Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Os caminhos da Recomposição!


Comissão Especial que analisa PEC dos Vereadores deve votar relatório até o fim do mês


O deputado Fernando Ferro presidiu na tarde desta terça-feira (11) a segunda sessão da Comissão Especial que analisa a chamada PEC dos Vereadores. Com o plenário repleto de suplentes de todas as regiões do país, a comissão elegeu os vice- presidentes da comissão, que já têm como relator o Deputado Arnaldo Faria de Sá. Desta forma, o deputado Nelson Trad ficou na primeira vice-presidência, o dep. José Guimarães foi eleito para a segunda vice-presidência e Gonzaga Patriota ocupa a terceira vice-presidência.

Durante a reunião, que aconteceu no Plenário 8, Fernando Ferro reforçou a ideia de agilizar a tramitação da matéria. “A proposta está pronta para ser votada. Esta comissão vai apreciar as possíveis emendas, mas o sentimento reinante é de que a celeridade seria, neste caso, mais adequada”. Ferro acredita que como já passou pelas duas Casas Legislativas do Congresso Nacional, a PEC 336-A já foi bastante discutida. Neste sentido, o parlamentar deseja apenas cumprir o prazo regimental, que é de 20 sessões, para aprovar o documento do relator. “Acreditamos que até o dia 20 de agosto os trabalhos estarão finalizados e a matéria vai ser apreciada em plenário”, afirmou o Presidente da Comissão.

Fernando Ferro aguarda um estudo feito pela Comissão que vai fazer um estudo do impacto financeiro da PEC nos municípios. “A expectativa é que cerca de 1,5 bi serão economizados nas Câmaras Municipais, mas queremos um estudo detalhado sobre o assunto”.

11/08/2009

Leia mais:

http://www.fernandoferro.com.br/

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sobre Educação!















Estudar não é um ato de consumir idéias, mas de criá-las e recriá-las, e o ato de ler/escrever/aprender é condição inerente para uma cidadania autêntica.


No entanto, ainda há quem viva em pleno século XXI, preocupado apenas com o preenchimento de estatísticas/formulários/relatórios. Muitos ainda se preocupa com a presença d@ professor@ na sala de aula sem a menor sensibilidade em querer saber, se est@s alun@s estão aprendendo... ah! isso é irrelevante, o que importa mesmo para ess@ tipo de profissional, é que no final irão preencher o relatório! são os adeptos do dito "popular" - manda quem pode, obedece quem tem juízo!

Uma pena, esses profissionais não comnpreenderam ainda que só serão capazes de ensinar quando forem capazes de aprender, quando encontrarem disposição para buscar o novo e a aprender todos os dias.

E ainda, quando forem capazes de se colocar junto ao educand@ procurando com el@ superar o seu não saber e as suas dificuldades. Ensinar deve ser uma relação de trocas onde ambas as partes aprendem!


@ alun@ que não teve acesso a escola e que está fora da faixa idade/série e que procura resolver esse problema buscando apoio nos diversos programas e projetos (EJA, Projovem ...) Certamente precisa contar com a boa disposição da equipe para orientá-l@s sobre os caminhos para a aquisição dos saberes necessários, para que possa dominar a leitura e a escrita. Mas do que isso, el@ precisa de um/a profissional sensível a sua dificuldade e inteiramente capacitad@ para compreendê-l@ na sua carência educacional!


Profª Adilza Cristina
Especialista em Programação do Ensino de História.
Profª de Ciências Humanas - Projovem Belo Jardim - Núcleo II

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Filosofia Diaria!


"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática."

(Paulo Freire - Educador pernambucano)









Nasceu em Recife em 1921 e faleceu em 1997. É considerado um dos grandes pedagogos da atualidade e respeitado mundialmente. Em uma pesquisa no Altavista encontramos um número maior de textos escritos em outras línguas sobre ele, do que em nossa própria língua.
Embora suas idéias e práticas tenham sido objeto das mais diversas críticas, é inegável a sua grande contribuição em favor da educação popular.
Publicou várias obras que foram traduzidas e comentadas em vários países.
Suas primeiras experiências educacionais foram realizadas em 1962 em Angicos, no Rio Grande do Norte, onde 300 trabalhadores rurais se alfabetizaram em 45 dias.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dia do Estudante II





[...]Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, plantas e sentimento
Folhas, coração,
Juventude e fé [...]
(Coração de Estudante - Milton Nascimento)


Aos meus/minhas alun@s do Projovem Urbano, desejo um dia de muitas alegrias e reflexões! Um grande abraço!

Filosofia Diária!

" Nós devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo!"

(Gandhi)

Estudantes na História!


Estudante é todo aquele que se dedica a aprender e tem fome de conhecimento!



11 de agosto de 1827 D. Pedro instituiu no Brasil os primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais do País. Cem anos depois, Celso Gand Lev propôs uma homenagem a todos os estudantes do Brasil. Desde 1927 esta data é comemorada. A história dos Estudantes (Movimento Estudantil) se confunde com a História do Brasil. Em 1964 com o Golpe dado pelos militares os estudantes foram os primeiros a irem para as ruas fazer o protesto contra os desmandos anti democráticos. A Ditaduta, prendeu, perseguiu, torturou e executou centenas deles. Em 1992 a União Nacional do Estudantes foi a primeira instituição a levantar a bandeira pela ética na política. Durante o Governo de FHC, os estudantes estiveram firmes contra a privatização, nas denúncias pela falta de Políticas Sociais e o ataque neoliberal ao país. E sempre estiveram firmes na defesa de uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.

Obrigada, estudantes de todo o país, a Democracia que ora vivemos é também fruto das suas lutas!

1974 na História!


Enquanto o Brasil era embalado pelas canções do brasileiro Morris Albert (Feeling), Roberto Carlos cantava o Portão, Secos & Molhados não mostrava a cara... D. Neuza e Seu Pedrinho de Belo Jardim para o mundo anunciava a chegada de mais um filho NILTON SENHORINHO e Ivan Lins saudava a chegada fazendo a Festa do Divino ...


[...] Assim como os três Reis Magos
Que seguram a estrela guia
A bandeira segue em frente
Atrás de melhores dias, ai, ai..
Os devotos do Divino
Vão abrir sua morada
Pra bandeira do Divino
ser bem vinda, ser louvada
Deus vos salve esse devoto ...
Que o perdão seja sagrado,
Que a fé seja infinita
Que o homem seja bom
E a justiça sobreviva [...]


Nilton, hoje e sempre, tudo de bom!
Parabéns!