Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 5 de dezembro de 2009

Utilidade Pública!




O dia 6 de dezembro é lembrado, desde 2007 e por força de lei (nº 11.489), como o Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Esta é uma das datas-marco da Campanha 16 Dias de Ativismo e foi inspirada na Campanha Laço Branco, uma mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres.

A Campanha do Laço Branco recebeu esse nome em razão do massacre na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. Em 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos invadiu uma das salas da faculdade e matou, a queima roupa, 14 alunas do curso de engenharia. Outras 13 ficaram feridas no maior crime já registrado em território canadense em uma instituição educacional.


Em carta deixada pelo assassino, que se suicidou após o massacre, ele afirmava que não poderia aceitar o fato de mulheres estudarem engenharia, curso tradicionalmente escolhido e dirigido ao público masculino. O crime mobilizou a opinião pública e resultou em um amplo debate sobre o preconceito, as desigualdades de gênero e a violência gerada pelo desequilíbrio social. Lançava-se, então, a Campanha do Laço Branco.








6 de dezembro
Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Campanha do Laço Branco

Nenhum comentário: