Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cultura!


É comum estarmos em determinado evento uma exposição, ou um concerto de música clássica, e se alguém sai do local ou reclama de alguma coisa comumente ouviremos logo “Eita povo sem cultura!” Esta frase sempre me incomodou bastante pois não existe povo s
em cultura, o que existe são governos que não trabalham com e para a cultura do povo.
Meu objetivo não é de abordar aqui o que é cultura e o que não cultura até mesmo por que nos depararíamos com vários conceitos e diversos autores, o que quero tratar é de cultura como geração de renda, como ferramenta educadora, como meio de preservação e manutenção da história e da memória de uma população.
Uma das pastas mais importantes do governo do presidente Lula foi a do ministér
io da cultura gerido no inicio do governo pelo ministro Gilberto Gil figura fundamental para pensar a cultura da forma pela qual eu acredito que deva ser pensada. Gil distribuiu recursos, que antes viviam concentrados, criou uma rede de pontos de cultura, incentivou trabalhos já existentes e criou diversos mecanismos para distribuir e aplicar os poucos recursos que vinham até então, mostrando que cultura é coisa importante e pode contribuir no desenvolvimento do país.
Observando o trabalho de Gil no país fico me perguntando por que o que aconteceu e
m todo país não aconteceu em Belo Jardim. Qual o papel de uma secretaria de cultura, turismo e paisagismo numa cidade que possui como já é sabido por toda uma grande quantidade de músicos e artistas de diversas áreas? Uma cidade que como lembram os saudosistas possuía cinemas, carnavais e uma importante festa que era a Festa das Marocas assim como uma intensa atividade na área de música.
Hoje fico pensando que atividades como Baile Municipal e Festa das Marocas não deveriam ser organizadas pela Secretaria de Ação Social já que as prioridades desta secretaria são outras. Eventos como estes geram renda para o município e tem uma importância sig
nificativa para o comercio que vem sustentado - se com poucos lucros.
Já o turismo que deveria ser outra fonte de renda pra cidade, perde por anos vários turistas que não conhecem nossas cachoeiras e serras. Apesar de contar com uma boa rede hoteleira a cidade não tem lá muitos turistas em seus balneários, justamente por não haver um trabalho de divulgação em outras cidades e estados.
Grupos de cultura popular sofrem pela falta de incentivos, músicos reivindicam ao menos uma verba digna que lhes dê garantia de tratamentos dentários, material didático e manutenção de instrumentos. Não se têm e não se briga pela conquista de espaços para exposições, concertos, cinema, teatro e literatura.
Cultura não é apenas apreciar a retreta nas festas de dezembro e janeiro , cultura é garantir que estes músicos possam se apresentar o ano inteiro e não apenas em retretas. É fazer eventos que honrem o nosso povo que não é sem cultura, simplesmente o privam dela, por incompetência.
Adones Valença
Artista Plástico