Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Perguntar não ofende!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!











Por que os estudantes do PROJOVEM - Programa de Educação Público do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, não têm acesso ao Laboratório de Informática da escola onde estudam - Escola de Referência de Belo Jardim CEEBEJA?


Por que @s educador@s do Projovem que funciona no CEEBEJA não têm acesso a cozinha da escola já que trabalham das 18:00 as 22:00 horas?


Por que os equipamentos: Data Show, TV, som e outros que pertence ao CEEBEJA, que por sua vez pertence ao Estado e que consequentemente pertence ao estudantes, não podem ser utilizados pelos alunos do PROJOVEM?


As vezes a gente não se dá conta do preconceito "velado" que existe dentro de nós, e sem perceber as nossas atitudes apenas servem para fortalecer uma sociedade excludente e violenta. E ai eu lembro que em 1999 a Profª Terezinha Azeredo, terminou uma palestra sobre ética num Seminário de Educação em Recife, lendo esse recado que foi deixado anonimamente num mural da PUC-SP, diz o recado:


" Prezado professor,
Sou sobrevivente de um campo de concentração nazista, meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver:
_ Câmaras de gás construídas por engenheiros formados;
_ Crianças envenenadas por médicos diplomados;
_ Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados em colégios e universidades...
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a educação. Meu pedido é:
Ajudem seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e aritmética só serão importantes se fizerem nossos estudantes mais humanos."



Nenhum comentário: