Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quinta-feira, 22 de março de 2012

Na linha do Tempo! Ritual do Beija Mão.

O ritual do Beija-mão era um antigo costume monárquico, com acentuado registro entre os reis da Europa. Portugal foi o último país a aboli-lo. E mesmo assim, em desuso, o Brasil o adotou com todo fervor.

Quando a Família Real chegou ao Brasil, D. João VI instituiu a referida prática, que consistia em permitir que os súditos (incluindo nobres e plebeus) beijassem a mão do rei, como sinal de reverência, de subordinação.

O evento em si, passou a ser um momento esperado por ricos e pobres. Era a oportunidade de se vestir a melhor roupa e de contemplar cara a cara, o rei, e ainda, a oportunidade perfeita para se fazer pedidos, reclamações, demonstrar e/ou pedir apoio ao monarca.

"Quando o sinal era dado para a abertura do salão, a banda de música da corte começava a tocar e em fila, os súditos caminhavam lentamente, em direção ao salão da cerimônia. Quando se aproximavam a alguns passos do trono, inclinava-se, e ajoelhado beijava a mão do rei, repetindo o mesmo gesto em relação aos demais membros da família real."

Foi assim que muita gente se sentiu, (participando do Ritual do Beija Mão) vendo a família Mendonça e o 1º escalão desse grupo político participando tão "espontaneamente" da festa oferecida a Cintra Galvão pela passagem dos seus 80 anos. Sendo tratado por eles como um rei, como se o povo belojardinense não lembrasse de como o próprio Cintra foi tratado por eles ao longo de 40 anos.

Para eles foi a hora dos "pedidos velados" os afagos, fazem parte de alianças estratégicas para as eleições de 2014. Para 2012 será cada um por si.

Essa "gentileza" toda tem um único objetivo, transformar a cidade, numa população de "Gente lesa".



Agora, cá pra nós, deputado, nós belojardinenses vamos sim seguir suas orientações nas eleições de 2012.

Vamos escolher um prefeito que saiba usar muito bem os recursos públicos. Pelo nosso bem! Pelo bem da coletividade.

Obrigada por usar a propaganda eleitoral do seu partido para nos alertar sobre isso.

Um comentário:

Fátima Silva disse...

Adilza,
Você captou meu sentimento eu me senti assim mesmo vendo aquilo tudo. E o discurso de Mendoncinha mas apelativo e eu tinha vomitado. Dizer que estava prestigiando Cintra porque ele foi ao enterro de Zé Mendonça, me poupe, desde qd isso sensibiliza esse povo, se quando Cintra foi no enterro da própria irmã eles esculhambara o homem dizendo que ele era cínico, que a irmã era adversária política e tudo mais. Ir no enterro da irmã é cinismo, abrir a porta de casa pra ver o maior desafeto político dele passar pra ser enterrado é gesto de grandiosidade. Sei não, é querer fazer o povo de besta viu.