Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 26 de março de 2011

Reflexões!

"É possível enganar algumas pessoas todo o tempo; é também possível enganar todas as pessoas por algum tempo; o que não é possível é enganar todas as pessoas o tempo todo."

(Abraham Lincoln)




"A primeira vez que você vier mentir e eu acreditar, a culpa será sua. A segunda, será minha."

(Theodor Boehme)

O RACHA no grupo JM e a felicidade de alguns!


Tem uma turma por ai feliz da vida com o possível racha do grupo político liderado por José Mendonça.


Pense num debate útil ao próprio grupo!



Ainda que se possa alegar, divulgar um racha no grupo de JM, na minha opinião isso não passa de conversa fiada, de conversa pra boi dormir.

A verdade é que o grupo está mais unido do que um tridente, onde as três pontas da laça estão agarradas no mesmo cabo e segurada por uma única pessoa.

Ou seja, o mesmo comando para as três pontas da lança!


O debate sobre esse tal racha, tem o objetivo te tapar o sol com a peneira, é com o intuíto de encobrir a pífia administração desse mandato que ai estar, o qual tem à frente o prefeito Marcos Coca-cola, gestor esse que nos foi apresentando e ainda teve a sua candidatura abonada pelos três líderes do Grupo JM - Mendonção, Mendoncinha e João Mendonça.


Se torna muito fácil xingar a janela quando a paisagem não está agradando. E mais fácil ainda transformar um, em GENI quando o Projeto de um grupo está afundando.


Já passa da hora do povo deixar essa questão DE RACHA de lado, e entrar no debate que verdadeiramente nos interessa. É como já disse na postagem anterior. Eles estão falando o que não pensam e fazendo o que não falam!

Por ora, cabe a nós, o povo, focar as nossas forças no que se refere em avaliar, cobrar... o papel do Poder Executivo e do Poder Legislativo, os quais deixam à desejar e muito.

Tá na hora da gente perceber que o discurso d@s vereadores, os quais, têm atacado "sem dó nem piedade" o Poder Executivo, serve apenas para disfarçar/esconder... que não estão exercendo o seu verdadeiro papel. Detonam o prefeito, também, para fugir de suas responsabilidade.


E só pra lembrar:

TODO PODER EMANA DO POVO

Made in Belo Jardim!


O debate prematuro sobre as eleições de 2012 em Belo Jardim, tem rendido muitos comentários e opiniões nas rádios locais e na blogosfera tanto local quanto regional. Por conta disso, muita gente têm cobrado uma posição, um comentário... acerca do assunto aqui nesse blog.



Pois bem, compreendo que esse debate todo não passa de "balão de ensaio", ano que vem é que as coisas rolarão pra valer, muita água, daqui pra lá, rolará por baixo das pontes, e, com certeza, muitos candidatos de hoje serão levados por elas.

Por ora, o povo está apenas sendo testado. Em jogo, está a popularidade dos coronéis da política belojardinense. Esses, choram, apelam, dizem que foram traídos... e, nesse clima de piedade, se lançam candidatos.

Alimentam o debate/boatos, mas se fossem chamados para disputar uma eleição hoje, "passariam sebo nas canelas, e pernas pra que te quero." Porque nem eles nem ninguém se preparou o suficiente. Porque não definiram estratégias. Porque não sabem que cartas colocar na mesa, e, porque, de véspera, quem morre é peru!

Por ora, esse debate não passa de tergiversação. É um debate que nos leva do nada a lugar nenhum. As pessoas consideradas "lideranças políticas" em Belo jardim, estão mais uma vez falando o que não pensam e fazendo o que não falam.

Enrolação, embromação... essa é a política Made in Belo Jardim!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Um talento belojardinense! Oswaldyene Almeida.







A alegria de cores e formas é característica marcante da obra dessa talentosa artista, a qual possui a nítida inspiração em Matisse e traz inovações como a utilização de recorte/adesivos.




[1]

"Com uma técnica refinada de desenhar com tesouras, essa artista estimula o espectador a perceber a cota que lhe pertence no desenrolar do enredo social, através das imagens de seres em constante estado de luta, condição básica que perpassa a história da humanidade".



" Seus matizes, sob a influência de Henri Matisse, enobrecem as situações humanas descrita em sua obra com o uso de cores vivas. Sobre a cor ele escreve: A cor é acima de tudo, talvez ainda mais o desenho, uma libertação. A libertação é o alargamento das convenções, os meios antigos renovados pelas contribuições da nova geração.



Assim sendo, deixemo-nos conduzir pelo recorte da vida que Oswaldyene Almeida nos proporciona nesse momento ao passo que somos observados por ela em nosso exercício de busca constante da nossa essência, humanos que somos."


[1] (Ana Flávia Brazileiro)





Visite também, o site da artista:
oswaldyenealmeida.webnode.com.br



Dia 09/04 um grupo de pessoas sairá de Belo Jardim para visitar a exposição de Oswaldyene Almeida, venha conosco!

Se você tem interesse de embarcar nessa viagem, entre em contato com o blog.

email: accgclio@gmail.com
Telefones:
9698.9561
9845.2112
ou
3726.1031.





Exposição de belojardinense em Caruaru!



A Galeria de Artes Mestre Vitalino, do Sesc Caruaru, abriga até o dia 15 de abril, as obras da artista belojardinense Oswaldyene Almeida.


Vale muito ir lá conferir!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belo Jardim.


O sindicalista José Araújo de Lima, mais conhecido nosso como Araújo do Sindicato, foi conduzido a mais 4 anos à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belo Jardim.


Mais de 500 pessoas entre: trabalhador@s da base, dirigentes sindicais da CUT, FETAPE e CONTAG, lideranças políticas da região, lideranças de Movimentos Sociais e parlamentares, estiveram presente na festa de posse do STR-BJ.

Várias dessas lideranças fizeram parte da mesa de honra na posse, e em suas falas, além das mensagens de êxito para a nova Diretoria, destacaram a importância da luta política partidária, para, junto à luta sindical, colaborar de fato na construção de uma cidade melhor, mais justa e com oportunidades para tod@s. Todas as mensagens foram pautadas em exemplos de vida. No exemplo do trabalhador, torneiro mecânico que se tornou presidente do Brasil, Lula, no exemplo de vida de Manoel Santos, agricultor de Serra Talhada que iniciou sua vida política no Movimento Sindical, foi presidente da FETAPE e hoje é Deputado Estadual por Pernambuco e o único representante de fato d@s agricultor@s e foi eleito com a força da base.





Junto com a posse, foi comemorado também o aniversário de 39 anos do Sindicato, estiveram presentes e foram homenageados a 1ª secretária e o primeiro presidente da entidade, D. Dôra Casé e o Sr. José Campos, este, durante todo esse tempo, nunca se afastou das atividades sindicais, e na sua fala (muito emocionada) disse que apesar de estar com 88 anos, não pretende se afastar da luta d@s trabalhador@s rurais, falou das dificuldades de quando iniciou os trabalhos, e do orgulho de acompanhar todas as mudanças da sociedade, se há anos atrás o sindicato não poderia sequer falar de política partidária, hoje esse assunto deve fazer parte das discussões, pois a política sindical e a política partidária caminham juntas e se completam.



Na oportunidade, o Presidente José Araújo, aceitou o convite do presidente do PT em Belo Jardim, Bruno Galvão, e assinou a ficha de filiação partidária, a qual, num ato simbólico foi abonada pelo Líder do PT na Assembléia Legislativa, o Deputado Manoel Santos, Adilza Silva, membro do Diretório Estadual e pelos vários petistas que estiveram na festa: Antonio Cavalcante, Josenildo Cordeiro, Paulo Paiva, dentre outr@s.

Na sua fala, Araújo fez um relato das dificuldades d@s Trabalhador@s rurais em Belo Jardim, em todas as áreas e serviços e se colocou a disposição da sua base sindical em todos os sentidos, tanto na luta sindical como na luta partidária, no que foi aplaudido de pé pelos presentes.


Desenha-se ai, uma nova candidatura para a disputa das vagas da Câmara Municipal!


Os nossos parabéns e o desejo de êxito para a nova Diretoria do STR-BJ

Seja bem vindo ao Partido do Trabalhadores, companheiro Araújo!


"... Somos nós que fazemos a vida/Como der ou puder ou quiser."
(Gonzaguinha)



Dia Nacional de Luta contra o Preconceito Racial

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação
pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública"

O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.

Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.

Aproveite esta data para refletir!


Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br