Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 12 de março de 2010

Francisco de Assis França - Saudades!


Ele passou por aqui feito o "raio da silibrina". Ligeirinho, ligeirinho. Veio pra passar pouco tempo, no entanto tinha uma grande missão! "Modernizar o passado". A missão foi cumprida com excelência. A arte de CHICO SCIENCE facilmente transitou entre a geração cibernética e as raízes mais profundas e originais do Nordeste.

Com a sua obra botou a boca no mundo, gritou alto refletindo e fazendo os outros refletirem sobre a realidade social de Pernambuco, e o mais importante, pôde provar que existe vida inteligente além do eixo Rio/São Paulo.

Morreu mais novo que Cristo, aos 31 anos, mas, nos arroubos de sua juventude, nos mostrou que a arte pode passear entre o lírico e o erudito sem barreiras. E foi neste passeio que ele (re)visitou a cena pernambucana trazendo na bagagem uma crítica sócio-econômica que clocou em xeque o papel fortalecedor da palavra cidade.



"... E a cidade se apresenta/Centro de ambições/ Para mendigos ou ricos/E outras armações.../A cidade não para/A cidade só cresce/O de cima sobre/ E o de baixo desce.../A cidade se encontra/ Prostituida/ Por aqueles que a usaram/Em busca de uma saída/Ilusora de pessoas/De outros lugares..."
(A Cidade - Chico Science).

Que falta faz o danado do Francisco, o grande Chico Science!
13/03 - data do seu aniversário
(se estivesse entre nós faria 44 anos)


Obs: essa homenagem é tb uma forma de mostrar aos meus/minhas alun@s do Projovem Urbano o pq da minha admiração por esse grande compositor/cantor/...
Quandos el@s entram na minha página do Orkut ficam espantad@s , " como uma véia kkk pode ser fã de uma obra para jovens?"

A Arte não tem fronteiras, nem de idade, entedeu Dijonas? kkk



Nenhum comentário: