Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Uniforme Escolar acelera o aprendizado?


Os primeiros registros com informações sobre o uso de uniforme escolar são de 1890. Nesta época, a farda era usada em ocasiões especiais, como desfiles cívicos, ficando aobrigatoriedade apenas para estudantes da Escola Normal.


Hoje esse procedimento se aplica apenas nos estabelecimentos de Ensino Militar.


Em geral, são os Regimentos escolares que estabelecem regras, que uma vez contidas nos dispositivos, tornam obrigatórias a tod@s @s alun@s da referida instituição de ensino.

No entanto, as Leis e Decretos Federais sobre essa temática deixa claro que essa "obrigatoriedade" não se aplica aos estudantes matriculados em cursos de Educação de Jovens e adultos, ou Programas Educacionais para Jovens.

"As Normas Regimentais Básicas [...] em seu capítulo IV - das Normas de Gestão e Convivência estabelece que a escola não pode fazer solicitações que impeçam a frequência de alunos às atividades escolares ou venha asujeitá-los a discriminação ou constragimento de qualquer ordem..."

Tirar @ alun@ da sala de aula porque @ mesm@ não está usando a FARDA, é:

arbitrário e ilegal!

No entanto, defendo o uso da farda por vários motivos:

1. Facilita a vida d@ estudante,pois acaba com aquela preocupação: "com que roupa eu vou?"

2.Ajuda a economizar roupas;

3.Colabora com a escola no sentido de organizar o acesso a escola;

4.Ajuda @ alun@ a ser identificado na rua como estudante, principalmente os que estudam a noite e moram nos bairros mais distantes da cidade.


Eis ai a minha contribuição aos que me cobram uma posição sobre o assunto!

Informação é tudo!

Nenhum comentário: