Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mais uma vitória!

Câmara aprova a PEC dos Vereadores


O Plenário aprovou em segundo turno, por 380 votos a 29 e 2 abstenções, as PECs 336/09 e 379/09, ambas do Senado, que aumentam o número de vereadores do País dos atuais cerca de 52 mil para cerca de 59 mil. Além disso, ficam reduzidos os percentuais máximos da receita municipal que podem ser gastos com as câmaras. As PECs ainda serão promulgadas em sessão solene do Congresso.

Violência Contra Mulher & Crianças!


Toda a família- incluindo o gato, o cachorro e o papagaio - sofrem com a violência praticada contra as mulheres, isso é fato! No entanto quem mais sofre com esse tipo de situação são as crianças, estas têm a sua infância violada!

E é pensando nessa infância violada que precisamos rever urgentemente certos conceitos e estratégias de ação, levando-se em consideração os danos irreparáveis que podem ser causados nos desenvolvimentos físico e psiquicos de crianças e adolescentes vitima de violência doméstica.

Muitas vezes escutamos frases do tipo: "Ele é um péssimo marido, até bate na mulher, mas é um ótimo pai"; ou "Ele bate na mulher, mas não levanta a mão para as crianças"... É justamente ai que mora o perigo. A violência psicológica na minha opinião é a "vilã das violências".

E o que é violência psicológica? Nada mais é do que toda interferência negativa do adulto sobre as crianças formando nas mesmas um comportamento destrutivo ou depressivo, pois crianças aprendem com cada situação que vivenciam, seu psicológico é condicionado pelo social e o primeiro grupo social que a criança tem contato é a família.

A violência existe! A criança é a que mas sofre - disso temos clareza!
O que nos resta compreender de fato é que "todo ato ou omissão, praticado por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e/ou adolescentes que sendo capaz de causar dano físico e/ou psicológico à vitima, implica numa transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, por outro lado, numa coisificação da infância, isto é, numa negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento."


Um mundo de paz deve ser o nosso objetivo. O nosso NÃO a violência contra às mulheres é o nosso SIM a proteção de toda criança e tod@ adolescente desse mundão!

Lei Maria da Penha: Um marco na luta contra a violência doméstica!


Adilza Cristina
Prof. de História


Aniversário!




















03 anos da Lei Maria da Penha! Lei nâ 11.340/06 Sancionada pelo Presidente Lula em 22/09/2006


Essa Lei "Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências."


"Para alguns homens, a prática de atos de violência contra mulher é a única forma de se impor como homem."



Muitos acham que esse é um problema de "pobres"! Ledo engano, hoje as classes média e alta representam a metade do atendimento nos Centros de Psicologia Aplicada das Universidades, bem como os Centro de Apoio a Mulher, ONGs etc.


Essa história de que "Em briga de marido e mulher não se mete a colher" só interessa a quem não tem compromisso com a paz, com a justiça. Só interessa a quem está aqui na terra só de passagem. E não é o meu caso, e com certeza também não é o caso de milhares de mulheres!

Diga não a violência!
Ligue 180
Central de Atendimento à Mulher.


De qualquer lugar do Brasil e a qualquer hora, você pode ligar para DENUNCIAR a violência ou pedir orientações.!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A Arte nossa de cada Dia!


SONORA BRASIL – BELO JARDIM



2ª etapa/2009 - Músicos: Henrique Annes (PE) e Marcelo Fernandes (MS)

DIA: 25 de setembro (Sexta-feira)

local: Auditório do IFPE (Antigo Colégio Agrícola)

horário: 19h30.

Entrada: Gratuita


O projeto SONORA BRASIL – Formação de Ouvintes Musicais realiza programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Com o tema VIOLÃO BRASILEIRO, em sua décima segunda edição o Projeto SONORA BRASIL traz a público um panorama da obra violonística desenvolvida no país nas últimas décadas. O painel configura-se por meio de concertos com oito violonistas intérpretes da obra de compositores das cinco regiões onde estão localizados seus estados de origem.

Em quatro etapas Daniel Wolff (RS) e João Pedro Borges (MA); Henrique Annes (PE) e Marcelo Fernandes (MS); Salomão Habib (PA) e Fabrício Mattos (PR); Aluísio Laurindo Jr. (AP) e Nicolas de Souza Barros (RJ) interpretam em mais de 80 cidades a obra de 58 compositores que contribuíram de forma significativa para a consagração do violão como um dos instrumentos mais representativos da cultura musical do país, com trânsito em todos os segmentos da música, desde a tradição oral até a música de concerto.

Cumprindo sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial, o SONORA BRASIL consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2009 são 331 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC com vistas à formação de platéia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e o consequente estímulo a suas carreiras.

O projeto SONORA BRASIL busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

NÃO PERCAM !!!

Atenciosamente,

Ana Flávia

Arte-educadora