Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 6 de agosto de 2011

Pernambuco Nação Cultural (4)


Começa hoje, no Distrito de Serra do Vento, a I Feira da Diversidade Cultural do Agreste! O projeto está focado na possibilidade da formação de um consórcio entre as cidades do Agreste, funcionando como extensão do Circuito do Frio da cidade de Pesqueira.


A abertura está programada para as 18h00 com uma missa realizada pelo Pe. Eliseu, seguida de Procissão.

serão 70 barracas expondo: arte,artesanato, flores, mudas,alimentação... de várias cidades do agreste. No barracão, o espaço para as diversas apresentações culturais atendendo os valores artísticos da cidade e de outros do agreste.

Haverá também o Festival de Sanfona, hoje, 06/08 cinco grupos de autentico Forró Pé de Serra se apresentarão em Serra dos Ventos.

Amanhã, a festa começa cedo, a partir das 10h00: Festival de Sanfona, apresentação de grupos de forró, Contos & Causos.




Participe! Cabe á nós, o povo, colaborar na promoção do resgate cultural da nossa região, com isso, estamos contribuindo para o fortalecimento da nossa economia - gerando emprego e renda - de uma forma prazerosa: Nos divertindo!







"... porque a gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte..."




A MOVAA, é a proponente da Feira, através de sua coord. a artista plástica Ana Veloso.

Pernambuco Nação Cultural (3)



Encontro de bandas!




06 e 08/08 é a vez das Bandas Filarmônicas se encontrarem em Belo Jardim, e de mostrar a sua importância na vida de uma cidade. O encontro está acontecendo na Igreja (Católica) da Vila Fernando de Abreu. Ontem (06/08) a noite teve o brilho dos shows das bandas: Pulquério José de Souza, da cidade de Agrestina; da Filarmônica Santa Cecília da cidade de São Bento do Una e da Filarmônica São Sebastião, aqui de Belo Jardim.















Hoje: 06/08 - Se apresentarão no mesmo espaço: Orfeão de Cordas Nivaldo Jatobá; Orquestra dos Meninos de São Caetano e a Banda Sopro Divino, a partir das 20h00.


O público que se fez presente, ontem (resumidíssimo) com certeza voltará hoje trazendo outras pessoas, pois saíram de lá encantados com as apresentações artísticas, mas, também, decepcionados com a quantidade de pessoas participando do evento.


Na minha opinião, faltou vontade política nisso tudo. Se o evento fosse pra medir "força eleitoral", com certeza a mobilização teria sido grande e o espaço, na TERRA DOS MÚSICOS teria sido um sucesso de público!




Pernambuco Nação Cultural (2)


MUSICALIZAÇÃO:


Este é o tema da oficina que está sendo realizada aqui em Belo Jardim, o objetivo é o de mostrar a música como processo transformador da vida. O evento teve início no dia 05/08, e, está sendo ministrado pela Prof. Creusa Mendonça, nas dependências do IFPE (escola Agrícola) para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Educação.



No encerramento, o maestro Mozart Vieira fará uma apresentação cultural.

Pernambuco Nação Cultural (1)


O festival Pernambuco Nação Cultural é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado, via Fundarpe. Este ano, o evento vêm investindo na descentralização de suas ações e com isso, possibilitando a participação de várias cidades em sua programação, que conta com oficinas, seminários, apresentações culturais, encontros de bandas, feiras...

O festival está acontecendo simultaneamente nas cidades de: Agrestina, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, São Bento do Una, São Caetano, Sanharó e Tacaimbó.

Dentro da Programação de Belo Jardim:

Oficinas, Encontro de Bandas e a I feira da Diversidade Cultural em Serra dos Ventos.


Vale a pena conferir!

Ponto pra Belo Jardim!



A Escola Municipal Prof. José Vieira da Costa (antigo Colégio de Aplicação), ganha destaque no Estado, conquistando o 30º lugar na classificação do SAEPE. Com isso a escola ganhou um Laboratório de Informática com 25 computadores e impressoras.

Parabéns à coordenadora pedagógica Danielle Navarro e toda a equipe que faz a escola: gestor@s, professor@s, alun@s...


Notícias como esta nos enche de orgulho!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Geadip - é a sociedade se organizando!






















O Grupo de Estudos e Apoio a Adoção do Vale do Ipojuca, existe em Belo Jardim desde 2008, é formado por um grupo de pessoas que percebe a adoção com um outro olhar. Um olhar que rompe com os mitos, preconceitos e práticas ilegais, que, infelizmente, ainda existem na sociedade.

Um dos objetivos do grupo é o de divulgar/realizar projetos e ações que promovam as adoções necessárias (inter-racial, tardia, de meninos, grupos de irm@s, portadores de necessidades especiais, entre outras.


A 2ª Feijoada Geadip, que aconteceu no último domingo (31/07) foi sucesso total: de público, organização e alegria. O que foi arrecadado, servirá no apoio as atividades do grupo!









Parabéns: Tatiana, Bete, Auriany, Izabelle, Marcos, Nízia...

O que a grande Mídia "não quer ver"!

TERÇA-FEIRA, 2 DE AGOSTO DE 2011

A “Disneylandia” do filho de FHC

do blog da cidadania – Eduardo Guimarães
A perseguição da mídia a Lula e à sua família não terminou depois que ele deixou o poder. Desde a semana seguinte à posse de Dilma Rousseff, em janeiro, que os ataques ao ex-presidente miram todo e qualquer aspecto de sua vida particular – desde os valores que cobra para dar conferências (como faz seu antecessor Fernando Henrique Cardoso desde que deixou o poder) até as atividades privadas de seus familiares.
Essa perseguição obstinada, irrefreável e interminável acaba de ganhar mais um capítulo. Neste domingo, o jornal Folha de São Paulo expõe uma neta do ex-presidente-operário, Bia Lula, de 16 anos, que integra o elenco de uma peça de teatro que recebeu financiamento de 300 mil reais da operadora de telefonia OI. A matéria insinua que o financiamento só ocorreu devido à influência de Lula.
Este post, porém, não pretende questionar a função fiscalizadora da imprensa nas democracias e, sim, a seletividade nessa fiscalização. Não é ruim que a imprensa fiscalize a vida privada dos políticos desde que não faça isso em benefício de outros políticos, tornando-se partícipe do jogo político-partidário, o que lhe retira a credibilidade, razão pela qual esses conglomerados de mídia negam até a morte que têm qualquer preferência política.

Mas o que explica, então, que as atividades privadas dos filhos de um ex-presidente de determinado partido sejam devassadas dessa forma – não poupando nem uma garota de 16 anos ao lhe reproduzir a foto em uma matéria em que, ao fim e ao cabo, chama seu avô de ladrão (nas entrelinhas) – enquanto não acontece o mesmo com os negócios para lá de esquisitos do filho de FHC Paulo Henrique Cardoso, por exemplo?
Fico imaginando o que teria acontecido se Lula tivesse feito em relação ao seu filho o que fez o antecessor em relação ao dele, enquanto ambos governavam…
Em 1996, Paulo Henrique Cardoso era casado com a filha do dono do Banco Nacional, cuja falência foi evitada por medida provisória editada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Aquela medida tornou possível a venda de parte boa do Banco Nacional para o Unibanco. A parte podre — de seis bilhões de dólares — ficou para o governo pagar. Este blogueiro se cansou de ler editoriais do Estadão defendendo a negociata.
Em 2000, dois anos antes de deixar o poder, FHC autorizou financiamento do seu governo à empresa do próprio filho, Paulo Henrique Cardoso, para montar o pavilhão brasileiro na Expo 2000 na Alemanha, na cidade de Hannover. Foram doados pelo governo federal, então, 14 milhões de reais. O Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal chiaram, inclusive. A imprensa, porém, deu algumas raras reportagens sobre o caso e nunca mais tocou no assunto, sobretudo depois que FHC deixou o poder.
A boa e velha hipocrisia da mídia dirá que tudo isso aconteceu faz tempo e tentará convencer os incautos de que naquela época foi feito um barulho sequer parecido com o que se faz hoje sob meras especulações e não sob fatos concretos como aqueles que pesavam sobre o filho do ex-presidente tucano. Contra Fábio Luís Lula da Silva, por exemplo, afirmam que financiamento da OI à empresa dele seria escandaloso. Mas alguém viu algum jornalista chamar de escandalosos os fatos sobre o filho de FHC?
E o pior é que PHC continua se metendo em negócios estranhos, para dizer o mínimo. A mídia deveria ter curiosidade sobre seus negócios porque seu pai é o líder máximo do maior partido de oposição, partido que controla governos estaduais poderosos como os de São Paulo (o mais rico do país) e Minas Gerais, sem falar da ascendência do ex-presidente sobre a grande mídia, o que faz dele político a ser agradado por empresas privadas.
Veja só, leitor, o negócio fechado no fim do ano passado pelo filho de um dos políticos mais poderosos e influentes do Brasil, um negócio sobre o qual a grande mídia não especulou nada, não quis saber nada e não publicou nada. Em 29 de novembro do ano passado a Rádio Disney estreou oficialmente no Brasil na frequência FM 91,3 MHz de São Paulo. A emissora foi negociada no começo do ano, quando a Walt Disney Company se uniu à Rádio Holding Ltda. e comprou a concessão. A Holding pertence a Paulo Henrique Cardoso, filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e detém 71% do negócio.
Walt Disney Company é um dos maiores grupos de mídia dos Estados Unidos e esse será o seu maior investimento no Brasil. Teve que se associar minoritariamente ao filho de FHC porque a legislação brasileira não permite que empresas estrangeiras controlem veículos de comunicação. Por isso precisa de um brasileiro…
O filho de Lula, dito “Lulinha” pela mídia, recebeu acusações explícitas e incessantes por receber financiamento de uma grande empresa. Por que foi diferente com o filho de FHC? O caso deles é bastante parecido, ora. Ambos têm sócios poderosos em empresas de comunicação – “Lulinha” produz conteúdo para uma televisão UHF e Paulo Henrique é sócio de um tubarão internacional numa rádio.
É injusto dizer que há irregularidades nesses negócios de familiares dos ex-presidentes. Para expor as famílias da forma como a Folha fez com a neta de Lula, deveria haver mais do que especulações. Tanto para a família do ex-presidente petista quanto para a do tucano. Os valores que eles cobram pelas palestras, idem. Mas se a mídia quer investigar, que faça com todos os políticos e não só com aqueles dos quais não gosta.
PS.: do blog os amigos do presidente Lula:
A Oi patrocinou 187 projetos culturais, sendo a maior parte para artistas, como Jô Soares, atores e atrizes contratados pela Globo. Agora, está patrocinando a peça “A Megera Domada”, clássico de Shakespeare, adaptado pelo autor da peça Walcyr Carrasco (autor da atual novela global das 7, Morte e Assopra). Entre as atrizes da peça, está Bia Lula da Silva, a neta do ex presidente Lula. O Jornal Folha de São Paulo insinua que esse é o primeiro patrocínio da tele, e a exceção seria por ter na peça a neta do Lula. A peça, tem outros patrocinadores como a Editora FTD dos irmãos Irmãos Maristas. A edição da Folha sensacionalista deste domingo não viu, esqueceu de publicar. Mas o jornal da família Frias, não esqueceu de fazer insinuações maldosas contra a neta de Lula, que não é dona da peça e nem atriz principal. A atriz protagonista é Giovanna Ewbank, esposa do Global Bruno Gagliasso, que a Folha, também não viu. A Folha de São Paulo, não citou o autor da peça, Walcyr Carrasco. Os Frias vão perseguir até o último herdeiro de Lula? Acho que nenhum presidente, foi alvo de tanta agressividade, de tanta maldade de certos setores da mídia como Lula. Comentário do jornalista Luis Nassif: É uma perseguição descabida. Pretendem estigmatizar todos os parentes de Lula. Mônica Serra tem uma ONG, a "Se Toque", inteiramente bancada pela Sabesp com lei de incentivo fiscal do Estado. A ONG não cumpriu as metas fixadas no ano passado - visitas a escolas. E faz-se um carnaval porque uma neta de Lula é atriz em uma peça.