Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 30 de julho de 2011

Feijoada do GEADIP - A causa é Boa!


Você participa de um encontro com vári@s amig@s, passa um domingo diferente ao tempo em que está colaborando com uma boa causa. Pois o Geadip, é uma entidade não governamental que desenvolve projetos e ações que ajudam no despertar de uma nova cultura para a questão da adoção.
Toda criança, todo adolescente, têm direito a um lar!





sexta-feira, 29 de julho de 2011

Hospital de Belo Jardim: Angu de caroço!




O blogueiro Wagner Rafael, postou no belojardimnet.blogspot.com, a notícia de que um estudante de medicina atua no Hospital Júlio Alves de Lira em Belo Jardim, como médico usando o carimbo de um profissional da área que é contratado pela unidade de saúde. No exercício da sua "FUNÇÃO" o estudante, receita medicamentos, faz pequenos procedimentos cirúrgicos etc.

Ainda, segundo o blogueiro, antes de denunciar o fato em seu blog, ligou para o Diretor do Hospital e que o mesmo se mostrou surpreso, entrou em contato também com alguns enfermeiros para averiguar a veracidade, os quais confirmaram tal situação. Procurou também, o Dr. Pedro Marinho, esse, apesar de seu nome constar na lista dos médicos plantonistas, não se encontrava no local.

Depois da repercussão da notícia, em nota, o diretor do HJAL, Sr. Maurílio, justifica:


"Dentro do organograma administrativo de nossa unidade hospitalar, existe a função de Diretor Técnico, que é o profissional, médico responsável pela parte clínica do estabelecimento de saúde, cabendo a este, dentre outras funções, a de acompanhar estudantes de medicina que solicitam estágios na qualidade de observador. O Diretor Técnico de nossa unidade é o Dr. Pedro Marinho. Ouvido por mim há pouco, informou que o estudante citado na reportagem, apenas o acompanhou na qualidade de observador e que em momento algum assumiu seu posto."


Existem situações em que o conserto pode acabar tornando-se pior que a sua condição original. Há quem diga (enfermeir@s do próprio hospital) que os "pacientes saem do hospital, depois de serem atendidos pelo estudante Kennedy Estrela, pensado que foram atendidos pelo Dr. Pedro Marinho, já que não o conhecem".

E ai fica a pergunta: como pode um estagiário observar o trabalho de um profissional que não está no seu local de trabalho? Porque quem fica no hospital é apenas o "bloquinho de receitas assinado".

Para quem assistiu ao Programa Fantástico, da Rede Globo, há cerca de um mês, e ficou indignad@ com a reportagem sobre as fraudes da saúde, por esse país afora, comece a ficar atent@, isso tudo pode está acontecendo aqui, bem pertinho de nós. No Hospital Júlio Alves de Lira.

Fica aqui a sugestão aos órgãos competentes:

Conselho Municipal de Saúde
Ministério Público
Apurem estas denúncias!



Vamos botar o lixo em baixo do tapete!
ou
Ficar tirando um por um os caroços do angu.




Leia a matéria original/cometário no blog:

www.belojardimnet.blogspot.com



quarta-feira, 27 de julho de 2011

Atribuições do Conselho Tutelar!




01. Atender Crianças e Adolescentes ameaçad@s ou que tiveram os seus direitos violados, a aplicar MEDIDAS DE PROTEÇÃO;

02. Atender e aconselhar pais ou responsáveis;

03. Levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o ECA tenha como infração administrativa ou penal;

04. Encaminhar a justiça os casos a ela pertinentes;

05. Requisitar certidões de nascimento e óbitos de crianças e adolescentes quando necessário;

06. Levar ao Ministério Público casos que demandem ações judiciais de perda ou suspensão do pátrio poder;

07. Como o Juíz e o Promotor, o Conselho Tutelar pode, nos casos a que atende, fiscalizar as entidades governamentais que executam programas de proteção e sócio educativas.


As medidas de proteção são providências administrativas em nome da Constituição Federal e do ECA, para acabar com ameaças e com a violação dos direitos da criança e do adolescente, e o Conselho Tutelar tem poderes para aplicar vários tipos de medidas.

a) encaminhamento aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade;

b) Orientação, apoio e acompanhamentos temporários;

c) Matrículas e frequência obrigatória em estabelecimento oficial de ensino, inclusão em programas comunitários ou oficiais de auxílio a família;

d) requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico em regime hospitalar ou ambulatorial;

e) Inclusão em programas oficiais ou comunitários de auxílio, orientação e tratamento de alcoolistas e toxicômanos, bem como, abrigo em entidades.

Para que as nossas crianças e adolescente possam ser de fato prioridade na nossa cidade, é necessário que cada um/a de nós:


1. Não deixe de ir votar, no dia 14/08/2011;



2. Escolha de fato uma pessoa que além de se identificar com a causa da criança e do adolescente, seja, experiente, responsável, corajos@ e conscientes do seu papel.



Como sempre, e em toda eleição, a lista de candidat@s é grande, no entanto, poucos estão ali com o intuíto de exercer de fato a sua cidadania.




terça-feira, 26 de julho de 2011

Conselho Tutelar!


O Conselho Tutelar tem a obrigação de zelar por CRIANÇAS E ADOLESCENTES que foram ameaçadas ou que tiveram seus direitos violados, e este zelo deve partir dos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, e não fazendo o que quer.

É por esta razão que: para atuar como conselheir@ é necessário discernimento, sensibilidade, responsabilidade e conhecimento, e, se a tudo isso juntarmos experiência, melhora em muito a situação, isso porque, é essa pessoa que vai lidar com problemas de vulnerabilidade social, violência doméstica e escolar.

O Conselho Tutelar é um órgão público do município, vinculado a prefeitura, porém, autônomo em suas decisões.

É também, uma entidade pública com funções jurídico administrativa mas, que não integra o Poder Judiciário.

O artigo 132 do ECA, determina para cada município, no mínimo, um Conselho Tutelar, este composto por cinco (05) Membros titulares e dois (02) suplentes, escolhidos pela comunidade por eleição direta, para o mandato de três (03) anos. @s 05 conselheir@s são
devidamente remunerados, e isso acontece, pelo fato del@s ter uma atuação diária, nos 07 dias da semana, e ainda, del@s ser exigida a dedicação exclusiva.

Ou seja, não dá pra trabalhar em um determinado local e fazer "bico" no Conselho.



Sair de casa, enfrentar fila... para escolher o Conselheiro da cidade, parece não empolgar muito a população, vários são os motivos para que se aja assim, o principal na minha opinião, é o que as pessoas acreditam ser o CONSELHO TUTELAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, um órgão para "cuidar" de criança pobre, de criança carente. Se assim fosse, já seria por demais justo, sair de casa para enfrentar a fila e exercer a sua cidadania, mas, não se trata disso. o Conselho NÃO CUIDA DA CRIANÇA, QUEM DEVE CUIDAR DA CRIANÇA É A FAMÍLIA, o Conselho DEFENDE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, de todas elas, independente de cor, religião,etnia ou classe social.

@s filhos de ricos e pobres, poderão, a qualquer momento ter os seus direitos violados, fica ai a DICA.




Quando eu defendo eu estou cuidando não é mesmo? Portanto, é bom a gente pensar bem e procurar conhecer cada candidato/a ao Conselho Tutelar, (para isso, este blog vai postar um pequeno histórico de cada candidato e também fazer algumas entrevistas) escolher este ou esta Conselheir@ é escolher quem vai cuidar d@ seu/sua filha@!


Nas mãos de quem eu vou botar os direitos das minhas crianças? Pense nisso na hora de votar.


Conselhos: Paridade entre o povo e o Estado!




"A responsabilidade de todos é o
único caminho para a sobrevivência humana."
(Dalai Lama)


"Todos somos responsáveis
de tudo, perante todos."
(Dostoiévski)




No próximo dia 14 de agosto, haverá eleição em Belo Jardim para escolha d@s nov@s conselheir@s para o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. Antes de falar sobre esta eleição, o blog fará algumas postagens objetivando uma maior reflexão sobre o evento, e faremos isso, porque muita gente ainda não sabe real significado de um Conselho para uma cidade. Pois bem:

Os CONSELHOS são "espaços públicos de composição plural entre o Estado e a sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva cuja função é formular e controlar a execução de políticas públicas setoriais."

Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo - Federal, Estadual e Municipal.

Para todas as áreas de serviço público, a Prefeitura deve criar um CONSELHO, se, na lei que ele for criado, disser que deverá ter 14 membros, obrigatoriamente deve ser assim composto: 07 membros são escolhidos pelo Prefeito e os outros 07 eleitos pela sociedade civil organizada.

Para que os recursos cheguem numa cidade se faz necessário a existência de um CONSELHO para tal. Aqui em Belo Jardim existem vários: Conselho de Alimentação Escolar; Conselho Municipal de Saúde; Conselho do FUNDEB; Conselho de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente... e muitos outros.

A importância dos CONSELHOS está no seu papel de fortalecimento da participação da democrática da população e implementação de políticas públicas. São eles que podem ajudar a definir as questões do governo, redefinindo prioridades e recursos financeiros a partir da necessidade do povo. Uma outra função é a de fiscalizar e acompanhar a implantação das políticas públicas, de forma a apurar as irregularidades e buscar correção de rumos ou levar ao conhecimento das autoridades competentes para a resolução dos problemas na execução dessas políticas.

Observa-se no entanto, que o Poder Executivo, (prefeito) na maioria das cidades brasileira, inclusive em Belo Jardim, não querem ninguém dando opinião onde deve-se gastar o dinheiro da Prefeitura, ou sendo fiscalizados, e por isso se apropriam desses espaços públicos de construção coletiva das políticas públicas para atender apenas aos seus interesses de governo, negando a divulgação disso e manipulando seus membros. Nesse tipo de CONSELHO é ausente o debate coletivo, e a participação de fato da sociedade.

Aqui na cidade por exemplo, existem pessoas, que são conselheiras, ao mesmo tempo, de vários CONSELHOS.

Na minha opinião, isso só acontece por falta de conhecimento sobre o verdadeiro papel do conselho.

Além de todos os Conselhos, o Estatuto da Criança e do Adolescente, exigiu das cidades, a criação
de um outro Conselho - CONSELHO TUTELAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, este, de atuação permanente, mandato de três anos e função remunerada.







Ser membro de um Conselho, seja ele qual for, exige muita responsabilidade e principalmente, COMPROMISSO com a causa!


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Em festa de cobra só entra quem tem veneno!



Eita que a cidade tá agitada! A luz vermelha tá no ponto de acender. O racha da família Mendonça vêm com tudo e sem freios. Ninguém poderia imaginar que fosse dada a largada para a campanha eleitoral com quase um ano de antecedência, e pelo que se pode perceber, com um quadro muito desfavorável para o povo, digo isso, porque projeto que é bom, ninguém discute.




A semana foi de especulações, entrevistas... festas

Nas entrevistas, um chora o leite derramado o outro aponta quem derramou o leite. Um fez uma Feijoada na fazenda, portas abertas apenas para "possíveis" aliados, o outro, botou o bloco na rua, a festa foi para o povo e aberta aos aliados, simpatizantes e não aliados. Quem esteve no almoço, também correu atrás do trio! Até porque: "atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu", já dizia Caetano Veloso em 1969.





Exceto as faixas de parabéns que não foram autorizadas, a festa foi um sucesso. E o jogo tá 1x0 para o ex-prefeito. E fica muito ruim pra Mendoncinha, pois seu objetivo maior é o de se fortalecer para disputar as eleições de 2014, uma derrota aqui, o projeto de 2014 poderá ir de água abaixo.


Pelo menos eles, os Mendonça, já partiram, depois de muitos anos de cumplicidade, descobrem que foram traídos, um pelo outro. Cada um conta a sua história e aponta o verdadeiro inimigo. A partir de agora, pelo que me parece começa o vale tudo. E repito, do pescoço pra baixo vai ser canela. Precisam se vingar, mas ainda deverão cuidar de suas próprias feridas. E assim começa a campanha na Terra do Nunca!




E o restante das forças políticas?

"o que será, que será, que andam suspirando pelas alcovas?"