Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 19 de março de 2011

Luz acesa ao meio dia!

A cidade de Belo Jardim, acordou hoje com muito barulho. Ao som dos carros de propaganda da prefeitura, anunciando a boa nova:


"Mendonça Filho, trás para cidade 07 ônibus para o transporte escolar".

As pressas, desci as escadas da minha casa, fui pra calçada e fiquei esperando a distribuição dos brindes. Pensei eu, que junto com a notícia a prefeitura fosse também entregar ao povo, um nariz vermelho, aqueles que os palhaços usam. Pois é, só faltou isso.


É verdade sim, a Prefeitura Municipal de Belo jardim, adquiriu 07 (número segestivo este, não?) sete ônibus para o transporte escolar. Isso é fato!

O Prefeito Marco Coca-Cola e o Secretário de Educação Wilsinho Mergulhão, só esqueceram de acrescentar na propaganda (acho que foi a pressa para o almoço na fazenda de Mendonção rsrs) que a tal frota foi comprada através do Programa Federal - CAMINHO DA ESCOLA, o qual foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte de estudantes e ainda, contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola de estudantes matriculad@s na educação básica da zona rural.

Este Programa - Caminho da Escola - desde a sua criação em 2007 até janeiro de 2011, já havia atendido 3.826 cidades com a aquisição de 12.091 ônibus, estes, totalmente equipados com aparatos de segurança e adaptados para portador@s de necessidades especiais.

O sr. prefeito esqueceu ainda, de anunciar que recebeu para esse fim (compra dos ônibus) do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a "bagatela" de R$ 1.353.330,00 (Hum milhão, trezentos e cinquenta e três mil e trezentos e trinta reais) no dia 02 de julho de 2010, e a contrapartida da prefeitura, foi a "exorbitância" de R$ 13.670,00 (treze mil seiscentos e setenta reais).

Agora, se foi mesmo Mendoncinha que precisou intermediar tudo isso, tá ai a prova cabal de que esta gestão é prá lá de ineficáz... Pois basta acessar o site do FNDE - http://www.fnde.gov.br e lá qualquer gestor público, que tenha compromisso de fato com a qualidade de vida e respeito pelas pessoas, vai encontrar todas as informações necessárias à adesão ao programa, só pra exemplificar: no link Resoluções 2007 a 2010, com apenas um clic, qualquer prefeito encontra os modelos que vão desde o Termo de Adesão até modelos de simples ofício. E ainda, se a equipe não compreender o que tem escrito por lá, pode telefonar e tirar dúvidas, lá econtra-se também os números de telefone.

Mas, o melhor de tudo isso, Sr. Prefeito, Sr. secretário, é que lá nesse mesmo endereço eletrônico, qualquer cidadão, qualquer cidadã pode acompanhar os repasses, convênios... da sua cidade.

Já se foi o tempo em que os poderes constituídos é que eram donos das informações. Hoje acompanhamos tudo e em tempo real.

Talves, as informações tenham saído pela metade pra fazer um agrado as "lideranças" políticas que resolveram almoçar aqui na cidade. Se foi esse o motivo, acenderam a luz em pleno meio dia!

2 comentários:

josenildo disse...

Isso é uma vergonha omitir o verdadeiro pai da obra, que é o Governo Federal.

Danielle disse...

... Observações muito pertinentes como sempre companheira Adilza!!!!