Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Uma geração de "Belojardinenses" nascid@s em Vitória e outras cidades!



Hospital nós temos!
(inclusive com duas ou três inaugurações de reformas por ano)

Recursos do SUS impreterivelmente na data a nossa cidade recebe!

Só não conseguimos entender o por que das crianças da nossa cidade precisarem nascer na Cidade de Vitória, Moreno e outras tantas.

É isso mesmo que está acontecendo por aqui, e pasmem, as mulheres só tomam conhecimento que serão trasferidas para outras cidades quando dão entrada no nosso Hospital já em trabalho de parto!

Se são tranferidas como manda a Lei? Em segurança? Ai já são "outros quinhentos". Ainda na semana passada a mãe de uma aluna minha teve que correr contra o tempo para arrajar um carro para ir parir em Vitória. As ambulâncias da nossa cidade estavam todas na estrada levando outras mulheres para o mesmo fim. A criança dessa, nasceu no carro, 7 quilômentros antes de chegar ao destino.


Onde está o Poder Executivo da nossa cidade?

O Conselho Municipal de Saúde o que anda fazendo?

E a Câmara de Vereadores? Cadê, pelo menos "Os cinco que trabalham"?

E nós cidadãos e cidadãs, porque ficamos calad@s?

Conhecer para intervir!


Lei 11.634/2007

Dispõe sobre o direito da gestante ao conhecimento e a vinculação à maternidade onde receberá assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS



Art. 1º - Toda gestante assistida pelo Sistema Único de Saúde - SUS, tem direito ao conhecimento e a vinculação prévia à:

I - maternidade na qual será realizado seu parto;
[...]

§ 1° - A vinculação da gestante à maternidade em que se realizará o parto e na qual será atendida nos casos de incorrência é de responsabilidade do Sistema Único de Saúde - SUS e dar-se-a no ato de sua inscrição no Programa de Assistência pré-natal;

§ 2° - A maternidade à qual se vinculará a gestante deverá ser comprovadamente apta a prestar a assistência necessária conforme a situação de risco gestacional, inclusive em situação de puerpério.

Art.2° - O Sistema Único de Saúde - SUS analisará os requerimentos de transferência da gestante em caso de comprovada aptidão técnica e pessoal da maternidade e cuidará da transferência segura da gestante.

[...]

Minha Cidade e Eu!


Fico pensando: quando a nossa querida Belo Jardim terá gestor@s publicos que olhem de fato para a nossa cidade como um organismo vivo, mal tratada e possível de ser recuperada, e não como uma mina para enriquecimento próprio.

Fico me perguntando: até quando vamos continuar (RE) construindo praças a exemplo do Calçadão,ou construindo outras tantas e deixando pra lá sem sequer nos preocuparmos com a iluminação a exemplo da Praça de Eventos?


Até quando vamos construir praças (únicos espaços de lazer para poucos da cidade, levando-se em consideração o Bairro do Santo Antonio não ter nehuma) para depois transformá-las em bares?


Quantas reformas ainda faremos no Hospital até que ele possa servir de fato a sociedade? Até quando faremos construções a exemplo do Parque do Bambu sem sequer fazer uma avaliação dos impactos da natureza sobre o terreno?

Até quando assistiremos sem reagir, o nosso dinheiro escoando pelos ralos dos mais diversos "esgotos"?


Até quando iremos servir apenas aos interesses de alguns discutindo "NOMES", "PESSOAS" para a nossa "Corte" política, ao invés de discutirmos PROPOSTAS POLÍTICAS?

As mazelas da nossa cidade são também e principalmente, nossa responsabilidade!

Para refletir!


Cidade do Caos
(MachinaMonstro)


[...] Um dia a mais sem nada a perder
Vivendo assim? Sem ter como viver.
Uma vida de gado
Enfileirados no asfalto
Sem ter pra onde correr.

Cansado de viver pela metade
Cansado de viver tipo um covarde.

Tudo o que você faz
Tudo o que você tem
Aaqui não vale nada [...]