Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mais sobre os 80 anos do voto feminino!


Os 80 anos de conquista do voto feminino no Brasil foram lembrados pela deputada Teresa Leitão durante pronunciamento na Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira, 28/02. A deputada fez um pequeno histórico da luta das mulheres pelo direito ao voto, citando as dificuldades e as conquistas que vieram de forma gradativa, como a eleição da primeira mulher ao cargo de deputada, o que impulsionou a luta e levou o voto feminino a ser regulamentado em 1934. 'Com a mulher eleitora vieram outras conquistas de espaços na sociedade', destacou.

A deputada Teresa Leitão lembrou o importante momento vivido pelo país na atualidade, que tem uma mulher ocupando a presidência da República e o aumento do número de mulheres eleitas para mandatos eletivos nas eleições de 2010. Mesmo com o crescimento, Teresa Leitão observou que os percentuais ainda são muitos baixos. 'Considerando que as mulheres representam mais da metade do eleitorado, nossa representação em cargos eletivos ainda deixa muito a desejar', destacou.

A deputada disse ainda que os 80 anos do direito ao voto feminino revigoram a luta feminina para avançar nessas conquistas, garantindo uma reforma política que altere a Lei 9.504/97 alterando a cota de 30% para 50%, combinada com a lista alternada com paridade de gênero. 'Essa novas conquistas contam com uma grande aliada que é a presidenta Dilma Rousseff, que nos aponta uma perspectiva de vida melhor a partir do seu compromisso com o avanço da democracia de da igualdade de direitos para as mulheres', finalizou.

Fonte: www.teresaleitao.com.br

Nenhum comentário: