Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Violência Contra Mulher & Crianças!


Toda a família- incluindo o gato, o cachorro e o papagaio - sofrem com a violência praticada contra as mulheres, isso é fato! No entanto quem mais sofre com esse tipo de situação são as crianças, estas têm a sua infância violada!

E é pensando nessa infância violada que precisamos rever urgentemente certos conceitos e estratégias de ação, levando-se em consideração os danos irreparáveis que podem ser causados nos desenvolvimentos físico e psiquicos de crianças e adolescentes vitima de violência doméstica.

Muitas vezes escutamos frases do tipo: "Ele é um péssimo marido, até bate na mulher, mas é um ótimo pai"; ou "Ele bate na mulher, mas não levanta a mão para as crianças"... É justamente ai que mora o perigo. A violência psicológica na minha opinião é a "vilã das violências".

E o que é violência psicológica? Nada mais é do que toda interferência negativa do adulto sobre as crianças formando nas mesmas um comportamento destrutivo ou depressivo, pois crianças aprendem com cada situação que vivenciam, seu psicológico é condicionado pelo social e o primeiro grupo social que a criança tem contato é a família.

A violência existe! A criança é a que mas sofre - disso temos clareza!
O que nos resta compreender de fato é que "todo ato ou omissão, praticado por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e/ou adolescentes que sendo capaz de causar dano físico e/ou psicológico à vitima, implica numa transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, por outro lado, numa coisificação da infância, isto é, numa negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento."


Um mundo de paz deve ser o nosso objetivo. O nosso NÃO a violência contra às mulheres é o nosso SIM a proteção de toda criança e tod@ adolescente desse mundão!

Lei Maria da Penha: Um marco na luta contra a violência doméstica!


Adilza Cristina
Prof. de História


Nenhum comentário: