Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Gestantes continuam sendo transferidas na hora do parto!



Na atualidade, além de muitas outras questões pertinentes, engravidar é conhecer de fato o lado cruel do descaso com a saúde pública.

E dar a luz, ah! Isso tornou-se uma façanha. Não só pela precariedade nas relações: obstetra/parturiente/hospital, mas, especificamente, pela crueldade de não saber ao certo o local/cidade onde será realizado o parto. Na totalidade dos casos, essas informação, contrariando a lei "11.634/2007, que dispõe sobre o direito da gestante ao conhecimento e a vinculação à maternidade onde receberá assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS", só acontece quando a gestante entra em trabalho de parto.

Desde outubro de 2009, que esse blog vem denunciando esta questão.

No entanto esse é um problema maior do que Belo Jardim!

Há cerca de 15 dias, li no jornal do Commércio, seção de "Cartas à Redação", os questionamentos de um pediatra que atende na cidade de Pesqueira, ele questionava o fato de que todas as crianças atendidas por ele naquele dia, apesar de morar na cidade, tinham nascido na cidade de Vitória.

Ontem, assistindo o ABTV, 2ª edição, vi uma reportagem sobre o tema, em relação a cidade de Caruaru que faz o mesmo com as suas gestantes.

Que mistério é esse?


Porque a cidade de Vitória tem condições de atender suas gestantes e mais as gestantes da região?


Será que as cidades do Agreste fizeram um consórcio público de saúde e a população não sabe?


Alguém terá que responder por tamanho descaso e indiferença com o ser humano. Falta de verbas com certeza não é. É sim, de má gestão com os recursos públicos.



Com a palavra: As Secretarias competentes - Saúde e da mulher; os Conselhos: da Criança e do adolescente e o de saúde; @s vereador@s; Prefeitos!


E é exatamente contra isso que devemos estar atentos e agir!

Nenhum comentário: