Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 1 de junho de 2012


Cerca de 471 delegados sindicais de todo o Estado de Pernambuco elegeram, no começo da tarde desta quinta-feira (31), a nova direção executiva da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE). Para a gestão 2012/2015, o novo presidente eleito, em chapa única, é o agricultor e dirigente do Sindicato Trabalhadores  Rurais de Tabira,  Carlos Veras.


A eleição aconteceu durante o 13º Congresso Estadual da CUT Pernambuco (CECUT), realizado nos últimos dias 28, 29, 30 e 31 de maio, no  auditório Tabocas, Centro de Convenções, em Olinda. Foram eleitos, ao todo, 172 delegados sindicais que farão a parte da comitiva pernambucana que participará  do 11° Congresso Nacional da CUT (CONCUT), entre os dias 9 a 13 de julho, em Santo Amaro (SP).

Carlos Veras é o mais  novo presidente nos 28 anos da CUT-PE. O agricultor rural é natural do município de Tabira, que fica localizado no Sertão do Pajéu pernambucano.  Veras tem 30 anos e começou a sua trajetória como presidente da Associação Rural de Poço de Dantas com apenas 18 anos. Depois foi coordenador do Complexo das Cooperativas do Sertão, secretário-geral da Cooperativa de Crédito Ecosol-Pajeú, Tesoureiro da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS)-CUT e vice-presidente da Central na gestão 2009-2012.

Em discurso, o presidente  eleito  agradeceu a participação dos companheiros e companheiras que estão deixando a direção da CUT/PE e aos demais dirigentes de todas as correntes políticas cutistas, do Polo Sindical do Pajéu. dos sindicatos das Zonas da Mata, Agreste e Sertão, além da lideranças da Fetape e Contag que apoiaram sua candidatura. "Esse é o momento de renovação, união do campo com a cidade, com o objetivo único de caminharmos com muita determinação, compromisso e responsabilidade, para transformamos a sociedade, através de ações que beneficiem o conjunto dos trabalhadores”,afirmou Veras ao  frisar a necessidade de manter e ampliar os direitos dos trabalhadores.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Eles querem aplauso... reconhecimento! (hi,hi,hi)


“Um apaziguador é um homem
 que alimenta um crocodilo
 na esperança de ser
comido por último”
 (Churchill).

Eita mundão véi sem porteiras! Tem gente por ai “matando cachorro a gritos” e chutando “cachorro morto”.  É a famosa loucura sincronizada!

A terrina é abençoada viu quem fez a tal benção não se sabe, mas, que depois desse ritual a politicagem reina sem rédea é a mais pura, mais cristalina verdade. É muita gente posando de bom moço e tentando vender uma imagem de baluarte do trabalho. Faz-me rir!

Para essa pobre blogueira, não foi surpresa ver o ex-secretário de educação, hoje vereador, chamando-a de “fuxiqueira”, ano de eleição é assim, tem gente que tenta se reeleger no grito, na farsa e na certeza de que basta ter dinheiro pra se comprar uma eleição.

Quando li a matéria, soltei gargalhadas “em litros”. O tal vereador, que recebeu do povo 03 mandatos e não cumpriu nenhum (já que é apaziguado por um grupo, e que só sabe cumprir ordens, que só aplaude, se preocupa e parabeniza o líder desse grupo), pede que EU HUMILDEMENTE reconheça o grandioso trabalho dele à frente daquela secretaria, e, quem sabe, se aprofundarmos mais nas palavras deles não possamos encontrar nas entrelinhas que EU reconheça também o trabalho dele como vereador.


Como diz um apresentador de TV: _ loucura, loucura, loucura!



Sr. Vereador, ex-secretário da Indústria e Comércio; da Educação... tá na hora do chá, tá na hora do calmante! Há muitos anos esta cidade está abandonada e em todas as áreas, aqui na Terra da Marocas (que significa terra das fuxiqueiras), só se trabalha em ano de eleição. E ainda bem, que são só quatro nos viu. Imagine ai uma gestão de 08 anos, a população passaria 07 a pão e água. E se agora, está vindo alguma creche pra Belo Jardim, não se engane, nós, o povo, sabemos que vocês estão apenas dando um jeitinho de driblar o abandono.


Só o que me admira, Sr. Vereador/secretário, é o fato de que o senhor passou 03 anos sem ter a menor preocupação com a opinião pública - opinião pública sim, porque esse blog pertence a uma cidadã belojardinense e não a um partido – e só agora, vem querer aplauso, reconhecimento... Me poupe! Eu não posso reconhecer o trabalho de uma secretaria, de um vereador que:




01.  Em 2000, mesmo não tendo sido eleito, apadrinhado por seu grupo, assumiu uma vaga de vereador e assinou o Projeto que botou na rua mais de 400 servidor@s públicos efetivos para dar lugar aos apadrinhad@s do seu grupo;

02. Em 2004, eleito vereador, abandonou a missão para assumir a secretaria de Indústria e Comércio, por lá, inaugurou os Telecentros de informática e que depois, agregou os que sobraram a Sec. De Educação como se fosse uma coisa nova, organizou também a Associação Comercial e Empresarial de Belo Jardim, hoje, coincidentemente, presidida pelo seu pai;

03. Em 2008, reeleito vereador, novamente abandonou a missão para gerir a Secretaria de Educação do município.

04. Como Secretário, deixou, por mais de 2 anos, a entrada da Creche ficar literalmente na lama; 

05. Por mais de 50 dias, deixou a rede municipal de ensino de portas fechadas e não teve, em nenhum momento, disposição para o diálogo com a categoria; 

06. Deixou as escolas, principalmente as da zona rural em total abandono, precisando uma intervenção do MP para que houvesse a reforma;



07. Uma cidade com mais de 70 mil habitantes, com apenas 3 creches, sendo que apenas 01 delas foi iniciativa da Prefeitura, e que só comporta 40 crianças. Ora, aplaudir as que por ventura, possam vir, é demais, né não?

08. Como reconhecer o trabalho de uma secretaria onde existe escola em que alun@s disputam lugar com morcegos;



09. Reconhecer que o Piso salarial foi elaborado na secretaria de educação e que não sai do papel, e o que é pior, que como vereador o Sr. Faz vista grossa para o caso. É isso que eu preciso reconhecer?

10. Reconhecer o trabalho de uma secretaria/secretário onde a inclusão social não é levada a sério e pai/mães de alun@s surdos têm que recorrer a instâncias superiores para ver o direito de essas crianças serem executados;


11. Não posso reconhecer como sério o trabalho de uma secretaria/secretário que contrata as instalações físicas de um clube que pertence ao próprio pai do secretário para realizar colônia de férias para alun@s da rede;






Na minha opinião “isolada”, e mesmo com a minha “voz rouca” de oposição, a sua atuação na Secretaria de Educação, me lembra muito o bordão daquela personagem da novela global o Clone – “todo mergulho é um flash”. 

E como vereador, sua postura é subserviente em relação a todos os prefeitos que o Sr. Vem defendendo ao longo desses anos e demagógica em relação ao povo que o elegeu.


E numa coisa, eu concordo com o Sr. Realmente, eu não poderia saber do seu trabalho incansável, dia e noite, pela cidade. Desde quando há transparência por aqui?




E não se preocupe, Sr. Secretário, hoje vereador, a partir de agora, tomaremos outras providências, além dos “fuxicos” aqui nesse blog, iremos sim, tomar outras atitudes, iremos sim, provocar todas a instâncias dos poderes constituídos da cidade, e assim, exercer de fato a cidadania. Quem sabe, não deixaremos de ser uma voz “rouca e isolada” de oposição.