Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

domingo, 19 de setembro de 2010

21/09 - Dia Nacional de Luta!


@s pessoas portador@s de Necessidades Especiais (PNE), são vítimas diárias do descaso, do preconceito e da discriminação, na luta contra isso, escolheram em 1982 o dia 21/09 como o DIA NACIONAL DE LUTA, de reflexão sobre a temática, e de reivindicações de direitos.


Os direitos reivindicado por essas pessoas, são REIVINDICAÇÕES SIMPLES: O direito de ir e vir pelas ruas da cidade, ou o que FREQUENTAR lugares públicos sem a obrigação de entrar pela PORTA DO FUNDO.

Estas se tornam dificeis porque falta compromisso/sensibilidade/ética... por parte das empresas e do poder público. Falta uma atenção especial ao que é indispensável para que uma pessoa portadora de necessidades especiais possa viver mais dignamente.

O preconceito e a discriminação devem ser combatidos initerruptamente, em casa, na escola, na igreja... enfim, em todos os espaços. Na minha opinião, quem ignora as necessidades especificas destas pessoas, é sem dúvida, preconceituosa,e por isso não respeita as diferenças.

Se não possuimos uma "deficiência" se não temos uma NECESSIDADE ESPECIAL e por isso não nos importamos com a dos outros, certamente é porque somos portadores de necessidades como: caráter, moral, ética ou semelhantes.

Nenhum comentário: