Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 16 de junho de 2009

REGISTRANDO!


Sindrome de Burnout em Professores.


Esse foi o tema da monografia apresentada por Juvânia Renata ao curso De Psicologia da Faculdade Integrada do Recife - FIR, no último dia 15/06. O trabalho obteve a nota máxima e rendeu várias homenagens da banca examinadora, o que deixou a família e amigos que foram assistir a apresentação, muito orgulhosos.

Parabéns Juvânia! Que a sua vida profissional continue sendo marcada por muitas vitórias!



Sindrome de Burnout, o que é isso?

"...É o fator desencadeador de sofrimento psíquico que interfere no desenvolvimento pleno as atividades profissionais. O trabalho da Psicóloga, busca compreender algumas dificuldades apresentadas pela categoria, tais como: a insatisfação com a atividade desenvolvida, a produtividade do trabalho,o absenteísmo,os acidentes de trabalho e algumas doenças ocupacionais. Além de permitir a proposição de intervenções. Professores tem sido alvo de diversas investiações, pois no exercício profissional da atividade docente encontram-se presentes diversos estressores psicossociais, alguns relacionados à natureza de suas funções, outros relacionamentos ao contexto institucional e social onde estas são exercidas [...] sinndrome de Burnout é caracterizada por sintomas e sinais de exaustão física,psíquica e emocional em decorrência da má adaptação do individuo a um trabalho prolongado, estresse e grande carga tensional acompanhada do sentimento de frustração em si e ao trabalho [...] vai além de um estresse patológico e atinge o trabalhador em sua totalidade. Burnout, em português, algo como "perder o fogo", "perder a energia" ou "queimar (para fora) completamente". Com esta síndrome, o trabalhador perde o sentido da sua relação com o trabalho, de forma que as coisas já não o importam mais e qulquer esforço parece ser inútil..."


Tá ai um trabalho que a equipe de Educação do Estado de Pernambuco deveria ler! Evitaria no mínimo os gastos com a compra dos cronômetros!

Nenhum comentário: