Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 3 de março de 2012

O PT & as Alianças em Belo Jardim!

Pelo calendário eleitoral, faltam 03 (três) meses para a largada das convenções partidárias que homologarão as candidaturas de prefeitos e vereador@s, nas cidades brasileiras, as quais, acontecerão entre 10 e 30/06 do ano em curso.

Muita gente partiu cedo, desde o ano passado, que os blocos estão na rua, e pelo jeito, sem o debate principal: " o modelo de gestão que resolveria os mais diversos problemas da cidade."

Neste cenário de polarização, marca registrada aqui na “terrinha” dos músicos e das marocas, a especulação sobre a posição do Partido dos Trabalhadores é grande, tem até quem diga que somos “radicais”, intransigentes etc., Ledo engano !

O PT de Belo Jardim, não só está aberto à esse debate, como já vem fazendo isso. Estamos debatendo as possibilidades de aliança sim, e vamos fazer isso o máximo possível, porém, não temos pressa em antecipar decisões e partir pro adesismo, isso com certeza não é a nossa praia!

Qualquer decisão será coletiva, inclusive ouvindo noss@s deputad@s, o Senador Humberto Costa, o Presidente Estadual do Partido, Dep. Federal Pedro Eugênio... Além dessa esfera, o debate está acontecendo com os vários outros partidos existentes na cidade e sua lideranças políticas. E tem se dado, em torno do que é melhor para a população.


E, fazemos dessa forma, por acreditar que uma aliança política em hipótese alguma pode significar apenas um ajuntamento de pessoas com o objetivo único de tomar o poder pelo poder, muito menos uma disputa eleitoral para medir forças ou atender interesses particulares de indivíduos, de meia dúzia de parentes ou de amigos.


Para se firmar uma ALIANÇA POLÍTICA algumas perguntas básicas têm que ser respondidas: Aliança para que? Aliança para quem? Conquistar uma prefeitura para colocar o que no lugar daquilo que sai? Que tipo de gestão será implementada? Governar para quem, para tod@s ou para uma meia dúzia?


Uma aliança para nós do PT é algo mais sério porque significa colocar em jogo o futuro da população belojardinense, e é neste sentido, com esse foco que o Partido vem dialogando com todas as forças políticas da cidade.



Porque na nossa avaliação, quem deseja uma aliança, deve no mínimo ter a preocupação de convidar os partidos para iniciar a discussão em pé de igualdade, sobre a sucessão municipal, onde, neste debate, todos tenham condições de, além de apresentarem propostas, sugerir nomes, campo de coligação para as candidaturas proporcionais, e outras tantas idéias.



Deixar esse debate para os 45m do 2º tempo é correr o risco de não se fazer o gol que definirá o jogo, jogo esse que não pode, em hipótese alguma ter o resultado empatado, num jogo onde só cabe a vitória.

A grande preocupação do PT é com a proposta que deve ser apresentada à sociedade belojardinense, e, que de fato possa ser colocada em prática e com o objetivo principal de reverter os problemas existentes na nossa cidade, que são muitos, que são sérios e , que, ao longo dos anos se se agravam.


O Partido dos Trabalhadores já disputou em Belo Jardim eleições com aliança e três eleições com candidaturas próprias, e, para a eleição que se aproxima se não houver entendimento com as várias forças políticas no sentido de abraçar um projeto verdadeiramente popular e progressista, com muita tranquilidade marchará para uma candidatura própria.




E algumas pessoas poderão até dizer:

_ O PT com candidatura própria é uma piada!

E nós responderemos:


_ Piada mesmo é o que essas administrações ao longo do tempo vêm fazendo com a população belojardinense.

Atolando na lama da inoperância as possibilidades de desenvolvimento econômico; tirando da nossa juventude verdadeiras oportunidades de serem cada um/a protagonistas de sua própria história...

Adilza C.Silva

Elisângela Coêlho

Josenildo Cordeiro

Ricardo Oliveira

Membros do Diretório Municipal e do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) do PT


quinta-feira, 1 de março de 2012

Prá não dizer que não falei das flores...


Imagem: http://emeceara2011.blogspot.com

Já começaram os comerciais de promoção e descontos. Inúmeras promoções de eletrodomésticos, que prometem acabar com o sofrimento das mulheres na cozinha e no lar, reforçando a ideia e comportamento que coloca as tarefas domésticas como uma atribuição das mulheres.


Os diretores lojistas sempre dão um jeito de esquentar o comércio nessa época do ano, que corresponde a uma certa 'entressafra', já que somente no mês de maio as vendas voltam a disparar. Então, entre o carnaval e o mês das mães e das noivas tem... o 8 de março!

Então eles inventam de tudo e de certa forma tem se apropriado comercialmente de uma data que é muito, mas muito especial mesmo para os movimentos feministas e de mulheres. Como todo mundo já sabe, o 8 de Março é o Dia Internacional da Mulher.

Imagem:Google
Já faz alguns anos que isso vem acontecendo. Nas repartições, o chefe (ou a chefa) compra as rosas vermelhas e distribui com as funcionárias. Geralmente o próprio (ou a própria) se encarrega da tarefa de fazer a entrega. Abre aquele sorrisão, cheio das boas intenções, dá "os parabéns" e entrega o presente que muitas vezes fica lá no copo à espera do final do expediente para só então ser levado dali.
Tem também aqueles que providenciam um café da manhã, onde todos sorriem e cumprimentam as mulheres dando os parabéns pelo "seu dia".

Claro que sempre tem os colegas de trabalho que correspondem ao estilo 'perdem um amigo, mas não perdem a piada' e dizem coisas que juram e acreditam ser engraçadas como "Aproveite bem, que só tem hoje" ou "Ainda não entendi porque tem um dia da mulher e não tem nenhum dia do homem". E todo mundo ri daquelas piadas horrorosas e sem graça.

Bom, tem também os maridos. Os irmãos. Os amigos. O porteiro do prédio. Todos em uníssono a lhe cumprimentar, dando "os parabéns" pelo seu dia. E, claro, você é testemunha viva de gentilezas, todo tipo de mimo e agrados que a imaginação deles permite para mostrar o quanto reconhecem o dia da mulher.

Claro que tem também as promoções de motel, afinal de contas eles acreditam às vezes sinceramente que é também dia de fazer um agrado à "patroa". E muitas vezes as promoções se estendem por todo o mês de março. Lojas de departamento, salão de beleza, cosméticos e maquiagem e tudo que for possível associar as vendas às mulheres.

Clara Zétkin e Rosa Luxemburgo
(Imagem: Google)
Não tenho nada contra os mimos, gentilezas, presentes e outras e delicadezas, embora eu tenha cá as minhas restrições a incentivar o consumismo.
O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta. É um dia de mobilização, de manifestações públicas, de debates e de reflexão pela igualdade de gênero e por melhoria das condições de vida para as mulheres.
No mundo inteiro as mulheres vão às ruas para comemorar as conquistas, protestar contra a violação de direitos, gritar pelo fim da violência doméstica e sexual e reivindicar políticas públicas para a igualdade entre mulheres e homens.
O 8 de Março é mais um dia de luta pela descriminalização do aborto, mais um dia para dizer que nenhuma mulher deve ser presa ou morrer por ter feito um aborto.
O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta pelo direito à diversidade sexual e contra a lesbofobia.
É mais um dia de luta contra todo tipo de discriminação que as mulheres vivenciam em todos os dias do ano.
Portanto, antes de entregar as flores, antes de dar os parabéns e, principalmente antes de fazer aquela piada, lembre-se de tudo isso.
Viva Clara Zétkin, Rosa Luxemburgo, Simone de Beauvoir, Sueli Carneiro, Frida Khalo, Chiquinha Gonzaga, Clementina de Jesus, Eleonora Menicucci, Margarida Alves, Lélia Gonzalez, Patricia Galvão, Chica da Silva, Clara Charf, Safo, Luiza Bairros, Clarice Lispector, Benedita da Silva, Nara Leão, Luz Del Fuego, Carolina Maria de Jesus, Dalva de Oliveira e todas que ousaram e ousam desafiar a ordem patriarcal e machista, racista e branca, heteronormativa.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Sessão solene homenageia o Homem da Meia Noite!



A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) homenageou o Clube Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite durante sessão solene nesta quarta-feira (29). A iniciativa foi da deputada Teresa Leitão (PT) em comemoração aos 80 anos da agremiação.
A homenagem foi aberta pelo deputado Ricardo Costa (PTC) cumprimentando o clube pela data e reconhecendo os serviços prestados pelo Homem da Meia Noite ao carnaval de Pernambuco.

Segundo Teresa leitão, a agremiação está no imaginário do carnaval olindense e, ao se apresentar no sábado de Zé Pereira, mantém uma tradição que enobrece a cultura popular do Estado.

Já o presidente do clube, Luiz Adolpho Alves, recebeu uma placa alusiva à data. Ele agradeceu a iniciativa da Alepe, salientando que o aniversário do Homem da Meia-Noite marca uma data especial para a cultura pernambucana.


Fonte: Diário de Pernambuco

Mais sobre os 80 anos do voto feminino!


Os 80 anos de conquista do voto feminino no Brasil foram lembrados pela deputada Teresa Leitão durante pronunciamento na Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira, 28/02. A deputada fez um pequeno histórico da luta das mulheres pelo direito ao voto, citando as dificuldades e as conquistas que vieram de forma gradativa, como a eleição da primeira mulher ao cargo de deputada, o que impulsionou a luta e levou o voto feminino a ser regulamentado em 1934. 'Com a mulher eleitora vieram outras conquistas de espaços na sociedade', destacou.

A deputada Teresa Leitão lembrou o importante momento vivido pelo país na atualidade, que tem uma mulher ocupando a presidência da República e o aumento do número de mulheres eleitas para mandatos eletivos nas eleições de 2010. Mesmo com o crescimento, Teresa Leitão observou que os percentuais ainda são muitos baixos. 'Considerando que as mulheres representam mais da metade do eleitorado, nossa representação em cargos eletivos ainda deixa muito a desejar', destacou.

A deputada disse ainda que os 80 anos do direito ao voto feminino revigoram a luta feminina para avançar nessas conquistas, garantindo uma reforma política que altere a Lei 9.504/97 alterando a cota de 30% para 50%, combinada com a lista alternada com paridade de gênero. 'Essa novas conquistas contam com uma grande aliada que é a presidenta Dilma Rousseff, que nos aponta uma perspectiva de vida melhor a partir do seu compromisso com o avanço da democracia de da igualdade de direitos para as mulheres', finalizou.

Fonte: www.teresaleitao.com.br

Piso


A deputada estadual e ex-presidente do Sintepe, Teresa Leitão (PT), considerou uma vitória dos professores o reajuste de 22,22% do piso nacional salarial da categoria, que passará de R$ 1.187,00 para R$ 1.451,00.


Não é ainda o que a classe merece, disse ela, mas representa um avanço. O reajuste tomou como base o crescimento do valor mínimo, por aluno, do Fundeb, e não a variação da inflação do período, que foi de pouco mais de 6%.


O que a parlamentar espera é que o Governo do Estado cumpra esse “piso” como “piso” (valor mínimo) e não como “teto” (valor máximo), o que já teria sido acordado entre a Secretaria da Educação e o Sintepe.

Fonte: Inaldo Sampaio.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Professor@s e o cumprimento da Lei!


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) divulgou nota nesta terça informando que vai aderir à paralisação nacional promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) nos dias 14,15 e 16 de março. O objetivo da manifestação é cobrar do Governo o aumento do piso salarial. Ontem, o Ministério da Educação divulgou que o reajuste deste ano será de 22,22%. O piso dos professores com jornada de trabalho de 40 horas semanais passará de R$ 1.187 para R$ 1.451. Os sindicatos, no entanto, lutam para que o reajuste chegue aos R$ 1.937,26.


Fonte: Blogdomagno.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ficha Limpa: o papo do momento!

Agora sim, podemos dizer que de fato o carnaval acabou, sábado e domingo foram os últimos dias. Foi "passada a régua". Aqui na terrinha os festejos momescos foram "fraquim,fraquim", ficaram resumidos a muito regabofe d@s pré candidat@s pela zona rural. Na cidade, penso que, ficamos eu e o Boi de Biu!


Durante esse período, entre um bloco e outro, tentou se puxar o cordão da Ficha Limpa e a boataria correu solta. Acho que a partir de agora, o debate toma gosto, não, no sentido de saber quem se enquadra ou não nela, mas no sentido de ficar em alerta sobre ela.

De toda sorte, aos poucos, o verdadeiro caminho da democracia vai se abrindo dando passagem às luzes que nem ao final do túnel se via. Pois é, as eleições deste ano, vêm trazendo um diferencial, pois a aprovação da Lei da "Ficha Limpa" poderá atropelar por ai afora, e também por aqui, muitos projetos pessoais, já que pode eliminar desde o início da corrida muitos trapaceir@s fantasiados de políticos.


A decisão do STF sobre a constitucionalidade dessa lei, além de tornar muita gente inelegível, já está causando o maior furdunço nas arrumações políticas em cada canto das cidades brasileiras.

Aqui na terrinha, muita gente pode cair fora do processo, e por conta disso, novos nomes poderão surgir nesse cenário por ora tão desmantelado. Por enquanto, só se tem notícias de que, os que estão sendo citados como "fichas sujas" negam veementemente que a tal lei possa ser aplicada aos seus casos.


As expectativas sobre o futuro político de muita gente, é grande, e cá pra nós, o suspense só vai acabar quando os pedidos de candidaturas forem apreciados pela Justiça Eleitoral, a partir de 30 de junho. Até lá, a movimentação de bastidores e os acordos será intensificada com o objetivo marcar território definitivamente no cenário político da cidade e, ainda, de derrubar quem já vem fazendo isso desde cedo.


Tem pré candidat@ por essas bandas mais suj@s do que pau de galinheiro, vamos aguardar o desenrolar da fita, mas, tomando as nossas precauções no sentido de exercer verdadeiramente a nossa cidadania, lembrando sempre que: Todo Poder Emana do Povo!

Portanto, não é preciso um juiz eleitoral dar a sentença final, nós poderemos fazer isso, refletindo sobre o que é nosso papel e o que pode enquadrar uma pessoa da lista de FICHA SUJA e que, assim sendo poderá causar muito mal estando na frente de uma administração pública de qualquer cidade.


Podem ser enquadrada as pessoas que cometem:

1. Abuso de poder econômico ou político no processo eleitoral;
2. Crime contra a economia popular;
3. Crime contra a administração e o patrimônio público;
4. Crime contra o patrimônio privado;
5. Crime contra o Meio Ambiente e a saúde pública;
6. Abuso de autoridade;
7. Lavagem ou ocultação de bens;
8. Crime de Racismo,tortura,terrorismo...

E ai, temos algum pré candidat@ com essas característica?

Uma cidade melhor depende da nossa responsabilidade!