Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Poesia nossa de cada semana!

Ódio

Tu que róis a alma
Corrompes o espírito
Tem piedade dos tristes

Ódio
Tu que gritas dizendo pensar
Mas apenas mostras a tua impotência
Tem piedade dos mesquinhos

Ódio
Tu que pretendes ver
Em tudo e em todos
O mal,
O pecado,
O crime
Tem piedade dos tolos

[...]

Carlos Tronco

Gildo Pífaro!


Quem é esse? Quem é essa?

Quem vem acompanhando a "Saga de Gildo Pífaro" no blog vamosfalarmais.blogspot.com/ de Nilton Senhorinho, sem dúvida está sendo beneficiad@ com uma leitura que incentiva a reflexão. De exposição agradável, repleta de exemplos e de comentários bem humorados, as quais contemplam as histórias de bastidores das pessoas que fazem parte dos poderes constituídos, o cenário, com certeza é Belo Jardim. As histórias não são dadas como prontas aos leitor@s, mas em processo de construção partindo das problemáticas que assolam a nossa cidade.

A aproximação do mundo ficcional e real, exposta principalmente, na composição do personagem. O arquétipo de Gildo Pífaro, vai com o desenrolar da narrativa, criando corpo, cara, nomes... no imaginário d@s leitor@s, isso porque, identificam as ações/tomadas de decisões/posições com determinada figura.

Vemos aí, uma interessante forma de aproximação de universos constatemente polarizados, como ficção X realidade. Real X representação, arte X vida. A Saga de Gildo Pífaro parce mostrar que essas instâncias não estão tão distantes uma das outras: os temas da ficção estão no dia-a-dia, e o cotidiano mais banal pode ser tranformado em reflexão sobre o real.


Na minha compreensão, a Saga de Gildo Pífaro aproveita o universo narrativo da ficção para mergulhar num universo narrativo real e, dessa forma, lançar luz sobre personagens não fictícios do cotidiano belojardinense.
São muitas as vozes que compõem esse único personagem. Muitas as caras e muitas as falas. Gildo Pífaro é a máscara de muitos rostos, e suas histórias, a história por trás das muitas histórias, alterando nossa visão do próprio personagem e do todo da história.

Gildo pífaro não é uma pessoa, Gildo Pífaro nada mais é, do que um conjuto de ações/decisões de várias pessoas!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Filosofia Diária!

"A prisão não são as grades, e a lierdade não é a rua. Exstem homens presos nas ruas e livres na prisão. É uma questão de consciência."


(Gandhi)

Preconceito Velado!


Preconceito = uma idéia pré-concebida e de forma errônea que fazemos de alguma coisa.


Quando falamos em preconceito, pensamos imediatamente em aspectos como: raça, credo, classe social, corportamento sexual... Ledo engano! Há os casos em que alguém pode disseminar um preconceito em relação a uma pessoa ou a um grupo, apoiando-se em aspectos reais ou não. E isso ocorre todas as vezes que uma pessoa, irresponsávelmente manipula ou tenta manipular outras causando polêmicas ou escândalos que magoam e causam rupturas.

Isso ocorre quando uma pessoa não se importa com os outros e muito menos ainda com os estragos que pode causar, e ainda assim, consciente da desordem que tenta provocar, se esconde atrás de uma postura de superioridade. Essas pessoas, em vez de enfatizar semelhanças em todas as situações, preferem desqualificar o outro em nome de uma superioridade, que não existe. São pessoas que desconhecem, no entanto, que o preconceito é um tipo de comportamento que não se baseia na realidade, mas, em idéias generalizadas.

Somos livres para fazer escolhas e para aceitar as pessoas com as quais queremos conviver. Isso é comportamento! Outra coisa é menosprezar capacidades, acusar, emitir juízo de valor sem conhecimento de causa. Isto é crueldade, falta de sensibilidade e de respeito e faz parte de um reperório distorcido.

Pessoas assim não suportam o diferente. Vivem numa espécie de bolha e acham que tudo se resume ao seu mundinho, geralmente coroados de padrões pautados pelo dinheiro, status e posição de poder.

A verdade é que, por mais que a sociedade brasileira tenha evoluido nos últimos anos, o preconceito ainda corrói as relações.

Sobre o comentário de um blogueiro!


Projovem não é uma BRASTEMP

" denuncia chega ao blog de que o pessoal do PRO JOVEM que funciona no prédio do CEEBEJA não respeita aquele espaço como o deveria fazer. Alunos e Professores do colégio pede que o blog ajude a divulgar, para ver se se emendam, a depedração da estrutura física. Segundo dizem, o anexo do PRO JOVEM é o espetinho de Lúcio. Olha o que eu sei é que a seleção para professor do PRO JOVEM foi um arrumadinho da bexiga. Eu mesmo participei da seleçõ e lá na GERE de Caruaru, com meus bons contatos lá dentro, soube que os escolhdos não teriam o curriculo avaliado. Teriam sim seu grau de amizade com TOINHO (diretor da GERE) levado em conta. Um professor do PRO JOVEM recebe 1.200 reais para ministrar as aulas. O valor é até justo, não posso dizer que não. Mais a Seleção foi UMA VERGONHA. Com a palavra, os coordenadores do PROJOVEM."

Se aprofundarmos o nosso olhar, o "Churrasquinho de Lucio" é quase um anexo de várias escolas, tanta é a proximidade. Espaço esse, frquentado por quase todos os segmentos da sociedade. "Frequenta eu, frequenta tu, frequenta eles". E cá pra nós: pense num churrasquinho bom!

Agora, legalmente falando: O churrasquinho acompanhado da venda de bebidas álcoolicas,em plena via pública, nas proximidades de várias escolas, e atualmente um outro bar qe funciona na Praça de Eventos (literalmente)... Responsabilidade de quem? Dos que fazem o Projovem Urbano?

Aqui, faço um desafio a esse blogueiro: Apresente os nomes dos denunciantes - professores e alunos do Cebeja - Apresente fatos concretos de que o prédio está sendo depredado pelos alunos do PJU. E ainda, que, esclareça os caminhos do "arrumadinho da seleção".

Essa notícia é metirosa, vazia e recheda de PRECONCEITOS!

Clientela do Projovem Urbano!


Jovens entre 18 e 29 anos, que por um motivo ou outro não teve acesso a escola, ou se teve algum dia, a abandonou, os quais estão fora da faixa idade/série e buscam aqui no programa, recuperar o tempo perdido com o objetivo de enrentar o mercado de trabalho, cada vez mais exigente.

Aqui em nossa cidade, são 580 estudantes, distribuídos em 3 núcleos - o I e o II ocupam 9 salas de aulas do prédio do Ceebeja, que neste horário (noturno) eram espaços ociosos, e 1 sala, ocupa o espaço físico da Secretaria de Ação Social do Município. O núcleo II, fnciona no bairro Santo Antonio, cupando 3 salas do CRAS da Secretaria de Ação Social e 2 turmas na Esola Marcos Freire.

Em sua maioria, essa juventude é trabalhadora tanto do setor formal quanto do informal, têm religião definida, são pais/mães de família. E em grande escala, são jovens que não fogem a realidade belojardinense e se adequam facilmente ao único incentivo de cultura/lazer da cidade: Frequentar m bar!

Até bem pouco tempo (cerca de uma semana apenas) a maioria deles atravessavam a cidade, a pé, depois de um dia exautivo de trabalho, para frequentar as aulas.

Projovem Urbano: o que é ?


Nada mais do que um Programa Educacional da Secretaria Nacional de Juventude, que investe numa política integrada com ações voltadas para o desenvolvimento da juventude brasileira, o qual pretende criar condições necessárias no sentido de romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade no futuro do país. O programa é pautado em duas ações básicas: a) Oportunidade para td@s; b) Direitos universalmente assegurados. Com as dimensões de: 1. Formação Básica; Qualificação Profissional e Participação Cidadã.

Á organização:

Professores Especialistas e Professores Orientadores - Estes/a com nível superior, Licenciaturas em: História, Geografia, Português, Inglês, Matemática e Pedagogia. Assistêntes Sociais - nível superior e Qalificadores Profissionais, para estes, a exigência de nível técnico.

Da seleção: Inscrições ( iternet) no Site da Sec. Estadual de Educação - entende-se portanto, que foi aberta para pessoas do país inteiro. No primeiro momento, avaliado o currículo, um dos critérios, além das notas - a experiência de trabalho com Educação de Jovens e Adultos. @s selecionad@s, passaram por uma capacitação do dia 19 ao dia 30 de junho e finalmente, passaram por uma prova final.

Aqui em Belo Jardim para o atendimento de três núcleos com 580 alun@s no total foram classificadas 21 pessoas. Dentre elas, pessoas de outras cidades, tais como: Recife, São Bento do Una, Agrestina, além de Belo Jardim.

O resultado de todas as etapas foram divulgados no site da seduc. Centenas de pessoas foram reprovadas. E até a presente data, nenhuma reclamação de fraude no processo!



domingo, 13 de dezembro de 2009

Quem é Gildo Pífaro???????????

Gildo Pífaro tem aguçado o imaginário popular d@s belojardinenses!


Quem é Gildo Pífaro?
Em breve neste blog, a verdadeira identidade "dessa criatura" que causa tanta polêmica na nossa cidade.