e recebeu; esse mês tod@ professor@ recebeu menos que o mês passado. 



Alguns já estão chamando o fato de o milagre do diabo, de satanás, mas outros já reconhecem que essa é a política do DEM. Assim a folha em vez de aumentar diminuiu, esse é o maior milagre da gestão dos Demistas em Belo Jardim e em toda parte, é a cara do partido; na verdade a base das três gestões do DEM foi e tem sido essa. Desoneração da folha: nenhum ajuste salarial ocorreu ao longo desses doze anos, só o FUNDEF e o FUNDEB salvaram os professores, mesmo assim desde janeiro de 2010 um terço do salário dos professores vem sendo desviado de seu bolso e a desoneração só ocorre com vistas à terceirização, sobre essa todo mundo já sabe como ocorre e com qual intenção.



Concluímos fazendo a seguinte consideração: se o prefeito nesse semestre aplicou do FUNDEB menos que os 60% obrigatórios com a remuneração do professor (aqui cabe uma consideração - se pagando mais com o rateio/abono não atingiu o percentual mínimo como da folha - uma vez que o professor recebeu menos) como vai atingir os 60%? Ah! Mais um milagre do DEM; vão fazer como todos os anos, gastando com os itens permitidos pelos artigos 70 e 71 da LDB, assim ele completam a aplicação da verba e o Tribunal de Contas engole. Vamos agir, vamos cobrar junto ao Ministério Público e fazer esse termo de ajuste de conduta valer! O reajuste assim não aumentou a folha, até porque não contou as promoções, não pagou pó de giz, muito menos o retroativo e que quer esse prefeito e sua equipe não pagando o que consta no termo? Acorda Belo Jardim, quem ama cuida e não faz pouco caso.

Pressão psicológica é a nova face do voto de cabresto!



Estão querendo enterrar a soberania popular, e muita gente “consciente” pode está colaborando com isso.

Trabalhador@s dos vários serviços públicos municipais, especificamente @s que são contratad@s estão sendo obrigad@s a divulgar propaganda eleitoral da candidata da prefeitura.

Ontem e hoje, recebi vários telefonemas de pessoas que diziam: “_ estou sendo obrigad@ a colocar o adesivo X no meu carro, mas não se preocupe, o meu voto é certo e consciente.” Ou “não posso aparecer, a pressão aqui é grande, e eu dependo desse emprego”...

Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é... No entanto, não posso deixar de dar a minha humilde opinião:

A mudança começa em nós, se achamos que tá errado e não temos a coragem de ousar na busca de mudanças, somos tão errados quanto os que ai estão. Muito cuidado, as vezes, só o nosso voto não garante a soberania popular dentro das urnas. 

Pois uma grande parte do eleitorado acaba sendo induzido pela propaganda que estamos fazendo e desta forma, estaremos contribuindo fortemente para que esse eleitorado seja conduzido mais uma vez pelos coronéis da atualidade.

Não colabore com isso, faça uma denúncia no Ministério Público, “chute o pau da barraca” dessa forma, você garante o seu emprego, o direito de se expressar livremente e garante para toda a população, um projeto político de oportunidade para tod@s!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Voto de cabresto: Ainda existe?


O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle do Poder Político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública.

Hoje, é muito difícil controlar o voto das pessoas, mas os mecanismos de pressão ainda são muito usados.

Além de todos os métodos “baixos” de manipulação, como anotar nº da seção eleitoral das pessoas que têm seus nomes incluídos nos programas de assistência; pressão psicológica aos que prestam serviço através de contratos...

O abuso de poder ainda impera nos dias atuais e a democracia em Belo Jardim, está muito longe de ser respeitada. A soberania popular, mais uma vez pode ficar fora das urnas. 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A nossa campanha é feita "Olho no olho"!

Caminhadas, encontros, visitas... é assim que tem sido a rotina do Dr. Maneco e de Bruno Galvão.

É "olho no olho", indo ao encontro do povo, é no debate para a construção de um projeto político e de um plano de governo viável para toda a população que essa campanha cresce a cada dia!



No campo e na cidade, a campanha tem sido essa. No corpo a corpo, olho no olho!



















 Porque a proposta de Dr. Maneco e Bruno Galvão, não é a de "realizar o sonho" de uma única pessoa, ou a de trazer de "volta uma pessoa que nunca se foi", mas é a de transformar Belo Jardim, numa cidade de oportunidades para tod@s. É isso é possível sim!

Mentiras como arma de campanha, é plataforma de alguns candidatos!

Um simples passeio na blogosfera local, e a gente pode ficar pensando: "_ Eita, a nova administração já foi escolhida e entre dois candidatos". Pelo andar da carruagem, nunca na história da terrinha, o resultado de uma eleição foi tão antecipado.

A mentira e a tergiversação têm tomado conta de alguns blogues e também de algumas emissoras de rádio. E elas partem do núcleo central de duas coligações seguindo a linha de pensamento do "esqueçam o que eu fiz/disse ou escrevi" no passado.

Certamente essas pessoas acreditam que manipulando seus/suas leitor@s/ouvintes poderão mudar o resultado do pleito eleitoral. Tem até blogueiro dizendo por ai, que: quando o nome do Dr. Maneco aparece bem nas enquetes, é por conta de acordo/proposta da candidata do DEM para abafar o nome do candidato do PSD. Como diz uma amiga minha "Pêramor de Deus!" vamos parar de brincar de fazer política né! Isso é viagem.

Essas pessoas que acreditam que o sucesso de uma campanha se faz na base da manipulação, esquecem apenas de um pequeno detalhe: Que o povo não é besta, e que sabe muito bem diferenciar um projeto político pessoal de um Projeto Político que aponta ações para a melhoria do bem comum.






E é por isso que estamos com
 Dr. Maneco para prefeito
 e Bruno Galvão, vice!

É 14



terça-feira, 24 de julho de 2012

Utilidade Pública






Amig@s belojardinenses,

O nosso Profº Mário Marangon, encontra-se na UTI do Hospital Português/Recife, precisa urgentemente da nossa solidariedade. Precisa de doador@s de Sangue tipo B (negativo).

As doações podem ser feitas no HEMOPE, e, ao se apresentar @ doador@ deve informar o nome da pessoa para quem está fazendo a reposição e o hospital onde ela está internada.
Neste caso:

Para: Mário Marangon
         Hospital Português - Recife