Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Atenção! Muito cuidado com a folia pré-carnavalesca!

A aplicação dos recursos do Fundeb no nosso município, vem requerendo por parte dos Poderes Constituídos e também da sociedade organizada uma atenção mais especial! Isso é fato!

Terminamos o exercício de 2011, com cerca de dois milhões de reais sobrando, para alguns isso pode até parecer uma coisa boa, para nós, não passa de FALTA DE DISPOSIÇÃO POLÍTICA e de DESEMPENHO ADMINISTRATIVO. Pura inoperância.

Ao finalizar o ano com essa "bolada" toda sobrando prefeito e secretário de educação tiveram que "se virar nos trinta" para agilizar as prestações de contas.

Como o que sobrou é passível de transferência para o 1º período do ano seguinte, ao que nos parece, duas posições foram tomadas por lá, para dar cabo da sobra!

01 - Para dar cara nova às escolas que o governo apresentou como reformadas ( aquelas que estavam caindo aos pedaços, ameaçando a vida de milhares de crianças, e que foram denunciadas/noticiadas incansavelmente durante todo o ano, tanto na blogosfera local como na regional, jornais do Estado e ainda na TV)

Ora, se isso aconteceu, a ação pode ser considerada crime, dado que o inciso V do art. 71 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não inclui como a plicação de despesas oriundas do FUNDEB “obras de infra-estrutura, ainda que realizadas para beneficiar diretamente ou indiretamente a Rede” - Mas isso não é comigo, cabe a Câmara Municipal (vereadores/as), ao Conselho Municipal do Fundeb, ao Ministério Público... apurarem os fatos!

02. A segunda posição tomada foi o famoso RATEIO, e, por que não chamar de luxo a que se dá o direito aos bons prefeitos (aqui podemos substituir "bons" por espertinhos), de, acobertados pela lei, dividir entre professor@s o que sobra dos recursos do Fundeb.

Pois bem, desde ontem, @ professor@ está sacando de suas contas esses montantes, para alguns 500 reais, para outros 400 reais (duro de entender né? mais aqui tudo pode). E o pior, tem professor@ que está com o sorriso estampado no rosto, porque irão receber esse montante por alguns meses ainda (ai é que engrossa o caldo né? O resto está sendo divido mensalmente rsrs, e pode?)

Estou aqui, desde ontem queimando as instalações do meu juízo para entender uma coisinha de nada:

Em 2011, foram mais de 50 dias a greve da educação, lembram? A principal reivindicação da categoria era o PAGAMENTO DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO, findou-se o movimento, a prefeitura não pagou e hoje, surpreendentemente, pode perceber que SOBROU DINHEIRO EM CAIXA.

Como danado se explica uma barbaridade dessa? Não seria esse abono/presente/rateio... uma forma de você apagar da memória essa folia toda que estão fazendo com o nosso dinheiro?





Em tempos de carnaval, reconheçamos que é pertinente a um governo acostumado e acobertado pelos podres poderes viver na folia o ano todo com o que é público. No entanto, se faz necessário e urgente, fazermos diferente, ao invés de botar, vamos tirar as fantasias e mostrar que as máscaras de quem toma conta do nosso dinheiro já caíram, e, faz tempo!




2 comentários:

Suely disse...

Olho vivo,galera! Andava com saudade de ler os seus posts, moça! Beijos e bom carnaval!

bertin alegria disse...

PERGUNTINHA CABULOSA

Se o dinheiro é pra educação, por que não é usado para tal finalidade ?

Ou será que distribuir o dinheiro do fundeb (dinheiro de nossos impostos),é a educação que quem toma conta do dinheiro recebeu em casa ?