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BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 19 de março de 2011

Luz acesa ao meio dia!

A cidade de Belo Jardim, acordou hoje com muito barulho. Ao som dos carros de propaganda da prefeitura, anunciando a boa nova:


"Mendonça Filho, trás para cidade 07 ônibus para o transporte escolar".

As pressas, desci as escadas da minha casa, fui pra calçada e fiquei esperando a distribuição dos brindes. Pensei eu, que junto com a notícia a prefeitura fosse também entregar ao povo, um nariz vermelho, aqueles que os palhaços usam. Pois é, só faltou isso.


É verdade sim, a Prefeitura Municipal de Belo jardim, adquiriu 07 (número segestivo este, não?) sete ônibus para o transporte escolar. Isso é fato!

O Prefeito Marco Coca-Cola e o Secretário de Educação Wilsinho Mergulhão, só esqueceram de acrescentar na propaganda (acho que foi a pressa para o almoço na fazenda de Mendonção rsrs) que a tal frota foi comprada através do Programa Federal - CAMINHO DA ESCOLA, o qual foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte de estudantes e ainda, contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola de estudantes matriculad@s na educação básica da zona rural.

Este Programa - Caminho da Escola - desde a sua criação em 2007 até janeiro de 2011, já havia atendido 3.826 cidades com a aquisição de 12.091 ônibus, estes, totalmente equipados com aparatos de segurança e adaptados para portador@s de necessidades especiais.

O sr. prefeito esqueceu ainda, de anunciar que recebeu para esse fim (compra dos ônibus) do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a "bagatela" de R$ 1.353.330,00 (Hum milhão, trezentos e cinquenta e três mil e trezentos e trinta reais) no dia 02 de julho de 2010, e a contrapartida da prefeitura, foi a "exorbitância" de R$ 13.670,00 (treze mil seiscentos e setenta reais).

Agora, se foi mesmo Mendoncinha que precisou intermediar tudo isso, tá ai a prova cabal de que esta gestão é prá lá de ineficáz... Pois basta acessar o site do FNDE - http://www.fnde.gov.br e lá qualquer gestor público, que tenha compromisso de fato com a qualidade de vida e respeito pelas pessoas, vai encontrar todas as informações necessárias à adesão ao programa, só pra exemplificar: no link Resoluções 2007 a 2010, com apenas um clic, qualquer prefeito encontra os modelos que vão desde o Termo de Adesão até modelos de simples ofício. E ainda, se a equipe não compreender o que tem escrito por lá, pode telefonar e tirar dúvidas, lá econtra-se também os números de telefone.

Mas, o melhor de tudo isso, Sr. Prefeito, Sr. secretário, é que lá nesse mesmo endereço eletrônico, qualquer cidadão, qualquer cidadã pode acompanhar os repasses, convênios... da sua cidade.

Já se foi o tempo em que os poderes constituídos é que eram donos das informações. Hoje acompanhamos tudo e em tempo real.

Talves, as informações tenham saído pela metade pra fazer um agrado as "lideranças" políticas que resolveram almoçar aqui na cidade. Se foi esse o motivo, acenderam a luz em pleno meio dia!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Inclusão Social

A inclusão d@ alun@ surdo no ensino regular é determinante para o seu desenvolvimento enquanto partícipe de um contexto sócio-cultural, pois valida o comprometimento do real propósito escolar.

Senhor Secretário de Educação, senhor@s diretor@s, a perda auditiva, acarreta, pouca ou nenhuma socialização com as pessoas ouvintes e, portanto, ess@s alun@s portador@s dessa deficiência, necessitam sim de intervenções pedagógicas, familiares e sociais e sociais para ser agradável, necessária e socializadora sua participação com o mundo que o cerca.

Falo com propriedade, pois além de ser educadora, tenho na minha família uma pessoa com esse tipo de deficiência.
Se faz necessário, senhor secretário, todo um trabalho dessa instituição, no sentido de incentivar e mobilizar o quadro funcional d@s trabalhador@s em Educação do município de Belo Jardim para o compromisso de adequar-se metodologicamente para com este/a alun@, criando alternativas de fazê-l@s ingressar e permanecer no ambiente escolar de forma participativa. Isso sim é incluir, é cumprir as leis.

Para resolver os desafios da inclusão social nas escolas de Belo jardim, é preciso levar em conta a ampla diversidade das caracteristicas e necessidades d@s alun@s, é preciso reconhecer que a base da nossa sociedade está fundamentada no multiculturalismo e que isso exige de suas instâncias capacidade de identificar a diversidade do seu contexto para dar respostas aos diferentes interesses, desejos e necessidades de seus sujeitos.


Vamos deixar de ver essas crianças/ adolescentes apenas como estatísticas que engordam as verbas do Fundeb.


Para refletir!





"Não há nada mais duro do que a suavidade da indiferença."

Juan Montalvo
Educador e jornalista - equatoriano

A Secretaria de Educação "faz ouvidos de mercador" às necessidades especiais de estudantes!

Resquícios do pensamento filosófico de Aristóteles (335 - d.C), ainda tem seus adeptos nos dias atuais, eles residem na Secretaria de Educação Municipal de Belo Jardim.

O filósofo, àquela época, acreditava que o pensamento era desenvolvido por meio da linguagem e da mesma com a fala, Desse modo, por que se preocupar com o desenvolvimento e/ou ensino/aprendizagem de surdos?

No entanto, esse pensamento foi contrariado já no período do Humanismo Renascentista, e de lá pra cá, bote tempo nisso. E bote avanço nessa questão!

Hoje, as leis que regulamentam a educação de alun@s com necessidades especiais têm evoluido a passos largos.

A Costituição Federal, apresenta no seu capítulo III: "Art.208 - O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: " - Inciso III - "Atendimento especializado aos portadores de deficiência na rede regular de ensino."

No mesmo patamar da Constituição, outras leis federais e estaduais foram criadas visando o objetivo da INCLUSÃO, a exemplo da LDB - Lei de Diretrizes e Base, em seus artigos 58,59 e 60.

O ECA - Estatuto da Criança e do Adolescentes determina no seu artigo 53 - " Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola." e o artigo 54, diz: "Oferecer atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência."

Belo Jardim parece ser uma terra sem lei! A Secretaria de Educação vem contrariando tudo isso, as aulas já começaram há cerca de 4 meses, e mesmo assim alun@s SURDOS não têm nenhuma assistência educacional/metodológica, neste sentido. Desde que começaram as aulas do Castelinho que mães e pais, preocupados com o desenvolvivento educacional de seus/suas filh@s reivindicam o serviço. Para os quais, toda a sorte de desculpas já foi dada pela secretaria.

Ontem, um grupo de pais/mães procurou mais uma vez a secretaria de Educação, ouvindo o seguinte: "_ Não tenho o que fazer, se vocês estão achando ruim, procurem os seus direitos." Da boca de um dos Diretores.

Cansad@s de tanta chacotas, desculpas esfarrapadas e grosserias, esse grupo saiu da Prefeitura com destino ao Ministério Público, lá fizeram a denúncia, e ouviram da promotora que a Secretaria de Educação de Belo Jardim será chamada ao MP para dar uma solução ao problema.

Na Escola Castelinho, existem alun@s portadores de surdez em quase todas as séries do Ensino fundamental.

Esse blog parabeniza a iniciativa desse grupo!

Conhecer seus direitos, os caminhos de acesso à justiça, e as ferramentas disponíveis para concretizá-los é o primeiro passo para garantia do regime democrático e do estado de direito.


Sábado: a maior lua cheia dos últimos 20 anos!

Preparem-se, amantes da lua!

O mundo está prestes a presenciar a aparição da maior lua cheia das duas últimas décadas. No dia 19 de março, próximo sábado, este satélite natural vai chegar ao ponto mais próximo da Terra. A lua cheia aparecerá mais exuberante do que o usual na noite celeste, atingindo o ponto máximo de um ciclo, conhecido como ‘Perigeu Lunar’.


É esperado um espetáculo visual quando a lua se aproximará da Terra a uma distância de 221,567 milhas da órbita – chegará mais próxima do nosso planeta desde 1992.


A lua cheia poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa, especialmente quando nascer no horizonte do oriente ao pôr-do-sol ou em condições atmosféricas bem favoráveis.


Fonte: http://shakyamuni.net.br