Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

E o "progresso" chega a Belo Jardim!


Este foi o estado em que ficou uma das salas de aula do Ceebeja, Escola de Referência de Belo Jardim, depois que foi atacada por vândalos, na última quarta-feira, 08/12, feriado municipal.

Isso tem acontecido com várias escolas da cidade. É só acompanhar os boletins de ocorrência que são publicados no mais diversos blogues, e diariamente no Paredão do Povo/blogspot.
O destaque aqui se dá porque a escola é vizinha da Delegacia de Polícia e também do prédio onde funciona a Secretaria de Ação Social.



Até quando as escolas ficarão entregues à sua própria sorte? Quando é que os órgão competentes: Secretaria Educação do Estado/governo... indicarão vigias para estes locais?
Dia 08/12 foi uma das salas, amanhã o prejuízo poderá ser maior!
Melhor prevenir do que remediar!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

II Encontro dos Filhos Ausentes de Belo Jardim! (3)



Pra mim, a festa trouxe, além da alegria/nostalgia dos "velhos/bons" tempos, uma enorme saudade dos muitos amigos que não puderam está presente, d@s que saíram daqui por falta de oportunidades de emprego. Dos que sairam de Belo Jardim pela falta de investimentos no que se refere ao desenvolvimento econômico e social da cidade. E são est@s, @s que mais sentem saudades de nossa terra!
Senti também, uma profunda tristeza pelos que vieram e não puderam rever/matar saudades do nosso patrimônio cultural/material... do velho cinema de Arcanjo (Cine Teatro Brasília); do Abrigo de Zé Ramos (Abrigo Monte Carlo); do Teatro Diná de Oliveira... do mobiliário e imagens da Igreja Matriz ... e tantas outras.
Só nos resta torcer para que essa festa não se perca no tempo como tantas outras e ainda, que o cuidado que a Prefeitura teve na organização do evento, possa ter com o que nos resta.
Há cerca de 20 anos, nós belojardineses só temos perdido. Tá na hora de reverter esse quadro! Tá na hora de começar a organizá-la para os que aqui insistem em ficar, e para apresentar aos "ausentes" já no III Encontro/2012.

II Encontro dos Filhos Ausentes de Belo Jardim! (2)


Reencontrei muita gente que fez parte da minha história de vida: ex-professoras... nas conversas que tive, pude perceber outros significados para a palavra saudade!
Entendi nas muitas falas, que saudade, é andar/viver em outras terras e de repente suspirar por um pirão do Bar do Peixe; por uma carne de sol de seu Erasmo (hoje de Fifi); por assistir um filme qualquer no cinema de Arcanjo; por uma roda de ciranda no largo da Siqueira Campos, em frente a venda de seu Oscar, por um picolé de morango da Sorveteria Flan...
Isso se dá porque somos resultado de vivência que nos moldaram. Marcas indeléveis tão definitivas quanto as nossas rugas. E perdidas certas experiências, queda o vazio. Nele brota a saudade. A volátil tentativa de preencher o que já não é e nem há, no entanto se faz presente pela memória.
Reencontrei também, aqueles/as que navegam ao sabor de ventos que os conduzem para onde não querem ir. Esses/as têm saudades da coragem e da liberdade que não ousam e, no entanto, aspiram. Est@s têm saudades de si mesmos.
Cada aperto de mão, cada abraço... vinha carregado de histórias, lembranças, casos e causos...

II Encontro dos Filhos Ausentes de Belo Jardim! (1)

A vida é feita de mudanças! E, se é bom fazer novas amizades, melhor ainda é reencontrar velhos/as amigos/as!



Os reencontros nos trazem sensações inexplicáveis. Também, pudera! Como explicar o regresso ao passado, que se faz tal qual passageiro de uma máquina do tempo nos tornando outra vez criança, outra vez adolescente...
Os reencontros são assim, sepre cheios de saudades e "saudade é a nostalgia de um bem. A evocação de uma felicidade real ou imaginária."
Os reencontros, trazem na mala, a saudade de bons momentos da infância, dos arroubos da juventude... dos grandes amores e de outros tantos amigos e amigas que o jogo da vida nos fez perder de vista.
A festa do dia 07/12, se deu nesse clima de alegria/nostalgia/saudade...
Parabéns aos organizador@s da festa: Lourdinha Mergulhão, Flávio Passos, Joelma Gomes... enfim, a Prefeitura de Belo Jardim, responsável pelo evento.

domingo, 5 de dezembro de 2010

A nova reforma do Calçadão tem nome,sobrenome,número e lema!


A derrubada dos "bolos de noiva" do Calçadão (área de lazer da Rua João Pessoa), é o retrato da incompetência!
Aquilo lá tem RG:
nome: Marco - sobrenome: Coca-cola
N°: 25
Lema: Modelo DEM de governar.
Aquilo lá tem tamém, cheiro! E o cheiro exalado daquela coisa, é um misto de vício e gerenciamento deficiente.
Senhor@s gestor@s, construir requer planejamento e conhecimento técnico. Isso é fato. E quem sabe fazer isso são arquitet@s, engenheir@s, desenhistas, orçamentistas... e acreditem de uma vez por todas: o que se gasta com ess@s profissionais se transforma em lucros aos cofres públicos. São obras resistentes, duradouras...
Para construir, não basta ser a primeira dama da indústria!
Não basta ter viajado o mundo todo e por lá ter visto as grandes obras e os grandes monumentos!
Não basta ser um bom professor de geografia, mesmo que esse professor saiba de cor o que seja espaço geográfico... paisagem natural ou modificada pela humanidade!
Se faz necessário muito mais! Repito: é preciso o conhecimento técnico. É preciso saber projetar... e é imprescindível saber/entender/compreender - e diferenciar o que é público e o que é privado.
O dinheiro que vocês estão jogando fora (será?) com estas reformas todas num mesmo local, é meu, é do povo de Belo Jardim, é portanto, PÚBLICO.
E eu quero acreditar que, quem não sabe fazer essa diferença é incompetente, porque se não for esse o caso... aí a coisa tá pior. Aí o buraco é mais embaixo!
Será que o prefeito Marco Coca-cola, ou secretários/as responsáveis por essa obra, fariam em suas propriedade privadas algo similar?
Não minha gente! Com certeza não!
É preciso reagir!
É preciso e urgente que nós comecemos a exercer a nossa cidadania!

O CALÇADÃO entra novamente em reforma!


Eita que agora dá pra entender tudo! Pense numa confusão que tava na minha cabeça! (kkk)


01. 1.300 funcionários (contratados) demitidos!
02. Outros tantos funcionários com os seus salários reduzidos!
03. No hospital a maior fartura: "farta" até lençol para as camas!
04. Os PSF's fechando as portas por falta de servidores!
05. O transporte escolar deixando suas atividades por falta de pagamento!
06. Professor@s ameaçando entrar em greve porque não recebem o piso salarial!
(Vou parando por aqui. E sei que vocês leitor@s, enumeram 25 dúvidas desse tipo)

Ô minha brava gente belojardinense, tudo isso pra economizar! Pra juntar um dinheirinho e FAZER NOVA REFORMA NO CALÇADÃO!

Não deu tempo de fazer nem o aniversário de 1 ano daquela ca... calçada, e já estão derrubando. E o pior, esqueceram de dizer a quem foi derrubar, que aquilo não era tijolo, era uma manilha de concreto. Pense num sofrimento para quem estava derrubando.

Não dá mais pra aguentar tanta burrada, pra não dizer outra coisa!


É Natal.. É Natal...!

Andando pelas rua da minha cidade, fico lembrando do filme "O Auto da Compadecida" numa cena onde João Grilo e Chicó, conversando, lembram de uma promessa feita pelo segundo, pagar, com todo o dinheiro que tem, uma promessa feita a uma santa.
Lembro propriamente da fala de Chico, feito doido, com as mão na cabeça, repetindo:
"fica rico... fica pobre...fica rico...fica pobre" . Quem viu o filme com certeza vai lembrar.
E o que tem isso com o Natal e com Belo Jardim?
É só dar uma olhada na foto abaixo!

tô rica: fonte blog da SADS (Sec.Ação Social).
Tô pobre: arquivo pessoal. novinha tirada hoje as 15h00.

Siqueira Campos (centro da cidade)! Tô rica! Parece Natal europeu!
Nas imediações do Lar de Níkolas, é assim: esgoto a céu aberto. Lixo. Escuridão! Tô pobre!
E pasmem! Esse esgoto é vizinho do prédio onde funciona a SECRETARIA DE SAÚDE!
É mole ou quer mais?

Mais um Jornal! Maravilha!!!!!!!!!


Parabéns ao Verador Valdemir pela iniciativa!
Só de ver a foto da capa, já fui gostanto! O Jornal já veio realizando uma das minhas vontades: fotografar esta "grande obra de arte" que "enfeita" uma das entrada da nossa cidade.
Eu, com a minha máquina chinfrin, e o meu modelo capenga de fotografar nunca consegui o registro da obra completa.
Só falta agora o jornal decifrar o "enigma da obra"!
Ela já foi finalizada, ou é mais uma obra pública parada?