Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 13 de março de 2012

Estudantes de Xucuru atropelados pela burocracia do Estado!




Aqui na terrinha, o mote para o povo é esse: "é pau pra comer sabão e pau pra saber que sabão não se come".

A novidade do momento, diga-se de passagem, um absurdo, é a de que estudantes do 1ª ano do curso Normal Médio (magistério), da Escola Luiza Leopoldina, localizada em Xucuru, tod@s, jovens e adolescente, são OBRIGADOS a deixarem o curso porque a turma só têm 20 alun@s!

Isso mesmo, você que está lendo entendeu corretamente - A turma deve ser fechada por esse motivo sim. Ai eu fico me perguntando: baseado em que lei, se dá um absurdo desses, na minha santa ignorância é fixado apenas o nº máximo de cada turma, e esse, é violado sem dó nem piedade, o comum é encontrar nas escolas e em várias turmas/séries 50 estudantes e até mais do que isso. Vejo ai dois pesos e uma medida, extrapolar pode!

Parece que aqui a educação só consegue caminhar em passos de tartaruga, @s "fazedor@s" de educação não conseguem assimilar quase nada, e, principalmente entender o que é legal ou não.

Acho importante lembrar a esse pessoal (Sec. de Educação, gestor da GRE, gestor@s das escolas, prefeito, vereador@s...) que a legislação é feita para homens e mulheres e nunca o contrário, o que significa que a pessoa deve ser a finalidade maior e não as instituições.

Acabar com essa turma pelo simples fato de ser composta por 20 estudantes é querer beneficiar
a instituição e não as pessoas, pelo contrário, estão castigando esses estudantes, condenado-@s a desistirem do seus sonhos, e aos que arriscarem vir a Belo Jardim (como lhes foi sugerido), serem obrigad@s a não frequentar as aulas no período de inverno e, consequentemente serem tod@s reprovad@s por falta.

O fechamento da turma vai trazer benefício para quem? Para a organização institucional ou para os estudantes?

Tá na hora de parar de "brincar de fazer educação"!

Tá na hora de encarar a legislação! Estes estudantes estão mais do que "acobertados" pela Lei. O artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é aquele que traz as conquistas básicas do estado democrático de direito em favor da infância e da juventude para o interior da instituição escolar, e o seu inciso V complementa e ESPECIFICA o direito ao acesso à escola, determinando que a mesma seja situada PRÓXIMA À RESIDÊNCIA DO EDUCANDO.

Querer que esses estudantes saiam de Xucuru todos os dias, enfrentando uma estrada naquele estado de conservação, (mais de duas horas de viagem) é no mínimo crueldade!

"É preciso mudar o mundo.
Mudar não só é preciso,
como é possível."
(Paulo Freire - educador pernambucano)



Um comentário:

bertin alegria disse...

Isto que estão querendo fazer com os estudantes de Xucurú, é um verdadeiro crime, além de infrigirem as leis, estão acabando com os sonhos desses vinte (20 ) bravos jovens.
Quando se vê algum jovem envolvido em atos delinquentes, a pimeira coisa que se diz é :esses jovens de hoje precisam de educação e, coisas desse tipo.
agora eu pergunto, onde estão : a sec. estadual de educação,o representante da unidade regional de ensino, a sec. municipal de educação, os Srs. vereadores , que são os representantes do povo, a não ser que esses estudantes não façam parte da população de seu municipio, que mesmo assim caberia um ato de solidariedade !
Srs. e Sras. vocês estão matando a galinha dos ovos de ouro , ou seja: tirando o sonho de dias melhores não só desses alunos mas de uma população no geral !!