Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 11 de setembro de 2010

Para um amigo que adora deixar comentários nas postagens do blog!

A Natureza Das Coisas

Santanna

Composição: Accioly Neto

Ô chá, lá, lá, lá, lá
Ô chá, lá, lá, lá, lá

Se avexe não...

Amanhã pode acontecer tudo
Inclusive nada.

Se avexe não...
A lagarta rasteja
Até o dia em que cria asas.

Se avexe não...
Que a burrinha da felicidade
Nunca se atrasa.

Se avexe não...
Amanhã ela pára
Na porta da tua casa

Se avexe não...
Toda caminhada começa
No primeiro passo
A natureza não tem pressa
Segue seu compasso
Inexoravelmente chega lá...

Se avexe não...
Observe quem vai
Subindo a ladeira
Seja princesa, seja lavadeira...
Pra ir mais alto
Vai ter que suar.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

BeloJardim -82 anos! Reflexões de aniversário (05)


Dia após dia, vamos perdendo os nossos espaços, em todas as áreas, para muitas outras cidades, as quais crescem social e economicamente a olhos vistos.

Várias fábricas de grande e médio porte já passaram por aqui (de macarrão, de doces...)

A nossa produção agrícola de frutas já atraiu grandes empresas, a exemplo da Palmeiron, e hoje até a banana que entra na nossa casa vem de fora, vem de outras cidades, e periga até ela pegar a estrada rumo à região do São Francisco.

Já fomos os maiores produtores de alho e cenoura da região...

No passado, tivemos dois cinemas, um teatro, três clubes sociais...

Pois é, faltou esse tempo todo, incentivo da gestão pública tanto no campo quanto na cidade, e não foi por falta de “representação” política não já houve época em que tivemos dois deputados federais eleitos à custa do eleitorado de Belo Jardim. Né mole não!

Você que está lendo isso, poderá até dizer que os cinemas da cidade pertenciam ao setor privado. Eu concordo, porém, quando estas pessoas precisaram, se desfazer desses bens a gestão pública pouco se interessou em transformá-los em patrimônio público, mas isso não é tudo, o governo federal, Ministério da Cultura, tem o Programa MAIS CULTURA, e dentro desse o “Cine Mais”, o qual disponibiliza para as cidades CINEMA, temos algum por aqui? Não, não temos!No entanto, a Secretária de Cultura da nossa cidade, teve uma das suas Fundações agraciada com um cinema desses e ainda foi notícia nos vários veículos de comunicação do Estado.

Não é estranho que uma Secretaria de Cultura consiga uma doação dessas para uma Fundação e não para o Município?

E ai: vamos chegar ao centenário da cidade brincando de fazer política, no jogo/jugo desses dois grupos políticos?

Vamos continuar criando nossos filhos para depois jogá-los em outras cidades em busca de emprego?

Ou vamos “arregaçar as mangas”, “sacudir a poeira” e começar nossa luta na busca de políticas públicas que valorizem o bem estar das pessoas?

O pontapé inicial pode ser dado em 03 de outubro, confirmando nomes que possam nos representar de fato, e não apenas isso, nomes que possam discutir/debater conosco os nossos anseios, as nossas necessidades. Votando em candidatos que se preocupam em resolver questões do coletivo.

Uma cidade melhor é responsabilidade nossa!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

BeloJardim -82 anos! Reflexões de aniversário (04)


Vejamos alguns dados do TSE, sobre os resultados eleitorais de Belo Jardim nas duas últimas eleições - 2002-2006


1. O candidato do PTB obteve 39% e 50% respectivamente, dos votos válidos da cidade e não foi eleito. Ficamos sem o "salvador da pátria", ficamos sem o "representante da terra",ou seja, ficamos a ver navios.

2.O candidato do DEM, obteve 34% e 35% respectivamente, dos votos válidos de Belo Jardim, e foi eleito. Que bom! Bom pra quem? Foi este senhor, de fato representante do povo pernambucano? Representou os interesses da nossa cidade? Não, sinceramente não foi. Resolveu/ajudou alguns dos seus correligionários e ponto final.



Eita, quase ia esquecendo: esse "nosso representante" apresentou na Assembléia Legislativa um Projeto de Lei para transformar a nossa Festa de Redenção em Patrimônio Cultural do Estado, no entanto, aqui na cidade, o grupo político que ele pertence vem colaborando com a morte dessa festa, acho que eles ainda não entenderam que atualmente o turismo é uma grande opção para a geração de emprego e renda.


3. A candidata do PT,Teresa Leitão,obteve menos de 1% dos votos válidos de Belo Jardim, nas duas eleições. Foi eleita em 2002 e reeleita em 2006, sendo nos dois mandatos uma deputada atuante no que se refere a defesa da qualidade de vida do povo pernambucano. Isso é fato.


Pois bem:

a) Esses resultados nos mostram que política se faz com objetivos, propostas,visão de futuro e perspectiva de ampliação. E ainda, que o movimento eleitoral não nasce em Belo Jardim. Que as atitudes/ações não saem daqui para o resto do Brasil,pensar assim é prepotência.


b) Que não basta ser "da terra", ou pertencer a um desses dois grupos para gente depositar confiança e transformá-los em nossos representantes.



Quem define a qualidade de um mandato é o projeto social/econômico que irá conduzir opaís,que cada candidato abraça. Por trás de uma carinha bonita, de um "filho da terra", tem sempre um projeto político, pense nisso!



É chegada a hora de acabar com esse nosso "modo papagaio de ser" e parar de sair repetindo pelos quatro cantos da cidade que só quem tem voto são esses dois grupos,tá na hora da gente avaliar se vale a pena, eleição após eleição um monte de votos irem para o lixo ou porque o candidato perde ou porque ganha e não nos representa.


Tá na hora da gente refletir sobre o modelo de cidade que queremos,ou vamos querer chegar ao centenário da cidade neste marasmo de hoje:

Sem emprego para os nossos filhos

Sem lazer

Sem educação de qualidade


Sem,sem,sem...


Se a gente não cuidar Belo Jardim chega aos 100 anos assim


www.BeloJardim.SEM.br



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

BeloJardim -82 anos! Reflexões de aniversário (03

Dois casos/dois grupos políticos/As mesmas vítimas!


Esses dois casos, nos servirão de parâmetro para confirmar a nossa opinião sobre os dois grupos políticos da nossa cidade.



Em 1988, a nossa Constituição Federal foi promulgada, e dizia que, a partir daquela data, ninguém mais poderia ingressar no serviço público sem concurso.

A priori, foi um balde de água fria na cabeça dos "coronéis da política", já que esses, tranformavam os órgãos públicos em verdadeiros cabides de emprego para se manter no poder.

Refeitos do susto, esses mesmos coronéis, inventaram outras formas de burlar a lei e continuar apadrinhando seus eleitores em troca de votos. Criaram as Associações Beneficentes, entidades que passaram a receber dinheiro da prefeitura (e muito dinheiro por sinal) para prestar serviço a ela.


Aqui em Belo Jardim, na década de 90, foi criada a ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO SEBASTIÃO. Que funcionava assim:

1. A Prefeitura repassava verbas publicas para essa Associação;

2. Essa Associação contratava os seus correligionários (ôpa - seus funcionários) e os colocavam a disposição dos vários setores da Prefeitura;

Tudo isso sem precisar de concurso, é claro!

E o negócio foi crescendo, crescendo a tal ponto que o Tribunal de Contas bateu em cima, as verbas repassadas foram diminuindo, resultado, mais de 400 servidores/trabalhadores, do dia para a noite, perderam seus empregos. PAIS E MÃES DE FAMÍLIA DESEMPREGAD@S!

Consequências desse caso: 90% dessas pessoas recorreram a justiça do trabalho para garatir seus direitos trabalhistas. A justiça deu ganho de causa a tod@s,e mandou a conta para a Prefeitura, pois entendeu ser ela responsável por ess@s trabalhador@s.

E como Prefeitura não tem dinheiro, o dinheiro que entra lá é nosso, nós é que acabamos "pagando o pato" ainda hoje existe dívida a ser paga.


Em 2000, a Prefeitura passa a ter outros "donos", ganharam na disputa democrática, isso é verdade, porém, com as mesmas promessas: Criar empregos para as pessoas! E num é que a promessa foi cumprida! Só que a custa de muita desgraça, ao invés de criar projetos de geração de emprego e renda, botaram para fora da prefeitura mais de 400 servidor@s públicos. PAIS E MÃES DE FAMÍLIA, DESEMPREGAD@S! Para no lugar deles acomodar os seus eleitores.É Mole?


CASO I - Mais de 400 pessoas demitidas da Associação Beneficente São Sebastião/Prefeitura;

CASO II - Mais de 400 servidor@s públicos, efetivos, indisponíveis para o serviço público.



Pelo amor de Deus, me respondam:

Qual a diferença nesses casos?


Pois é:

São farinha do mesmo saco!

Banana do mesmo cacho!


Até quando vamos ser cumplices desses desmandos?


Tá na hora da gente entender que quando eles dizem...

E DÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ-LHEEEEEEEEEEEE FULANO


QUEM RECEBE A BORDOADA É O POVO/SOMOS NÓS!



BeloJardim -82 anos! Reflexões de aniversário (02)

Dois grupos dominam a política local,e para garantir esse domínio,sobem há mais de 40 anos em palaques diferentes (começaram juntos ,no mesmo palanque, lembram?).

São rivais, mas falam a mesma lígua, defendem os mesmos interesses e agem do mesmo modo.

Cada um é dono de uma emissora de rádio (de fato, dois palanques eletrônicos que funcionam os 365 dias do ano com uma programação que são verdadeiros comicicios). Lá a linguagem é a mesma, bem como a leitura que se faz da conjuntura política municipal. Se colocam como salvadores da pátria, que só eles têm cacife para nos representar, jogam para a população que o avanço de Belo Jardim começou com a chegada deles no cenário político. Ledo engano, o nosso atraso começou quando esse tipo de política foi impLantada por aqui.

E ai eu te pergunto:

Essa polarização da política belojardinense, serve aos interesses da população, ou serve apenas aos interesses desses dois senhores?

É chegada a hora de fazermos uma reflexão mais efetiva/racional sobre as questões da nossa cidade.

O que queremos?
O que é melhor para as pessoas?

BeloJardim -82 anos! Reflexões de aniversário (01)

Durante anos temos visto o nosso município entregue a "ícones" da política local, que não têm correspondido com o papel que lhes foi repassado - representar os interesses da população belojardinense, assim como a do Estado por inteiro, na Assembléia Legislativa e na CâmaraFederal.

Muito tempo tem se passado,sem que haja mudanças significativas no cenário político local, sem que haja melhorias reais para apopulação.

O que existe de fato em nossa cidade é o conflito de dois grupos rivais que têm os mesmos interesses e defendem as mesmas causas. São rivais apenas, na briga por espaço de poder, e em conjunto e de comum acordo, deixam de lado o principal de um objetivo político que é o bem estar do povo.

E isso tem acelerado o atraso econômico e cultural da nossa cidade.

Neste 11 de setembro temos pouco ou quase nada para comemorar!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Intercom Nacional - Um belojardinense esteve lá!


O belojardinense Anderson Morais participou neste último final de semana do Intercom Nacional realizado em Caxias do Sul. E pasmem, não foi como mero visitante não, ele esteve lá representando a Região Nordeste como estudante de jornalismo daFAVIP.

Esse jovem vem se destacando na área de Jornalismo e já ganhou muitos prêmios com as suas publicações e tem sido notícias em vários veículos de comunicação: do Jornal Vanguarda de Caruaru até a Rede Globo Nordeste!

Neste Congresso ele está apresentando um dos seus trabalhos mais premiados, na categoria "artigo" (Produção em Jornalismo Opinativo).

Na EXPOCOM Nordeste ele nos trouxe o trófeu de 1º Lugar, e essa blogueira aqui acredita que ele trará também o1º Lugar da INTERCOM.


Parabéns Anderson,é de jovens assim que o Brasil precisa!

É a campanha que não para!


Grande carreata da Frente Popular demonstra a força de Teresa Leitão e Pedro Eugênio em Itamaracá!



A Frente Popular de Pernambuco promoveu neste domingo (09/05) a maior carreata da campanha até agora, percorrendo até às 13h de ontem quatro municípios do Litoral Norte. Ao lado dos candidatos ao Senado Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB) estavam os deputados estadual Teresa Leitão (13613) e o federal Pedro Eugênio (1314). O governador Eduardo Campos desfilou por 33 quilômetros em cima de um caminhão e depois fez um discurso no bairro de Caetés I.

O percurso começou na praia de Jaguaribe, em Itamaracá, e passou por Itapissuma, Igarassu e Abreu e Lima. Eduardo chegou à concentração pouco depois das 11h e juntou-se a deputada estadual Teresa Leitão, ao deputado federal Pedro Eugênio e ao prefeito de Itamaracá, Rubens Catunda. O trio acompanhou a carreata até o bairro de Caetés I, em Abreu e Lima, onde a majoritária discursou para os presentes.

domingo, 5 de setembro de 2010

Um mandato à serviço do povo!



Uma campanha eleitoral verdadeira se faz com debate político e propostas. Foi o que aconteceu na plenária da juventude que apoia a reeleição da deputada estadual Teresa Leitão na tarde deste sábado (04/09). Com a presença de mais de 200 jovens do PT, Juventude Católica, ONGs, quadrilhas juninas e diversos outras 'juventudes', a deputada Teresa Leitão ouviu a leitura de um manifesto em favor de sua reeleição.

Teresa também ouviu importantes declarações de apoio, como a atual secretária das Mulheres de Caruaru, Louise Caroline e do gestor da Secretaria de Juventude e Emprego, Félix Aureliano.

"Precisamos construir uma geração que tenha capacidade de modificar a política. Precisamos apoiar candidatos e candidatas que implementem, na prática, essa transformação e tenho certeza absoluta que teresa trabalha dentro dessa nova cultura da política", disse Louise.

No documento, os jovens relatam as políticas públicas conquistas nos governos estadual e federal, além da efetiva participação da deputada Teresa Leitão na implantação delas. "Apoiamos a reeleição de Teresa Leitão, dando continuidade ao seu mandato de diálogo, transparência, responsabilidade e participação da juventude, dando visibilidade às bandeiras juvenis e nos representando na Assembleia Legislativa"


É de mandatos assim que o povo pernambucano precisa!


Por esse motivo meu voto em 03 de outubro será assim:




13613 - Teresa Leitão Estadual

1314-Pedro Eugênio federal

130 -Humberto Costa Senador

140-ArmandoMonteiro - Senador

40 - Eduardo Campos Governador

13 - Dilma Presidente.