Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 4 de junho de 2011

Hoje é dia de Cristina!

Poema
(Cazuza e Frejat)


Eu hoje tive um pesadelo
E levantei atento, a tempo
Eu acordei com medo
E procurei no escuro
Alguém com o seu carinho

E lembrei de um tempo

Porque o passado me traz uma lembrança
Do tempo que eu era ainda criança
E o medo era motivo de choro
Desculpa pra um abraço ou consolo

Hoje eu acordei com medo
Mas não chorei, nem reclamei abrigo
Do escuro, eu via o infinito

Sem presente, passado ou futuro

Senti um abraço forte, já não era medo
Era uma coisa sua que ficou em mim
E que não tem fim

De repente, a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua que vai ficando no caminho
Que é escuro e frio, mas também bonito porque é iluminado
Pela beleza do que aconteceu há minutos atrás.


Dona Cristina, minha avó materna, se viva fosse, estaria completando hoje, 93 anos!

Com ela aprendi muito, e o poema de Cazuza retrata em muito a nossa história!

Parabéns, mainha, e continua, daí, olhando por mim.

* 04/06/1918

+ 24/04/1978


Boa tarde, Cecília Meirelles! Boa tarde Adilza!

Retrato

"Eu não tinha este rosto de hoje,

assim calmo, assim triste, assim magro,

nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;

eu não tinha este coração que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,

tão simples, tão certa, tão fácil:

Em que espelho ficou perdida a minha face?"

(Cecília Meireles)

terça-feira, 31 de maio de 2011

É pique, é pique. Rá,tim, bum - é aniversário do Secretário!


Lembram do post: Lobos, Hienas e Chacais?
Qualquer coisa é só fazer uma pesquisa aqui no blog que você acha!

Pois é, os chacais, aqueles bichinhos que se contentam com os restos de carniça deixados pelos lobos e pelas hienas, voltam a atacar em Belo Jardim! Tem coisa que só acontece por aqui na Terra do Nunca!

Depois de mais de 40 dias em greve, reivindicando o Piso Nacional do Magistério, os professores de Belo Jardim voltaram às salas de aula na última segunda-feira, foram recebidos pelos chacais dessa administração com a proposta de cada um@ professor@ contribuir com a módica quantia de R$ 15,00 (quinze reais) para a festa de aniversário do Sr. Secretário de Educação, Wilsinho!


É mole, ou quer mais?

Mais de 365 dias se passaram e o ultimo acordo com a categoria não foi cumprido! Mais de 40 dias parado e esse secretário não abriu nenhum canal de diálogo com @s professor@s... merenda de péssima qualidade, falta bancas para os alunos, estudante portador de deficiência auditiva sem apoio qualificado... Essa é a cara da educação em Belo Jardim, e @s trabalhador@s em Educação da cidade, convidad@s a bancar as comemorações de aniversário de uma criatura dessa, e pasmem! Mesmo tendo sido os seus contra-cheques ZERADOS.


E para o Secretário ficar esperto, a categoria oferece uma parte da música de Geraldo Vandré, para ajudá-lo a refletir sobre as suas ações frente a esta secretaria.






"Mas o mundo foi rodando
Nas patas do meu cavalo
E nos sonhos que fui sonhando
AS VISÕES SE CLAREANDO...
ATÉ QUE UM DIA ACORDEI.

Então não pude seguir...

PORQUE GADO A GENTE MARCA
TANGE, FERRA, ENGORDA E MATA
MAS COM GENTE É DIFERENTE.

Na boiada já fui boi...

(Disparada - Geraldo Vandré)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Quem paga as contas do arrependimento?


A cidade de Belo Jardim, é atualmente governada sobre a linha tênue do despotismo. Todos os poderes concentrados nas mãos de uns poucos, sob o comando geral do herdeiro de Mendonção.

A falta de compromisso, sensatez, responsabilidade (com o que é público) do prefeito Marco Coca-cola e sua equipe, vem deixando a população de queixo caído. É um absurdo atrás do outro!

A alta do IPTU, foi só mais um dos itens do pacote de medidas lesivas desse mandato contra o povo. Aqui a moralidade é desrespeitada e boa parte dos recursos públicos escoados para a lata do lixo e outra parte, só o diabo deve saber.

Aqui na TERRA DO NUNCA (não a do Peter Pan, a do NUNCA acontece o que é bom) os senhores gestores se aproveitam da ausência de senso crítico, investigativo e reflexivo da parcela mais carente da sociedade, das mãos amarradas d@s devedor@s de favores e ainda, da omissão explicita da Câmara de Vereadores para praticar o que há de mais errado no tocante ao gerenciamento público.


A individualidade e a certeza da impunidade, fazem com que o prefeito de Mendoncinha, em busca de privilégios para si e para o seu seleto grupo de amigo, esqueça de que foi eleito para representar o povo, a coletividade, e que isso implica em ter responsabilidade com o dinheiro que pertence a esse povo que o elegeu.

Há cerca de sessenta dias, jogou uma bomba na mão de cada belojardinense, um carnê para pagamento do IPTU, tais valores, tão alto, que, quem não conhece a cidade com seus buracos, lixo acumulado, iluminação precária... e vê apenas o valor do imposto pensa numa cidade com ruas cravejadas de brilhante.


O povo reclamou, ameaçou tocar fogo... fomos notícias na blogosfera local e regional, notícia nos jornais mais importantes do Estado... E agora, vem esse prefeito dizer que a SUA EQUIPE errou no cálculo do IPTU, e, se dizendo sensível ao problema, botou a boca no trombone (via carro de som) pedindo desculpas ao povo, e garantindo refazer os valores.

Desculpa é pouco senhor prefeito! Antes dos tais boletos ficarem pronto nem o senhor nem a sua equipe quis ouvir o povo. E com a marca do despotismo fizeram os cálculos do jeito que quiseram, era aquela história "se colar, colou". Pois é, não colou. E agora?

Quem pagará pelas despesas desse outro erro? Por baixo, é uma despesa com mais de 50.000 (cinquenta mil) carnês, afora, outros gastos com a empreitada,

Será descontado dos salários de quem errou, ou é mais dinheiro público, portanto, meu também, que vai direto para o esgoto?


Aqui a lógica é sempre invertida. Os valores são sempre subjetivos moldados à peculiaridades de interesses particulares. Já passa da hora disso acabar.


"Existem vários tipos de luta contra as injustiças, corrupção e esbulho ao patrimônio público. Uma das minhas lutas é essa: Botar a boca no trombone quando as coisas estão erradas."