Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 9 de julho de 2011

Feira de Mangaio na Redenção!


A banda belojardinense ‘Feira de Mangaio’ se apresenta neste domingo (10), na 41ª edição da Festa das Marocas, em Belo Jardim. O show vai acontecer no palco do Corredor Cultural, na Rua Siqueira Campos, no centro.

‘Feira de Mangaio’ já existe há quatro anos. O nome é uma homenagem à música do compositor paraibano Severino Dias de Oliveira, o Mestre Sivuca, falecido em 2006.
No repertório, predomina o estilo regional, marcado pela mistura de ritmos como maracatu, ciranda, baião, funk, coco de roda, rock, recebendo influência de artistas como Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Lenine, Seu Jorge, Lia de Itamaracá e até da banda de metal americana Dream Theater.

Os componentes se destacam no cenário cultural da região. São eles: Helton Silva, violão de voz; Heligeison Feitosa, bateria; George Luiz, contrabaixo; Eduardo Albuquerque, guitarra e Weldes Nogueira, trombone. O percussionista André Perazzo e o trompetista Gledson Lamartine também apoiam musicalmente o grupo.

Na Festa de Redenção, a banda se prepara para gravar um DVD de divulgação.


Apresentação da banda Feira de Mangaio
Data: 10/07/2011
Hora: 21h
Local: Corredor Cultural, na Rua Siqueira Campos

Hoje é dia de Maria!



Dia de Maria Eduarda!


Maria que canta e encanta e que tem o cheirinho do alecrim.




08 anos de muita alegria para tod@s nós!



Quando as vezes a vida me parece longe, sem sentido... fecho os olhos e escuto sua vozinha: "Né vó", e nessa hora lembro que para construir o futuro nada melhor do que pensar/agir na expectativa de que você, Duda, precisa de um mundo justo e sem preconceitos para crescer e viver!



Sua vida está apenas começando, o seu caminhar será longo e com certeza, marcado por muito sucesso.






Parabéns meu amor, tô mandando pra você um caminhãozão carregadinho de cheiro no cangote!

Te amo muito.


E vou passar o dia de hoje escutando as nossas músicas!



sexta-feira, 8 de julho de 2011

E de repente a gente volta... a vida é um moinho!


E de repente, "plim" - como num passe de mágicas - tudo muda! O tempo passa e sai levando com ele uma pá de coisa boa. Onde havia gargalhadas e muito tumulto infantil; onde havia a garra da mulher/profissional/militante/mãe... vai ficando só o buraco e um gosto amargo na boca.

O danado do tempo vai passando e a sua vida vai escapulindo com ele, vai saindo de fininho, se escondendo. Aquelas crianças, que te faziam ir à luta, preferem acompanhar o tal do tempo e com ele, vão se tornando homens e mulheres correndo atrás da sua própria vida.

Já não se encantam mais com o brigadeiro de panela, com o passeio na praça...

Você vai envelhecendo e acha que foi tudo de repente, isso porque, não te ensinaram a lidar com a questão, nesta fase, @s filh@s são as maiores saudades, talvez porque, sejam el@s o signo da sua juventude e sem ela "de repente, a gente vê que perdeu, ou que está perdendo alguma coisa, morna e ingênua que vai ficando no caminho, que é escuro e frio, mas também iluminado, pela beleza do que aconteceu" e, que se pensa, não voltará jamais.

E de repente, "plim", como num passe de mágicas, você se encontra no mundo como se o tempo estivesse voltando ou nunca tivesse passado, os seus símbolos de juventude retornam, você começa a receber em seus braços outras crianças, que são suas de fato, que é da sua raça, que tem o seu sangue e que trazem com elas a sua marca genética. É de fato, a chegada dessa crianças, a hora do êxtase! E a maravilha disso está na relação de que ela veio de uma gestação sem enjoos, pés inchados, azias... que ela veio de um parto sem dor, que trás com ela a chave que você tinha perdido para abrir seu baú de sonhos, já há algum tempo fechado.

A vida nos dá net@s, para reforçar em nós a idéia de que a luta por um mundo melhor deve ser contínua. El@s são "amores novos, profundos e felizes, que vêm ocupar aquele lugar vazio, nostálgico, deixado pelos arroubos juvenis."


Desde o dia 09 de julho de 2003, renasço a cada dia, no lugar dos "arroubos" sensatez, experiência, tranquilidade e o discernimento de entender que, envelhecer, também é preciso. E desde então, posso até acordar com medo, no entanto, nem choro, tampouco reclamo abrigo, finco os pés no presente projetando um futuro onde nenhuma parte da minha vida possa ir ficando sem uma marca, pelas esquinas, e onde meus sonhos não possam ser triturados. A vida é um moinho!


Adilza Cristina
avó de Maria Eduarda e Valentina!



A arte de ser avó - Rachel de Queiroz
Poema - Cazuza
A vida é um moinho - Cartola

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Em Belo Jardim só apelando pro santo!



Como se não bastasse toda a sorte de descaso que passa os serviços de educação na cidade, professor@s e alun@s da Escola Castelinho, ainda têm que dividir o espaço da escola com os MORCEGOS.Pois é, enfrentam dia após dia, os "ataques" desses animais.

E não são poucos, é uma verdadeira comunidade. Se durante o dia o ataque se dá por conta do que podem provocar suas fezes, a noite eles fazem a festa, são verdadeiros arrastões de morcegos.

Sabemos que esses animais têm um papel importante para o equilíbrio ecológico, no entanto, são também FONTES DE INFECÇÃO para várias doenças transmissíveis aos seres humanos, a exemplo:

RAIVA: Trata-se de uma doença mortal, causada pela mordedura do bicho;

HISTOPLASMOSE: doença infecciosa causada pela inalação da poeira a partir de fezes ressecadas do animal. Esse tipo de doença pode ficar restrito aos pulmões ou tornar-se sistêmica, e a gravidade vai depender da quantidade de partículas inaladas. A maioria das pessoas infectadas não apresentam efeitos aparentes. A doença é caracterizada por sintomas respiratórios, febre, dor no peito e tosse seca;

SALMONELOSE: essa, também infecciosa, é causada pela ingestão de alimentos ou uso de objetos contaminados pelas fezes dos morcegos.

Pois é Sr. Prefeito, Sr. Secretário de Educação, (Marcos e Wilsinho) Se a escola Centro Comunitário Castelinho, que está localizada no centro da cidade, diga-se de passagem, em "área nobre", encontra-se nessa situação, imaginem como não devem estar as que estão localizadas na Zona Rural e periferia da cidade.


A situação já foi informada a Secretaria de Educação, a qual, até o presente, nada fez!

Wilsinho, esse é um problema, que precisa de solução em caráter de urgência, cobre uma posição de Secretária de Saúde/Vigilância Sanitária/Centro de Zoonose... o que não dá de maneira nenhuma, é para ess@s alun@s terem qualquer contato com qualquer tipo de morcego, e isso é o Ministério da Saúde quem diz.


Vamos "brincar" de botar telas nas janelas da escola;
Telhas transparentes em parte do teto;
Reforçar a iluminação externa...


Enquanto isso, alun@s e professor@s vão fazendo o que a Fundação Fiocruz recomenda "O uso de máscaras ou lenços úmidos sobre o nariz e a boca sempre que entrar em locais onde se alojam morcegos."




Eu vou ficando por aqui, apelando pra Santa Eudóxia, pedroeira do Reino de Seráfia e da elite de Brogodó, pra ver se essa administração ou toma jeito ou se acaba logooooooooo!
Tá ruim de aguentar viu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Diário de Biológia.com/2009
www.saúde.sc.gov.br
Ag.fiocruz de notícia
ministério da saúde.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Eita que o buraco é grande!



As fotos, nos foram enviada por um morador da Vila Fernando de Abreu, as imagens revelam o estado em que se encontra o bairro.

A população está revoltada, pois, vários pedidos dos moradores foram encaminhados à Prefeitura no sentido de que ela, junto aos órgãos competentes, fizessem uma revitalização do saneamento e que este pudesse garantir melhor a vasão das águas.


Os buracos foram abertos, tá ai as fotos dos escombros. No entanto, a revolta dos moradores diz respeito ao que está acontecendo nessa obra. Estão trocando seis por meia dúzia! Como? Trocando os canos por canos que irão continuar não suportando o escoamento das águas.

Esta semana, inclusive, até os canos da Compesa foram quebrados com a tal obra, deixando a população daquela localidade sem o abastecimento d`água.

Os moradores perguntam aos órgãos competentes: Que engenharia é essa?








Até quando vamos deixar esse modelo de gestão nos governar?

Descaso com a Educação de Belo Jardim é fato!



O atraso com o pagamento de seus salários não pega mais @s professor@s da FABEJA de surpresa! Essa nova tática virou rotina por lá e a categoria é obrigada a conviver com esse fantasma rondando suas vidas, como se não tivessem obrigações financeiras de sobrevivência à cumprir.

A moda na AEB/FABEJA é juntar duas ou três folhas, e na hora do pagamento, paga-se uma e fica duas dentro. Para se ter uma idéia do tamanho do problema, o mês de maio foi pago na primeira semana de julho, e, pasmem: apenas 50%, o restante, segundo informações, "só Deus proverá"!

A esse problema, junta-se a falta de estrutura da entidade, alun@s reclamam de que, nem aos poucos livros da biblioteca têm acesso, e que, aparelhos tecnológicos de apoio didático por lá é igual a perna de cobra, ninguém vê. Laboratório para o curso de enfermagem, ah! esse só no fantástico mundo da fantasia. Agora, cá pra nós, dá pra se conceber um curso de enfermagem sem um laboratório real?

Esta semana, a maioria d@s professor@s da AEB - Faculdade de Enfermagem pediram demissão de seus cargos, sem professor@s, infelizmente o curso não funciona, e por esse motivo @s estudantes estão apavorad@s, não sabem como vai ficar a sua situação. É mole ou que mais?

Além disso, o Tribunal de Contas encontrou várias irregularidades por lá, professor@s com vários vínculos, com nomes que constam da folha de pagamento mas não pisam na área etc.

Saindo da Faculdade, o caos continua, o descontrole é total, os recursos do FUNDEB (rsrsrs) não bastam para garantir o Piso Nacional do Magistério aos profissionais da rede; @s professor@s que atuam no PETI, pasmem: estão recebendo, além de atrasado, um valor abaixo do mínimo! Recebem pouco mais de R$ 300,00, o que fere a Constituição Federal, já que o valor do salário mínimo é superior a esse montante.

Esse atrasos, essa falta de compromisso com @s sevidor@s nos aponta para um grande desequilíbrio de gestão. Situação essa, que não pode ser aceita no gerenciamento do que é público. Estamos totalmente abandonados, aqui em Belo Jardim, na Terra do Nunca, (acontece nada) estamos entregues as baratas, ao deus dará.

E eu fico aqui com os meus botões, queimando a "instalação elétrica do meu juízo" procurando saber: Por onde anda o Poder Legislativo que não fiscaliza esses desmantos? Por onde anda o Ministério Público?

Na nossa opinião, esses atrasos não passam de uma forma estratégica para economizar (rsrs) - essa administração deve ter muito dinheiro em baixo do colchão, pra quê? Imaginem!




Não seria, um dos motivos para esses atrasos, as contratações aleatórias de prestador@s de serviços, o que têm provocado o inchaço da folha de pessoal?



O que nos leva a pensar assim é o entendimento que temos sobre esse tipo de contratação de pessoal, como sendo a "fonte para captar votos e garantir a próxima eleição. Eles se recusam em realizar concursos públicos, porque preferem ter um/a apadrinhad@ político contratad@, porque sabem, dali têm o voto garantido, não somente @ del@ mas de toda a família que passa a depender daquele salário." Em Belo Jardim, no início do ano, foram dispensados mais de 1.300 contratad@s, e sabemos, que tod@s voltaram e já se encontram fazendo parte da folha de pagamento. E a pisadinha é essa: Lembram dos funcionários EFETIVOS que foram afastados para dar lugar as contratações?


"O Recebimento de salário em dia é Lei. A ele faz juz quem trabalha, seja na iniciativa privada, seja no serviço público, não podendo estes últimos ficar refém da burocracia e os recursos protelatórios que estão sendo levados a efeito pela AEB, pelo município de Belo Jardim para retardar de forma indefinida, injustificada e continuada, o pagamento desses salários".


domingo, 3 de julho de 2011

Na "Terra do Nunca" vive-se de ilusão!

Vivemos atualmente, em Belo Jardim, a Administração da "Clipagem" - processo de selecionar notícias em jornais e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes que possam demonstrar um suposto sucesso - joga-se um monte de meias verdades e até mentiras maquiadas nos jornais de grande porte e uma assessoria de imprensa coleciona-os e joga para a população como grande feitos. Isso surte um efeito bom para fora da cidade, porque aqui, a gente sabe onde o sapato aperta e faz o danado do calo.


Como será que isso acontece? Pois é fato que Belo Jardim está cotidianamente sendo notícias no Jornais de Pernambuco: é simples,

[1] "... há uma tendência cada vez menor nas redações para o conflito. Não no sentido de um jornalismo raivoso e excessivamente combativo, mas falta aos jornalistas à compleição pelo questionamento, pela investigação e pela dúvida. Com raras exceções, o que se ouve é o que se publica. Parece existir um receio de bater de frente contra as fontes. E é nesse jornalismo burocrático que as assessorias encontram uma preciosa brecha para emplacar suas sugestões e até textos prontos."

O texto que antecede a programação da Festa de Redenção, tão criticado por vocês por ter sido publicado aqui neste blog, faz parte desse processo e trás consigo essa função, e, cá pra nós, está correto, pois quando a gente quer vender um produto, bota nele as melhores qualidades e ele não passa disso: informação para venda!

E tenham certeza, não compactuo com esse fantástico mundinho que estão criando pra nós na base da propaganda, no entanto, me acho no dever de divulgar a Programação de uma festa que está acontecendo na minha cidade, se a programação é fraca, aí já são outros quinhentos.

Agora, se vocês ficaram chocados com o texto da programação, imagino que poderão até vomitar lendo este:

[2] "... A Festa das Marocas, também conhecida como Festa de Redenção, realizada anualmente no mês de julho, transforma a cidade em um CENTRO DE MÚSICA E CULTURA POPULAR, atraindo um grande número de artistas e mobilizando praticamente toda a população local.

Hoje considerada como a PRINCIPAL ATIVIDADE SOCIAL E CULTURAL DA CIDADE, a festa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Jardim, promovendo inúmeras atrações que além de FOMENTAR O TURISMO, MOVIMENTAM E AQUECEM A ECONOMIA REGIONAL..." (o destaques em maiúsculas é meu).

Se tivessem investigado tais informações, ficaria claro que a festa há muitos anos deixou de ser promovida pela população tendo a frente as suas fundadoras, com o apoio da prefeitura, para ser de fato um evento organizado e de total responsabilidade da Prefeitura.

Que há muitos anos essa festa que um dia foi grande, hoje já não é essa cocada toda (basta ver a programação)

Que hoje a festa não passa de um "bolinho pra não passar em branco", e ainda, que vêm perdendo espaço para todas as cidades da região, a exemplo do São João de Sanharó, Arcoverde...

E ainda que, se nós, o povo, não tomar as rédeas a Festa de Redenção se perderá no tempo, a exemplo de outras festas tradicionais que existiam na cidade.




Em pouco tempo, se não houver o cuidado que o evento merece, não passará de mais um muro pintado na cidade, contanto sua história.

Não basta discutir se tal notícia sai ou não no blog A ou B, o que precisamos discutir é a importância da Festa para a nossa cidade como fonte de lazer e de geração de emprego e renda. Como fonte impulsionadora do turismo local, e para isso, é preciso um envolvimento direto, com foco, norte...,

E se aquela comissão formada de última hora para vocês não passou de uma enrolação de quem quer "posar de bacana", se ela foi cheia de falhas, e se a tal comissão não teve poderes para deliberar nada, podemos sim, desde já criar uma nova Comissão popular que se faça presente, com propostas e empoderamento sobre o tema para opinar na organização da Festa em 2012, entendendo o evento com a dimensão que ele deve ter de fato para a acidade e para o Estado.

Entendendo o evento como Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco, definitivamente,

[3]"para quando a gente olhar a programação do FIG e compará-lo com a programação da nossa festa, não ter que ficar com vergonha."

Se eu vou participar da Festa de Redenção? Com certeza, sim!

Se eu vou me divertir? Muitoooooooooo!


[1] -SANTANA, Adriana. CTRL+c CTRL+v - O release nos Jornais pernambucanos.

[2] - GASPAR, Lúcia - Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco.
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar.

[3] Status no perfil de Thayle. facebook


Nosso título!



A nossa festa de Redenção, conhecida também como festa das Marocas, foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco, após a aprovação do Projeto de Lei nº 964/09, de autoria do Deputado Augusto Coutinho, na Assembléia Legislativa, e sancionada pelo Governador do Estado, transformado na Lei 13.843 em agosto do mesmo ano.

O deputado justificou seu pedido com o seguinte argumento:

"... atualmente o evento, que conta com o apoio da municipalidade, trás inúmeras manifestações culturais, sendo considerada a PRINCIPAL ATIVIDADE CULTURAL DA CIDADE E DA REGIÃO..."


Portanto, Jô, é verdade sim, a Lei 13.843 de 14/08/2009 (repetindo), transforma a nossa festa em PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE PERNAMBUCO. Título este, somente concedido, a eventos cuja dimensão cultural e econômica já ultrapassou os limites regionais, a exemplo do Carnaval de Olinda e do Galo da Madrugada em Recife.




O que nos resta é fazer juz ao título!






(Fundadoras da festa na década de 70)

Patrimônio Cultural e Imaterial!




Até 1988, era considerado Patrimônio Cultural e Histórico, apenas o que é MATERIAL, ou seja, o que podemos tocar: escultura, igrejas, quadros...

O novo entendimento que a Constituição Federal de 1988 vem dar, é o de que, tudo que fortalece a identidade de um povo deve ser tratado como Patrimônio Cultural, e portanto, o que está no imaginário popular deve sim ser considerado como tal, a exemplo dos valores, das tradições e dos costumes herdados do passado e reapropriados no presente os quais resgatam e fortalecem esses
laços com a identidade de uma população.

Neste caso: o patrimônio cultural é considerado IMATERIAL.

Desde então Patrimônio Cultural para a ser o conjunto de todos os bens materiais e imateriais, que pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo.

" É a nossa herança do passado, com a qual vivemos o hoje e que passaremos para as gerações do futuro." É esse circulo virtuoso que ajuda toda uma população a valorizar a localidade em que vive.


As festas religiosas e profanas;
Danças e folguedos
comidas típicas...

Podem ser consideradas Patrimônio Cultural e Imaterial de um lugar!

As polêmicas da Festa de Redenção!


Nunca pensei que ao publicar a programação da 41ª Festa de Redenção fosse causar tanta polêmica. Pois é, me renderam mais de 40 e-mails. Uns reclamam da programação que é chinfrim, outr@s do descaso dessa administração com o evento, outr@s tant@s de uma tal comissão que foi composta de última hora sem nenhum poder de deliberação, e uma maioria considerável se dizendo decepcionada comigo por ter divulgado aqui neste blog a tal da programação. Muitos também questionando a veracidade do título da festa: Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco.

Separei os e-mails em três blocos temáticos e aqui, vou tentar responder/justificar, cada um:

a) O que é Patrimônio Cultural e Imaterial;

b) A veracidade do título para a nossa festa;

c) o que eu penso do tratamento que o evento vem tendo nos últimos anos.

Espero corresponder as expectativas.