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"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 17 de outubro de 2009

Registrando!

Um sorriso puro e o olhar terno de quem ainda está no início da vida, que será longa!


Parabéns Arthur!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009


Sim, nós podemos.

Luis Nassif
(Coluna Econômica - 05/10/2009)

"Estava almoçando com um amigo banqueiro quando veio a notícia de que o Rio de Janeiro havia sido escolhido cidade-sede das próximas Olimpíadas. Mandou abrir um vinho em comemoração. De manhã, um funcionário dele, em Copenhagem, mandou email informando que na cidade só se falava em Lula, uma euforia completa apenas pela presença de Lula por lá.
No restaurante, as mesas comemoraram pedindo vinhos e champagnes. Nas ruas, uma população orgulhosa do feito brasileiro. No Blog, centenas de comentários de leitores orgulhosos de serem brasileiros, finalmente orgulhosos de serem brasileiros, repito.
Chego no escritório, ligo a Internet e procuro o vídeo com o discurso de Lula, defendendo a candidatura do Rio e, depois, com Lula com os olhos marejados falando de sua maior especialidade: o modo de ser brasileiro. Tecendo loas ao Brasil, ao Rio, à ginga, à alma brasileira.
E me espanto de como é possível que parte da opinião pública ainda não tenha se dado conta da dimensão política global de Lula. Ele se tornou um dos governantes paradigmáticos do maior processo de transformações que a humanidade atravessa desde o pós-guerra.
***
A população pobre, que era custo, hoje se tornou o grande ativo dos emergentes China, Índia e Brasil. Lula representa não apenas a história de sucesso do operário que chegou a presidente. O polonês Lech Walesa também teve esse papel e não passou de mera curiosidade histórica. Já Lula tem desempenhado um papel civilizatório inimaginável.
Assumiu um país exaurido pela insensibilidade social, liderando um continente propenso a exageros populistas históricos, como contraposição aos exageros liberais. Globalmente, o fracasso das políticas neoliberais projetou uma sombra de xenofobia, intolerância e radicalização sobre todos os continentes.
Foi nesse ambiente propício à radicalização que Lula projetou sua imagem de pacificador, de agente do processo civilizatório mundial.
Com a mesma bonomia com que trata seus adversários políticos no Brasil, ou como tratava os peões de fábrica no ABC, ajudou a criar uma alternativa democrática no continente, orientando Evo Morales, contendo os arroubos de Hugo Chávez, tornando-se a esperança do Ocidente de manter uma porta aberta com o Irã.
Quando leva Obama para uma sala para explicar, em um bate-papo, como agir no caso do Irã, o severino retirante se despe de toda liturgia do cargo, dos tremeliques da diplomacia, usa a linguagem tosca e direta com que as pessoas normais se comunicam e ajuda a desenhar a nova diplomacia mundial. E com a cara do Brasil, a afetividade do Brasil, alisando as pessoas, tratando-as com o carinho brasileiro.
Na coletiva que deu após a escolha do Rio, a profissão de fé no Brasil ent rará para a história. O orgulho de ser brasileiro, o "sim, nós podemos" entra definitivamente para o repertório brasileiro do século 21, do mesmo modo que JK empurrou o país com seu otimismo e sua genuína crença no valor do brasileiro.
Daqui a vinte anos, quando o país estiver definitivamente entronizado no panteão dos grandes países do mundo, será mais fácil avaliar a verdadeira dimensão de Lula, como o grande timoneiro dessa travessia".

Seminário Estadual de Educação!

“Educação profissional: qualificação e cidadania”

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet


A Assembleia Legislativa de Pernambuco promove o III Seminário Estadual de Educação do Poder Legislativo entre os dias 19 e 21 de outubro. O tema será “Educação profissional: qualificação e cidadania” e abordará os desafios de oferecer aos nossos jovens uma educação profissional que o prepare para o trabalho e para a vida.

Participam do seminário conferencistas como o professor Antônio Carlos Maranhão, que é diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE) e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet-PE), professor Sérgio Gaudêncio. Além deles, professores e gestores públicos da Secretaria de Educação do Estado também contribuem.

A presidente da Comissão de Educação, deputada Teresa Leitão, autora do projeto que criou o seminário há quatro anos, destaca a importância deste fórum de discussão. “Desde que lançamos o seminário, nunca deixamos de realizá-lo, com a crescente participação da sociedade”, observou. O encontro é direcionado a educadores, educandos, gestores do segmento e representantes da sociedade civil ligados à temática educacional.


Para inscrever-se, basta clicar aqui, baixar a ficha de inscrição e enviá-la para a Escola do Legislativo no e-mail escola_legislativo@alepe.pe.gov.br ou ligar para (81) 3183.2407. As inscrições são gratuitas e limitadas.



quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Hoje é o nosso dia !!


Parabéns aos professor@s que apenas com uma simples mistura de pincel/giz e desafios são capazes de alimentar os sonhos d@s noss@s alun@s!

15/10 - Dia d@ Professor@


Verdades da Profissão de Professor:

"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".

(Paulo Freire - Educador pernambucano)

A tod@s @s professor@s os meus parabéns por esse dia!
Em especial aos que fazem o Projovem Urbano de Belo Jardim:

Aldenice Carvalho
Anna Koscina
Keylla Souza
Oswaldyrene Almeida
Erick Gueiros
Laércio Severino
Lindormar Figueiredo
Socorro Araújo
Isnaldo Vieira
Tereza Cristina
Zilma Ferreira
Andreza Campelo
Danielle Navarro
Lindinalva Santos
Humberto Priori
Henrique Figueiredo
Kelma Godoy
Natália Branco
Bárbara Cunha
Jacilene
Conceição Araújo.


terça-feira, 13 de outubro de 2009

Uniforme Escolar acelera o aprendizado?


Os primeiros registros com informações sobre o uso de uniforme escolar são de 1890. Nesta época, a farda era usada em ocasiões especiais, como desfiles cívicos, ficando aobrigatoriedade apenas para estudantes da Escola Normal.


Hoje esse procedimento se aplica apenas nos estabelecimentos de Ensino Militar.


Em geral, são os Regimentos escolares que estabelecem regras, que uma vez contidas nos dispositivos, tornam obrigatórias a tod@s @s alun@s da referida instituição de ensino.

No entanto, as Leis e Decretos Federais sobre essa temática deixa claro que essa "obrigatoriedade" não se aplica aos estudantes matriculados em cursos de Educação de Jovens e adultos, ou Programas Educacionais para Jovens.

"As Normas Regimentais Básicas [...] em seu capítulo IV - das Normas de Gestão e Convivência estabelece que a escola não pode fazer solicitações que impeçam a frequência de alunos às atividades escolares ou venha asujeitá-los a discriminação ou constragimento de qualquer ordem..."

Tirar @ alun@ da sala de aula porque @ mesm@ não está usando a FARDA, é:

arbitrário e ilegal!

No entanto, defendo o uso da farda por vários motivos:

1. Facilita a vida d@ estudante,pois acaba com aquela preocupação: "com que roupa eu vou?"

2.Ajuda a economizar roupas;

3.Colabora com a escola no sentido de organizar o acesso a escola;

4.Ajuda @ alun@ a ser identificado na rua como estudante, principalmente os que estudam a noite e moram nos bairros mais distantes da cidade.


Eis ai a minha contribuição aos que me cobram uma posição sobre o assunto!

Informação é tudo!

Cotidiano Escolar!


Inclusão ou Integração?


Na inclusão é a escola que abre os braços para acolher tod@s @s alun@s;

Na integração é @ alun@ que tem de se adaptar às exigências da escola.

Na primeira, o fracasso escolar é de responsabilidade da escola, ou melhor, de tod@s (autoridades, professor@s, pais, alun@s...) na segunda o fracasso é d@ alun@ que não teve competência para se adaptar às regras inflexíveis da escola, que presta mais atenção aos impedimentos do que aos potenciais dos estudantes.

Se você não sabe "como" falar...


Havia um cego que pedia esmola à entrada do Viaduto do Chá, em São Paulo.
Todos os dias passava por ele, de manhã e à noite, um publicitário que deixava sempre alguns centavos no chapéu do pedinte. O cego trazia pendurado no pescoço um cartaz com a frase:

CEGO DE NASCIMENTO, UMA ESMOLA, POR FAVOR.”

Certa manhã o publicitário teve uma idéia:
virou o letreiro do cego ao contrário e escreveu outra frase. À noite, depois de um dia de trabalho, perguntou ao cego como é que tinha sido o seu dia. O cego respondeu, muito contente:

- “Até parece mentira, mas hoje foi um dia extraordinário, todos que passavam por mim deixavam alguma coisa. Afinal, o que é que o senhor escreveu no letreiro ?

O publicitário havia escrito uma frase breve, mas com sentido e carga emotiva suficientes para convencer os que passavam a deixarem algo para o cego. A frase era:

EM BREVE CHEGARÁ A PRIMAVERA E EU NÃO PODEREI VÊ-LA.

A maioria das vezes não importa o que você diz, mas como você diz, por isso tome cuidado em como falar com as pessoas, pois isso tem um peso positivo ou negativo naquilo que você quer dizer. Esta é a magia da comunicação.





Há algum tempo recebi um e-mail com esse texto. Resolvi agora publicar, talvez sirva para algumas pessoas refletirem sobre os seus modos na hora de se comunicarem!