Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

10 anos sem Dom Hélder!


Dom Hélder! O homem de mil e uma atividades, dotado de um profundo senso crítico e espírito agregador. Onde ele chegava juntava gente.

Recém empossado Arcebisbo de Olinda e Recife, divulgou um manifesto apoiando a Ação Católica Operária, por isso foi considerado comunista.

Ao longo de sua vida sofreu vários atentados, em outubro de 1968 teve sua casa metralhada. Eram os poderosos querendo calar a voz do "Pastor da Liberdade"

Dom Hélder nasceu em dia de carnaval (07 de fevereiro) e sempre teve um temperamento alegre, otimista e de muita esperança.

Lutou a vida inteira pelos Direitos Humanos, pela Justiça Social e contra o autoritarismo.


Em 27 de agosto de 1999 Dom Hélder partiu para a sua verdadeira morada. A casa de Deus!

"É graça divina começar bem.
Graça maior persistir na caminhada certa.
Mas graças da graça e não desistir nunca."
(Dom Hélder Câmara)


Mais de 400 candidatos a vereador de todas as regiões de Pernambuco que ficaram na suplência, nas eleições 2008, participarão de uma reunião em prol da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 379/09, no próximo sábado, a partir das 9 horas, no anexo da Assembléia Legislativa.

Com a PEC serão recriadas cerca de 7,3 mil vagas nas câmaras municipais de todo Brasil. Em Pernambuco, a PEC beneficiará 414 suplentes. Apesar da ampliação do número de parlamentares, o custo das câmaras deverá diminuir, pois a PEC estabelece também a redução dos repasses do duodécimo, proporcionando uma economia anual de R$ 1,4 bilhão em todo Brasil.

Os defensores da PEC dos vereadores argumentam que ela vai corrigir distorções, principalmente nos maiores municípios, melhorando a representatividade popular e conseqüentemente fortalecendo o sistema democrático.

De acordo com o ex-vereador do Recife e advogado do grupo pernambucano, Clóvis Correa, a PEC vai corrigir uma injustiça do TSE, quando cortou arbitrariamente mais de oito mil vagas de vereadores em todo país. 'Quero enaltecer a independência do Parlamento Nacional - deputados e senadores - que estão retificando uma grande injustiça. Esperamos que com a aprovação da PEC o TSE possa dar posse imediata aos suplentes', afirmou.


Economia Solidária




















Os conselheiros estaduais de Economia Popular tomaram posse ontem, no Palácio do Campos das Princesas. A ideia é promover o crescimento de atividades econômicas e sociais através de cooperativas, associações e redes de cooperação em todo o Estado. Atualmente, 125 cidades pernambucanas têm experiência com esse tipo de programa. A Secretaria de Juventude e Emprego estará à frente dessa articulação.

O governador do Estado Eduardo Campos participou da solenidade.

A proposta de criação do conselho de economia popular partiu da deputada estadual Tereza Leitão (PT). “A instalação desse conselho precisava de uma regulamentação do poder executivo. Esperamos que essa proposta se fortaleça e que tenhamos um conselho atuante dialogando com o governo e a sociedade”, vislumbrou a parlamentar.
Uma das conselheiras Eliane Cabral discursou em nome dos conselheiros empossados. “O conselho irá propor ao governo políticas públicas para o desenvolvimento da economia popular solidária”, explicou a conselheira.

Filosofia Diária!

" Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazeis vós também."
Lucas 6:31

Poesia Nossa de Cada Semana!


Sonho Impossível

Chico Buarque

Composição: Joe Darion, Mitch Leigh (versão em português de Chico Buarque)

Sonhar
Mais um sonho impossível

Lutar
Quando é fácil ceder

Vencer
O inimigo invencível

Negar
Quando a regra é vender

Sofrer
A tortura implacável

Romper
A incabível prisão

Voar
Num limite improvável

Tocar
O inacessível chão

É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo

Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais

Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz

E amanhã, se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão

E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor

Brotar do impossível chão

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Perguntar não ofende!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!











Por que os estudantes do PROJOVEM - Programa de Educação Público do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, não têm acesso ao Laboratório de Informática da escola onde estudam - Escola de Referência de Belo Jardim CEEBEJA?


Por que @s educador@s do Projovem que funciona no CEEBEJA não têm acesso a cozinha da escola já que trabalham das 18:00 as 22:00 horas?


Por que os equipamentos: Data Show, TV, som e outros que pertence ao CEEBEJA, que por sua vez pertence ao Estado e que consequentemente pertence ao estudantes, não podem ser utilizados pelos alunos do PROJOVEM?


As vezes a gente não se dá conta do preconceito "velado" que existe dentro de nós, e sem perceber as nossas atitudes apenas servem para fortalecer uma sociedade excludente e violenta. E ai eu lembro que em 1999 a Profª Terezinha Azeredo, terminou uma palestra sobre ética num Seminário de Educação em Recife, lendo esse recado que foi deixado anonimamente num mural da PUC-SP, diz o recado:


" Prezado professor,
Sou sobrevivente de um campo de concentração nazista, meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver:
_ Câmaras de gás construídas por engenheiros formados;
_ Crianças envenenadas por médicos diplomados;
_ Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados em colégios e universidades...
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a educação. Meu pedido é:
Ajudem seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e aritmética só serão importantes se fizerem nossos estudantes mais humanos."



Público X Privado - Parte III


Disso colocado, pode-se concluir:





1º - O Público é um ilustre desconhecido, no mais das vezes tratado como uma platéia obrigada a assistir espetáculos de polêmicas incompreensíveis para as pessoas que não percebem as diferenças entre posições que tem uma prática comum.


2º - Se faz necessário e urgente, todo um trabalho educacional (O que não significa necessariamente escolar) da sociedade, para que ela não apenas tome consciência de sua responsabilidade sobre os destinos comuns, mas que aprenda a agir mais do que delegar, que aprenda a participar de forma consciente e sábia!

Público X Privado - Parte II


Herança Cultural!




A nossa herança cultural absolutista observa-se um constante uso privado e despótico do Estado. A natureza do sistema republicano está exatamente em tentar colocar freios no Estado, um órgão de coação e controle, que quando não se encontra sobre estreitos limites social e público, tende a tirania dos/as cidadãos/ãs, transformando-os em súditos.

Público X Privado!

Há um lugar comum que afirma: O público se contrapõe ao privado. Como público se entende tudo aquilo que pertence ao Estado e como privado aquilo que pertence ao cidadão comum.



O público é aquilo que está afeito e dentro do âmbito da comunidade cívica d@s cidadãos/ãs, o que é comum, que expande e potencializa as particularidades numa totalidade maior.



O público é público porque qualquer pessoa pode fazer uso dela. Pelo menos em tese, deveria ser assim. Privado é aquela coisa sobre a qual uma pessoa ou empresa exerce o direito de propriedade!

Enquete parte II


6% d@s internautas querem sim a construção do Shopping. Ou seja, que a promessa de campanha seja cumprida. E eu fico aqui me perguntando: Como é que se apresenta uma proposta deste tipo num programa de governo? Isso é inviável! Uma Prefeitura não pode construir um Shopping Center, isso cabe a iniciativa privada, no mais a Prefeitura poderá(pensando no desenvolvimento econômico da cidade) fazer a doação do terreno para a construção e ainda, favorecer a iniciativa privada com incentivos fiscais.

Esse tipo de propaganda é enganosa!

Enquete Encerrada!

Desde o dia 15/08 a nossa enquete foi encerrada!

79% d@s internautas preferem que a promessa de campanha do prefeito seja trocada. Preferem a contrução de um Teatro Municipal.



"A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte..."
(Titãs)

Apresento aqui, as minhas desculpas pela falta de atualização desse blog, estive por vários dias com problemas no PC.

Um abração a tod@s!