Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

domingo, 29 de novembro de 2009

"É na brinca? Não, é na vera!"


Impressionante o imbróglio causado pela agenda administrativa do governador a esta cidade no último dia 25/11. A mim, apenas mostra como os problemas reais da cidade são levados "na brinca" (linguagem de brincadeira infantis). E de como o debate para as eleições de 2010/2012 serão levados "na vera" para a população belojardinense:

Traição será o mote!


Mas o que é mesmo traição?


"... é uma ruptura completa da decisão anteriormente tomada ou das normas presumidas pelos outros..."

Juridicamente: "...é tornar óbvio e evidente o que se queria ocultar, ser infiel ou descumprir com o compromisso assumido..." Na lei, traição é o crime de deslealdade de um cidadão a sua pátria. Ex: "em tempos de guerra, uma pessoa que coopera ativamente com o inimigo é considerado um traidor."

No dito popular: Traição significa adultério.

Segundo o dicionário: (Aurélio) - Traição (do latim - traditione, entrega)

1. Ato ou efeito de trair;

2. Crime de quem, perfidamente, entrega, denuncia ou vende alguém ou alguma coisa ao inimigo;

3. Infidelidade no amor.


Aí cabe a reflexão:


Viver numa democracia a exemplo do Brasil e querer participar das disputas eleitorais, é traição ou exercício da cidadania?

Seria traidor:

1. O ex-deputado Cintra Galvão, por querer apresentar seu filho o ex-prefeito Cecílio Galvão, como candidato a deputado estadual?

2.O PT apresentar o nome de Bruno Galvão para essa mesma disputa?

3. O G5 (Grupo dos 5 vereadores de oposição) juntamente com o empresário Moacyr Cintra apresentar o nome de Valdemir para disputar o cargo?

Não car@s leitor@s, aqui, em nenhuma das situações cabe esse discurso medíocre. Apesar de que, a palavra TRAIÇÃO no cenário político de Belo Jardim ser uma constante ela passa inexorávelmente pela conveniência momentânea.No entanto precisamos acabar com isso, e principalmente acabar com o costume truculento e interferêcias políticas e pessoais de certos políticos saudosistas do coronelismo e da ditadura.

TRAIÇÃO, é querer, dentro de uma democracia, polarizar uma disputa dessa magnitude em torno de um ou dois nomes apenas!



Nenhum comentário: